ESPACIO PSICOPEDAGÓGICO BRASILEIRO-ARGENTINO
DIRETORA: Psp. ALICIA FERNÁNDEZ
Um espaço de formação, investigação e intervenção em torno da Psicopedagogia clínica
____________________________________________________________________________________
Prezados colegas,
Segue convite aos interessados em os Cursos breves à distância a serem realizados em Outubro 2012a cargo da Psp. ALICIA FERNÁNDEZ (Argentina) e o Ps. clínico JORGE GONCALVES DA CRUZ (Argentina).
Estaremos oferecendo três Cursos inteiramente através da Internet, com material em português.
Inscrições abertas.
CURSO 1 CURSO BREVE A DISTÂNCIA: AUTORIAS VOCACIONAIS. O trabalho de promoção de autorias vocacionais e profissionais com crianças, adolescentes e adultos.
*DURAÇÃO: 2 meses - Inicio: 06/10/2012 Término: 05/12/2012 (carga horária: 80 horas)
*AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández y Jorge Gonçalves da Cruz
CURSO 2CURSO BREVE A DISTÂNCIA:CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O “DIAGNÓSTICO” DE TDA/TDAH.Um
enfoque crítico sobre a biologização do mal estar e a medicalização da
infância e da adolescência. A sociedade desatenta e hiperativa: medica o
que produz?. Promovendo caminhos de autoria ante os novos modos
atencionais
*DURAÇÃO: 2 meses Inicio: 09/10/2012 Término: 07/12/2012 (carga horária: 80 horas)
*AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández y Jorge Gonçalves da Cruz
CURSO 3CURSO BREVE A DISTÂNCIA: PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS Como escutar/acompanhar os trajetos da adolescência?
*DURAÇÃO: 2 meses Inicio: 11/10/2012 Término: 10/12/2012 (carga horária: 80 horas)
*AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández y Jorge Gonçalves da Cruz
Os Cursos se realizam integralmente à distância (através da Internet) sem horários prefixados. Não há encontros presenciais
- Envio por email dos materiais dos Cursos: os materiais, de autoria dos professores Alicia Fernández e Jorge Gonçalves da Cruz, contém textos, bibliografia, propostas e atividades. Cada participante pode enviar por email consultas aos autores/professores, que responderão também por email dando lugar a um intercâmbio em torno dos materiais. Os intercâmbios e respostas as dúvidas dos alunos serão compartilhados durante o período dos Cursos. O nível de participação neste intercâmbio e horário de estudos são estabelecidos pelo próprio participante, de acordo com sua disponibilidade.
- Aula Virtual: Os participantes receberam uma senha de acesso que lhes permitirão ingressar à Aula Virtual de nosso site web (materiais complementáriossobre o tema tais como imagens, vídeos, atividades, artigos e apresentações em formato PowerPoint).
AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES DOS CURSOS:
Psicopedagoga ALICIA FERNÁNDEZ e Psicólogo clínico JORGE GONÇALVES DA CRUZ
Alicia Fernández é Psicopedagoga, com especializações em Psicopedagogia clínica e em Psicodrama.
.Autora das seguintes obras: “A inteligência aprisionada”
(ArtMed, 1989), “A mulher escondida na professora” (ArtMed, 1992), “O
saber em jogo” (ArtMed, 2000), “Os idiomas do aprendente” (ArtMed,
2000), “Psicopedagogia em Psicodrama” (Vozes, 2000) e “A capacidade de
atenção” (Grupo Pensa, 2011) editadas em espanhol e português.
.Título Membro Honorário da ABPp -Associação Nacional de Psicopedagogia do Brasil.
.Docente na Universidad de Buenos Aires (Pós-graduação da Faculdade de Psicologia) e Professora Titular da Universidad del Salvador, Buenos Aires.
.Docente convidada, palestrante e conferencista convidada em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa.
.Fundadora e diretora de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio.
Jorge Gonçalves da Cruz é Psicólogo clínico. Psicodramatista. Psicoterapeuta.
