Exercícios de Aperfeiçoamento
O
aperfeiçoamento da escrita tende a compensar os défices na mesma, na
medida em que se pretende melhorar os fatores funcionais que afetam o
ato de escrever. Deste modo apresentam-se alguns recursos e exercícios
que poderão ser úteis neste domínio.
a) Pautas
- Lisa unilineal: permite à criança apoiar corretamente a escrita, mas não dá resposta aos problemas de dimensão ou espaçamento.
- Lisa de duas linhas: as letras baixas são adequadamente situadas entre duas linhas, o que compensa parcialmente o problema das dimensão das letras.
- Quadriculdada:
permite adequar a escrita em termos de dimensão e espacialização.
Convém utilizar quadrículas grandes para que a criança não tenha de
fazer um esforço perceptivo suplementar e desnecessário.
b) Exercícios de Aperfeiçoamento
- Transtornos da inclinação
- Desenhar linhas paralelas.
- Desenhar ondas e linhas rectas paralelas.
- Recortar tiras de papel paralelas.
- Numa folha de papel desenhar pontos em ambos os extremos que a criança deve unir. Realizar também atividades de escrita procurando terminar em locais adequados.
- Transtornos de proporção
O
uso de pautas quadriculadas pode corrigir os transtornos de dimensão
das letras. Deve-se dar à criança algumas orientações: as letras
ascendentes ou descendentes ocupam três quadrados, as letras baixas
apenas uma.
- Transtornos de ligação entre entre letras
- Exercícios de reaprendizagem da forma das letras.
- Exercícios de repassar palavras e frases sem levantar o lápis.
- Pôr palavras com letras separadas para que a criança as una de forma correta.
- Transtornos de Espaçamento
O
uso de pautas quadriculadas com o estabelecimento de deixar três
quadriculas entre as palavras pode ajudar na homogeneidade do
espaçamento.
c) Controle dos movimentos que acompanham o grafismo
- Posição do corpo
Durante
a escrita, o corpo tem de permanecer paralelo à mesa evitando que se
forme um ângulo com esta, uma vez que isso obriga a rodar os ombros para
escrever. As costas devem estar apoiadas nas costas da cadeira e só a
zona dorsal formará um ligeiro ângulo com o bordo da mesa.
- Posição da mão
Posições incorretas frequentes na disgrafia:
- Suporte múltiplo: o lápis é segurado com a colocação de dedo polegar por cima do mesmo. Desta forma, a mão cansa-se mais, uma vez que o dedo polegar tem uma função de suporte e ao colocar-se em cima do lápis atrasa a escrita e provoca sensações dolorosas ou de fadiga na mão.
- Crispação dos dedos: a crispação é a flexão excessiva de um ou vários dedos durante a escrita, o que gera sensações desagradáveis e paragens durante a escrita. Os exercícios de relaxação, educação do gesto manual e digital e coordenação visuomotora ajudam a que desapeça a crispação.
- Posição de varrimento: inadequada postura do ângulo que forma a mão ao escrever com o papel. É mais comum entre esquerdinos, mas também acontece nos dextros. Esta posição leva a fatigabilidade e sensações dolorosas do pulso. é aconselhável a relaxação segmentar e prestar atenção á inclinação do papel.
- Posição empunhada: a criança segura o lápis na intersecção ou buraco formado pelos dedos indicador e polegar. Esta posição obriga a criança a uma postura crispada e fatigosa, assim como a um suporte insuficiente do lápis. Progressivamente a criança deve ser ensinada a utilizar a pinça fina (indicador, polegar e médio).
d) Posição do papel
À
medida que a criança cresce o papel vai-se separando da posição
vertical criando-se um ângulo cada vez maior entre a mesa e a posição do
papel. O ângulo de inclinação aumenta progressivamente ao longo dos
anos (nos adultos é de 30 º). Do mesmo modo, a criança tende a proximar o
papel em direcção ao hemicorpo da mão que escreve. Determinadas
posturas provocam alterações no grafismo (ângulo inadequado, movimentos
persistentes). Convém realizar exercícios em que a criança possa
aprender a escrever com correta inclinação. Um exemplo é fixar o papel
para impedir que a criança o mova durante a escrita.
Nota: Os exercícios de aperfeiçoamente são uma componente do método antidisgráfico de Pérez (2005) descrito no livro "La disgrafia. Concepto, diagnostico y tratamiento de los transtornos de escritura".
Nota: Os exercícios de aperfeiçoamente são uma componente do método antidisgráfico de Pérez (2005) descrito no livro "La disgrafia. Concepto, diagnostico y tratamiento de los transtornos de escritura".
Reeducação da letra
A
letra deficiente é o aspecto que mais se destaca na escrita disgráfica,
por isso é um aspecto muito importante a ser considerado na reeducação.
O trabalho deve ser desenvolvido de acordo com uma progressão que vá
do quadro para o papel.
a) Quadro
- Desenhar o modelo de cada letra olhando para o que está no quadro;
- Apagar a letra e reproduzi-la correctamente no quadro;
- Repassar as letras;
-
Num espelho desenhar as letras com um marcador e depois repassá-las
sucessivas vezes (desta forma evita-se a tendência da inversão de
letras).
b) Sala de Psicomotricidade
-
Reproduzir as letras no ar: primeiro desenha o terapeuta; depois a
criança realiza o exercício e quando conhece as letras adequadamente
reproduz-as no ar com os olhos fechados para as interiorizar.
- No solo desenham-se as letras e a criança caminha sobre elas. Posteriormente a criança realiza a mesma actividade sem que a letra esteja desenhada.
c) Exercícios Sensoriais
- Recortar em papel de lixa as letras e repassá-las várias vezes com os dedos. O mesmo com os olhos fechados.
-Com uma caixa de areia desenhar as letras com o dedo sobre a superfície. O mesmo com os olhos fechados.
-Reproduzir as letras com plasticina.
- O terapeuta desenha com o dedo diferentes letras na mão ou nas costas do aluno e este tem de dizer quais são.
d) No papel
- Repassar letras em tamanho grande.
-Repassar letras em tamanho pequeno.
- Copiar um modelo de cada letra.
- Desenhar as letras de memória.
-Perfurar uma letra de grande tamanho ao mesmo tempo que verbaliza o nome da letra.
Nota: A Reeducação da Letra é uma componente do método antidisgráfico de Pérez (2005) descrito no livro "La disgrafia. Concepto, diagnostico y tratamiento de los transtornos de escritura".
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