O que é Distúrbio de
Aprendizagem?
Designam-se crianças que apresentam dificuldades de aquisição
de matéria teórica, embora apresentem inteligência normal, e não demonstrem
desfavorecimento físico, emocional ou social.
Segundo essa definição, as crianças portadoras de distúrbio
de aprendizagem não são incapazes de aprender, pois os distúrbios não é uma
deficiência irreversível, mas uma forma de imaturidade que requer atenção e
métodos de ensino apropriados. Os distúrbios de aprendizagem não devem ser
confundidos com deficiência mental.
Considera-se que uma criança tenha distúrbio de aprendizagem
quando:
a) Não apresenta um desempenho compatível com sua idade
quando lhe são fornecidas experiências de aprendizagem apropriadas;
b) Apresenta discrepância entre seu desempenho e sua
habilidade intelectual em uma ou mais das seguintes áreas; expressão oral e
escrita, compreensão de ordens orais, habilidades de leitura e compreensão e
cálculo e raciocínio matemático.
Além disso, costuma-se considerar quatro critérios adicionais
no diagnóstico de distúrbios de aprendizagem.
Para que a criança possa ser
incluída neste grupo, ela deverá:
a) Apresentar problemas de aprendizagem em uma ou mais áreas;
b) Apresentar uma discrepância significativa entre seu
potencial e seu desempenho real;
c) Apresentar um desempenho irregular, isto é, a criança tem
desempenho satisfatório e insatisfatório alternadamente, no mesmo tipo de
tarefa;
d) O problema de aprendizagem não é devido a deficiências
visuais, auditivas, nem a carências ambientais ou culturais, nem problemas
emocionais.
Principais distúrbios de aprendizagem:
1-Dislexia
Refere-se à falha no processamento da habilidade da leitura e
da escrita durante o desenvolvimento, é um atraso no desenvolvimento ou a
diminuição em traduzir sons em símbolos gráficos e compreender qualquer
material escrito. São de três tipos: visual, mediada pelo lóbulo occipital
fonológica, mediada pelo lóbulo temporal; e mista, com mediação das áreas
frontal, occipital, temporal e pré-frontal.
2- Disgrafia
É uma deficiência na linguagem escrita, mais precisamente na
qualidade do traçado gráfico, sem comprometimento neurológico e/ou intelectual.
Nas disgrafias, também encontramos níveis de inteligência
acima da média, mas por vários motivos, apresentam escrita ilegível ou lenta.
A ‘letra feia’ (disgrafia) está ligada a dificuldades para
recordar a grafia correta para representar um determinado som ouvido, ou
elaborado mentalmente.
A criança escreve devagar, retocando as letras, e realizando
de forma inadequada as uniões entre as mesmas.
Normalmente as amontoam, com o objetivo de esconder os erros
ortográficos.
Assim como a dislexia, a disgrafia também está relacionada à
má organização de espaço temporal, fazendo com que uma organização de caderno,
por exemplo, seja ‘inexistente’.(usa espaços inadequados entre as palavras,
margens inexistentes, letras deformadas, escrita ascendente ou descendente
,etc).
3- Discalculia
A discalculia é a dificuldade ou a incapacidade de realizar
atividades aritméticas básicas, tais como quantificação, numeração ou cálculo.
A discalculia é causada por disfunção de áreas
têmporo–parietais, muito compatível com o exame clínico do TDAH.
Vale lembrar que alguns indivíduos têm menos aptidão para
matemática do que outros, e nem por isso pode-se diagnosticá-los como se
tivessem discalculia.
A discalculia está quase sempre associada a quadros de
dislexia e do TDAH. (onde se encontram indivíduos com QI acima da média.)
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