A reeducação grafomotora tem
como objetivo exercitar o grafismo prévio à escrita, pretendendo
educar e corrigir os movimentos básicos que intervêm na escrita. De
seguida apresentam-se alguns exercícios sobre este tópico.
Linhas Rectas
a) Com o pincel
A utilização do pincel permite melhorar os transtornos de pressão e suporte, contudo só deve ser usado em fases iniciais.
- Realizar traços horizontais da esquerda para a direita.
-Realizar traços verticais.
-Pintar quadrículas com traços horizontais ou verticais.
-Pintar zig-zags.
-Pintar traços alternado a grossura (grosso-fino).
- Preencher formas com traços rectos.
b) Exercícios sobre pautas
- Num quadro pautado (com quadrículas) seguir uma série de desenhos de progressiva dificuldade.
c) Exercícios no papel
-Exercícios de completar
- Seguir as vias do comboio.
- Completar os barrotes de uma escada.
- Completar os barrotes de uma grade.
- Os mesmos exercícios alternando a pressão.
- Continuar séries iguais.
- Seguir séries alternantes.
- Continuar séries utilzando o metrónomo a ritmos progressivamente mais rápidos.
- Completar desenhos segundo os modelos propostos.
- Exercícios de repassar
- Trajetórias
- Desenhos
-Exercícios de cópia
- Linhas retas
- Diagonais
- Figuras simples
- Figuras complexas
- Figuras em posição simétrica
REEDUCAÇÃO VISUOMOTOR
A
Reeducação Visuomotora é o conjunto de atividades que tem como
finalidade melhorar a capacidade de coordenar os movimentos precisos da
mão com a visão. Este tipo de reeducação melhora as dificuldades
derivadas do inadequado suporte do lápis, a fluidez e a eficácia da
pinça fina.
- Perfurados ou picotado
- Perfurar dentro de uma folha de papel ou desenho.
- Perfurar entre duas linhas de progressivo estreitamento.
- Perfurar dentro de franjas rectilíneas ou curvilíneas.
- Perfurar sobre linhas retas e desenhos com predomínio da linha reta de dificuldade crescente.
- Perfurar desenhos com linhas curvas.
- Perfurar desenhos complexos.
- Utilizar o metrónomo para perfurar: inicialmente ritmos lentos sobre desenhos simples. Depois ritmos rápidos sobre desenhos complexos. Isto permite melhorar a fluidez das associações visuo-motoras. Cada movimento do metrónomo acompassa com uma perfuração sobre o desenho.
- Recortar e rasgar
- Recortar (tesoura)
- Fazer bolas do mesmo tamanho que o modelo exposto.
- Formar bolas com tamanho crescente ou decrescente.
- Formar bolas alternado cores diferentes.
- Formar bolas alternado tamanhos.
- Formar cilindros como o modelos proposto.
- Enfiamentos
- Com placas de plástico, cartão ou madeira, enfiar um cordão procurando fazê-lo com a maior velocidade possível.
- O mesmo exercício com diferentes tipos de alternância.
- Enroscar e desenroscar parafusos.
- Com bolas perfuradas ou com contas enfiar um fio através de uma agulha.
- A mesma atividade com seriações de diferentes tamanhos, cores ou formas.
Nota: A Reeducação Visuomotora é uma componente do método antidisgráfico de Pérez (2005) descrito no livro "La disgrafia. Concepto, diagnostico y tratamiento de los transtornos de escritura".
Nenhum comentário:
Postar um comentário