Proposta
de MOOJEN
Moojen (1985, revisado 1995, 2001), com o
objetivo de padronizar um teste de escrita ortográfica de 3ª a 8ª série
elaborou um ditado balanceado para verificar a frequência de erros de conversor
fonema-grafema, regras contextuais e regras arbitrárias, estabelecendo média e
desvio padrão da turma testada. Os critérios para elaboração do ditado é que
propicie ambiente para a ocorrência da maioria das dificuldades ortográficas,
seja de fácil aplicação pelo professor e que reflita, de forma mais aproximada
possível, a frequência de uso da letra no vocabulário da língua portuguesa. A
autora baseou-se na análise dos cadernos e ditados de crianças com dificuldades
ortográficas, pré fixando um conjunto de erros comuns e selecionando 50
palavras para ditado.
Os erros de acentuação
são considerados, pela autora, como o segundo nível dos erros contextuais.
•
Conversor Fonema-Grafema: considera as trocas de letras surda/sonora.
•
Regras Contextuais: os erros de acentuação em proparoxítona, paroxítona,
oxítona, adição de acento e troca de acento estão nessa classificação.
•
Regras Arbitrárias: os casos de irregularidade do sistema.
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