.Docente na Universidad de Buenos Aires (Faculdade de Psicologia).
.Docente convidado, palestrante e conferencista em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa.
. Autor de diversos artigos sobre psicologia clínica, psicanálises, temas educacionais e psicopedagógicos
.Fundador e co-diretor de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio e da Revista E.Psi.B.A.
.Assessor de numerosas instituições educativas.
CONTEÚDO DOS CURSOS:
CURSO 1: AUTORIAS VOCACIONAIS
I) IDEIAS NODAIS DA PSICOPEDAGOGIA PARA O TRABALHO DE AUTORIAS VOCACIONAIS:
.A autoria de
pensamento como objeto do trabalho psicopedagógico. As autorias
vocacionais e profissionais. O movimento entre escolher e decidir.
Eleger vs. Optar. Informação, conhecimento esaber, na era telemática. Propostas e recursos para trabalhar com crianças, adolescentes e adultos.
II) A PROPOSTA DE AUTORIAS VOCACIONAIS, COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS:
.O por quê da proposta de Autorias Vocacionais. Suas diferenças e contribuções a Orientação Vocacional. Promovendo autorias vocacionais nos contextos atuais.
III)“PROJETO IDENTIFICATÓRIO” E “PROJETO VOCACIONAL/OCUPACIONAL” NOS CONTEXTOS ATUAIS:
.Podemos falar de “identidade profissional ou ocupacional”?. A construção identitária. Promovendo espaços de “heteroestima” .
IV) TRABALHO DE REENCONTRO COM A PRÓPRIA ELEIÇÃO VOCACIONAL DO PROFISSIONAL.
.Procurando espaços
dereencontro com nossas próprias eleições vocacionais. O trabalho de
promoção de autorias vocacionais entre os professores e profissionais.
Questionamento à denominada “Síndrome de Burn-out”.
V) RECURSOS
PSICOPEDAGÓGICOS. APRESENTAÇÃO DE FERRAMENTAS, PROPOSTAS DE TRABALHO E
EXPERIÊNCIAS PSICOPEDAGÓGICAS NO TRABALHO DE AUTORIAS VOCACIONAIS COM
CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS.
.Como propiciar a capacidade de eleger. Do impossível à decisão passando pelo possível e o provável.
.Novos recursos
psicopedagógicos: SPA (Situação Pessoa Aprendendo), SPB (Situação Pessoa
Brincando) e SPT (Situação Pessoa Trabalhando). M.B. (Múltiplas
biografias para projetar-se a um futuro)
CURSO 2: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O QUESTIONADO “DIAGNÓSTICO” DE TDA/THDA
· O “diagnóstico” de TDA (Transtorno por déficit de atenção) e TDAH (Transtorno por déficit de Atenção com hiperatividade).
· Contextos sócio-culturais e a atencionalidade: Um enfoque crítico sobre a biologização do mal estar e a medicalização da infância e da adolescência.
· Crianças e adolescentes: desatentos ou desatendidos?. A sociedade desatenta e hiperativa: medica o que produz?.
· A capacidade atencional: uma leitura Psicopedagógica. A aprendizagem da capacidade de atender.Como se atende ao objeto de conhecimento?. O atender, a inteligência e o criar. Ato criativo. .Atencionalidade e criatividade.
· Os novos modos atencionais nos tempos da Internet e os “vídeo-game”.
· “Diagnóstico” nas dificuldades de Atenção: Diagnosticar ou rotular? O que determina o abuso no “diagnóstico” de TDA e a sobre-medicação?
· Intervenções psicopedagógicas com meninos/as, pais e professores. Contribuições psicopedagógicaspara intervir frente às vicissitudes da “capacidade atencional” Promovendo caminhos de autoria ante os novos modos atencionais.
· Apresentação da Investigação S.P.P.A. “Situação
Pessoa Prestando Atenção”: Investigação psicopedagógica tendente a
explorar as novas modalidades atencionais nas crianças, adolescentes e
adultos. Apresentamos material clínico e Entrevistas SPPA: como
ferramenta diagnóstica e de intervenção psicopedagógica em torno das
vicissitudes da capacidade atencional.
