O termo grafomotricidade deriva da palavra grega graphé que simboliza escrita e da palavra latina motricitas que significa capacidade de mover-se (Riaño, 2004).
A
grafomotricidade tem por objecto de análise os processos que intervêm
na realização das grafias, assim como o modo como estas podem ser
automatizadas (Garcia, 1987 cit. por Adelantado, 2002).
Considerada
assim, a grafomotricidade pode entender-se como a componente de
execução que há na escrita. No entanto, escrever é diferente de desenhar
ou copiar letras, uma vez copiando letras não produzimos linguagem,
ainda que desenhar e copiar letras façam parte, necessariamente do
processo de aprendizagem da escrita.
Para Adelantado (2002), a grafomotricidade encontra-se numa encruzilhada de quatro âmbitos:
- o desenvolvimento psicomotor;
- o desenvolvimento psicolinguístico;
- a aquisição de aprendizagens perceptivo-motoras;
- a aquisição de aprendizagens da língua escrita e oral.
Para Adelantado (2002), a grafomotricidade encontra-se numa encruzilhada de quatro âmbitos:
- o desenvolvimento psicomotor;
- o desenvolvimento psicolinguístico;
- a aquisição de aprendizagens perceptivo-motoras;
- a aquisição de aprendizagens da língua escrita e oral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário