Psicopedagogia Clínica e Institucional Disciplina: Psicopedagogia e o
Processo do Raciocínio Lógico Matemático
1º EXPERIMENTO: TOTAL DE TRINTA E
DOIS
A presente pesquisa foi realizada
com uma criança do sexo feminino, com onze anos de idade completos. Os
materiais utilizados foram 32 palitos de fósforos, 5 copinhos de requeijão,
lápis e folha A3 para registro.
Dando
início a entrevista, apresentei os palitos, sem dizer a quantidade total e os cinco
copos de requeijão, para a entrevistada, pedi para que ela separasse em cada copinho
dez palitos. A menina, entendendo a tarefa pegou os palitos e foi contando um a
um formando grupos de dez, conforme mostra a imagem:
Feito a contagem, a menina
colocou 10 palitos em cada copo de requeijão e me informou que sobraram dois
palitos, e que eles deveriam ficar de fora, pois não tinha quantidade
suficiente para formar uma dezena, disse ainda que colocou dez palitos e cada
copo e que sobraram dois, totalizando trinta e dois palitos.
Peço então para que ela
represente com desenhos o que acabamos de fazer. A menina então desenha como
foi à experiência detalhadamente.
Para
finalizar peço que ela registre agora com números, o total de palitos e que registre
também como ela pensou quando separou o material. Logo após, questiono se
existem outras formas de representar a quantidade total de palitos. A
entrevistada apresenta diferentes formas de registros, utilizando uma grande
variedade de sentenças matemáticas, conforme segue a imagem.
CONCLUSÃO: A criança entrevistada
encontra-se no nível III D, porque concebeu com facilidade a inclusão
hierárquica, além de também conceber que em cada copo tem 10 palitos e que cada
palito solto vale um. Que dois copos juntos tem 20 palitos, que em 3 copos tem
30 palitos, e que 32 são 3 grupos de 10 mais duas unidade. Observamos que ao
registrar as relações numéricas, a criança entrevistada realiza as operações
distintas que também explicitam níveis crescentes de abstrações.
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