CURSO 3: PUBERTADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS.
I-CONTEXTOS SOCIAIS E ADOLESCÊNCIA: novos
modos de “adolescer”-crescer- . Violências e fustigamentos nas escolas
(“Bullying?”). Condutas temerárias em contextos urbanos hostilizantes
(esportes radicais, parkour...). “Pichações”, Blogs… O que e como
escrevem os adolescentes fora da Escola?. Fotologs e redes sociais na
Internet. Uma leitura psicopedagógica.
II-OS TRABALHOS PSÍQUICOS DO ADOLESCENTE. Uma leitura Psicopedagógica: Construção
do “nós”. O grupal. Função subjetivante de “os/as amigos/as”.
Construir-se um passado para projetar-se ao futuro. O aprender como um
modo de se re-situar frente ao passado. Do brincar ao trabalhar passando
pelo aprender: uma travessia de descontinuidades. Da casa à rua (ou do
familiar ao extra-familiar). Reconstrução e re-significação das
primeiras aprendizagens. A “Adolescência” como oportunidade.
III-IDEÍAS NODAIS DA PSICOPEDAGOGÍA: Autoria de pensamento e os trajetos da adolescência. “Modalidades de ensino” e “Modalidades de aprendizagem. Que
modalidades ensinantes predominam no mundo extra-familiar dos
adolescentes? Dispositivo de análise psicopedagógico: Posições
ensenantes feridoras. Modalidades ensinantes facilitadoras.
IV-INTERVENÇÕES e PROPOSTAS PSICOPEDAGÓGICAS POSSIVEIS: Repensando
nossas práticas ante as problemáticas atuais. Intervenções
clínico-psicopedagógicas com púberes e adolescentes. Como
escutar/acompanhar os trajetos da adolescência? Reposicionar-nos ante a
diversidade: propiciando espaços grupais nos que o fustigamento entre
pares não possa crescer.
OBJETIVOS:
Propomos-nos gerar um espaço de intercâmbio e reflexão compartilhada
entre os participantes (residentes em diferentes países) e os
autores/professores. Intercâmbio no qual cada un@ possa regular sua
participação e se incluir de acordo a seus percursos singulares,
interesses e disponibilidade.
MODALIDADE:
De acordo a um cronograma se enviam por email os materiais do Curso (dois
Módulos teórico-clínicos e diversos Dossiers de intercâmbio). A partir
da leitura cada participante pode enviar por email aos professores
consultas e comentários dando lugar a um intercâmbio em torno dos
materiais. A sua vez todos os intercâmbios são re-enviados
aos participantes para irem acompanhando as reflexões.
Modalidade do intercâmbio:cada participante pode enviar por email consultas e/ou comentários aos professores, queresponderão também por email.
Não é necessário que os participantes se conectem a Internet em um dia
ou horário determinado. Podem enviar e receber os materiais do Curso
como qualquer outro email.
O nível de participação neste intercâmbio depende dos interesses,
possibilidades e percursos singulares de cada participante, ou seja não
há pautas formais ao respeito. Todos os participantes irão recebendo
estes materiais (“Dossiers de intercâmbio”) para poder acompanhar as questões que vão surgindo a partir da leitura.
Classe virtual: Os
participantes receberam uma senha de acesso que lhes permitirão
ingressar à Aula Virtual de nosso site web. No momento em que desejem,
os participantes poderão aceder lá aos materiais do curso, consultar e
imprimir materiais adicionais sobre as temáticas do Curso: artigos,
apresentações em formato PowerPoint, mapas conceituais, materiais
complementários em formato audiovisual.
Sua senha será válida durante os dois meses em que se desenvolverá o Curso. Podem ingressar ao site no momento em que desejem.
O ingresso à Classe virtual se concebe como uma tarefa optativa já que os materiais teóricos do Curso serão enviados por email.
