Este teste serve como um instrumento complementar de avaliação do
desempenho, fornecendo ao professor (ou a um profissional, como psicólogo ou
psicopedagogo) informações específicas na área da escrita, leitura e aritmética
sobre os alunos e/ou sobre um grupo. Ou seja, ele permite "mensurar" se o
conhecimento de um aluno, nos campos da escrita, leitura e aritmética, está
dentro, ou não, do que é esperado para sua faixa etária e, assim, possibilitar
ao profissional o trabalho nos pontos específicos das dificuldades do
aluno.
O TDE é um teste
reconhecido como “instrumento psicométrico que busca oferecer de forma
objetiva uma avaliação das capacidades fundamentais para o desempenho escolar,
mais especificamente da escrita, aritmética e leitura” (Stein, 1994).
Segundo o Conselho
Regional de Psicologia, trata-se de um teste reconhecido, mas não específico, ou
seja, não é um teste psicológico, e que, por sua vez, pode ser aplicado por
profissionais de outras áreas, como pedagogos, por exemplo. (Consultar: http://www.crpsp.org.br/portal/).
Esse teste é
considerado o primeiro instrumento para uma avaliação psicopedagógica
individual, indicando de maneira abrangente quais áreas da aprendizagem escolar
que estão preservadas ou prejudicadas no aluno.
Ele pode ser
aplicado a alunos do 2º ao 6º ano do Ensino Fundamental e é composto por três
subtestes que avaliam: escrita (de palavras isoladas sob forma de ditado),
aritmética (solução oral de problemas e cálculos de operações aritméticas por
escrito) e leitura (reconhecimento de palavras isolados de
contexto).
O TDE não avalia a
interpretação do aluno, ele elimina a interferência do significado dos itens e
sua compreensão, visando avaliar a capacidade básica envolvida em cada um dos
subtestes, ou seja, codificação e decodificação. Isso porque, na
percepção de dificuldades no aluno, na área da Linguagem, é importante detectar
se o problema é na associação fonema/grafema ou é decorrente da dificuldade de
interpretar.
Sobre o subteste de
Escrita: Constitui-se de uma lista de 45 palavras, que obedecem a uma ordem
crescente de dificuldade ortográfica. Para evitar dificuldades referentes à
interpretação da palavra, cada uma delas apresenta-se em uma frase que explica
seu conceito.
Sobre o subteste de
Aritmética: É composto de cálculos aritméticos com grau de dificuldade
crescente, sendo alguns problemas orais, que também deverão ser respondidos
oralmente e operações, numa versão final de 38 itens.
Sobre o subteste de
Leitura: É constituído de 75 palavras em ordem crescente de dificuldade,
obedecendo ao seguinte critério: gradação dos fonemas segundo as relações
fonológico-ortográficas, número de sílabas, grau de familiaridade com o vocábulo
e padrões silábicos.
Os resultados são
convertidos em uma escala, sendo classificados em: superior, médio e inferior
para cada série escolar, podendo também, ser utilizada a comparação de
desempenho de um aluno para outro. Há também a possibilidade de classificar o
resultado de acordo com a idade.
O objetivo de sua aplicação
em sala de aula é proporcionar aos professores informações mais específicas
sobre as dificuldades dos alunos, auxiliando-os no desenvolvimento de conteúdos
e metodologias de trabalho, bem como na orientação aos pais e no encaminhamento
de alunos à avaliações com profissionais específicos, quando necessário. Ele
também pode servir como instrumento de comparação entre grupos de uma mesma
série, identificando dificuldades que demonstrarão pontos a serem trabalhados
pelos professores, buscando equiparar o desenvolvimento das habilidades
avaliadas no TDE dentro da escola, ainda que em ritmos e demandas
específicas.
Caso queira conhecer mais
sobre o teste: TDE - teste de desempenho escolar: manual para aplicação e
interpretação / Lilian Milnistky Stein. - São Paulo: Casa do Psicólogo,
1994.
2 comentários:
Aplico o TDE nos meus pacientes adolescentes, me ajuda muito a elaborar uma boa intervenção.
Abraçosss
Bom dia!Retribuindo a visita, visito seu blog todos os dias, você é uma parceira muito especial,um abraço bem forte!
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