AVALIAÇÃO:
Este Curso não inclui instâncias de avaliação.
Propostas:Ao longo
dos Materiais se incluirão uma série de "PROPOSTAS” (sugestões de
bibliografia adicional, perguntas tendentes a que cada o participante
possa ir apropriando-se e re-significando as questões apresentadas,
guias conceituais, etc.)
Cada um@ poderá eleger seu percurso tomando as propostas que deseje para trabalhá-las e assim orientar seus comentários.
Os participantes podem fazer chegar aos professores –além dos escritos
que gerem a partir das propostas- outras consultas ou reflexões e
pedidos de orientação sobre bibliografias adicionais.
Uma vez concluído o Curso quem desejar poderá enviar um artigo de sua autoria, redatado
a partir do Seminário. Entre as produções recebidas se selecionará uma
que será publicada na Revista EPSIBA ou no site do E.Psi.B.A.
CERTIFICAÇÃO:
Um certificado impresso será enviado por correio postal. Certificados expedidos por EPsiBA. ESPAÇO PSICOPEDAGÓGICO BRASILEIRO-ARGENTINO-URUGUAYO. Cursos livres.
Neste certificado constará: nome do curso, nome do participante, carga
horária, assinatura dos professores do curso (Alicia Fernández – Jorge
Gonçalves da Cruz) e dados de EPsiBA .
Carga horária:
Curso 1: Autorias vocacionais: 80 horas.
Curso 2: TDA/H: 80 horas
Curso 3: ADOLESCENCIA: 80 horas.
IDIOMA:
Os Materiais são enviados em português ou espanhol, segundo a preferência do participante. A partir da leitura os participantes podem enviar suas consultas em português ou em espanhol (já que os professores lêem nos dois idiomas). Os professores respondem em espanhol.
PÚBLICO ALVO:
Estudantes e profissionais da Psicopedagogia, Psicologia, Pedagogia e
todos aqueles que desde outras disciplinas se interessem pelas temáticas
a abordar. Professores que se desempenhem no âmbito educativo.
Requisitos necessários:Computador com acesso a internet. É
necessário ao inscrito saber navegar pela internet e enviar e-mail. Não
trabalhamos com fóruns de discussão e chats.
INVESTIMENTO
(desconto para inscrições efetuadas até o dia 10/09/12).
Pagamento até 10/09/2012
|
Pagamento após 10/09/2012
| |
1. Autorias |
R$ 380,00 à vista (ou 2 x R$ 220*)
|
R$ 400,00 à vista (ou 2 x R$ 240*)
|
2. TDA |
R$ 360,00 à vista (ou 2x R$ 200*)
|
R$ 380,00 à vista (ou 2x R$ 220*)
|
3. PUBERDADE |
R$370,00 à vista (ou 2x R$ 210*)
|
R$390,00 à vista (ou 2x R$ 230*)
|
*primeira parcela na data de inscrição - segunda parcela até 10/11/2012-
Descontos (não acumulativos)
- Associados da
ABPp-RJ (seção Rio de Janeiro), ABPp Seção Brasilia, ABPp-Es (núcleo
Espírito Santo) ABPp- RS (Rio Grande do Sul), ABPp-MG (Minas Gerais):
terão 15% de desconto no plano escolhido.
- 2 o 3 cursos: 15% de desconto
- Consulte-nos sobre descontos especiais para grupos.
Inscrição
Os interessados em participar deverão solicitar a ficha de inscrição a traves do e-mail: epsiba@epsiba.com ouespacioepsiba@gmail.com
INFORMAÇÕES e RESERVA DE VAGAS
A traves do email epsiba@epsiba.com ou espacioepsiba@gmail.com informando:
- Nome
- Profissão
- Cidade de residência
- Nome/s do/s Curso/s de seu interesse.
Podem consultar mais informações sobre estas e outras propostas em: www.epsiba.com
Carhué 436 – Cidade de Buenos Aires - Argentina
Telefax: (005411) 4641 0272
Nenhum comentário:
Postar um comentário