DISCALCULIA
Embora o
aprendizado da matemática possa sofrer interferência por várias razões, como o
ensino deficiente de algumas escolas ou graves problema psiquiátricos, o que a
ciência cognitiva tem comprovado nos últimos anos é que o principal motivo que
leva uma criança a ter dificuldade para aprender matemática são alguns déficits
cognitivos.
Ao contrário da
dislexia, os estudos na discalculia ainda estão incipientes e muita coisa ainda
temos que descobrir.
A região cerebral
mais importante para as habilidades matemáticas é o lobo parietal. Porém, muitas
áreas cerebrais estão envolvidas e necessitam estar em perfeito funcionamento
para o bom desempenho em matemática. Isto siginifica que fazer cálculos,
aprender a tabuada e entender as histórias matemáticas dependem de várias
funções mentais que precisam estar íntegras. Enquanto na leitura a linguagem é a
principal função cognitiva envolvida, na matemática muitas funções agem
conjuntamente e o comprometimento de um delas já pode trazer problemas no
aprendizado. Daí a necessidade de uma avaliação neurocognitiva detalhada no
estudo de crianças com discalculia.
SINTA COMO É SER
PORTADOR DA DISCALCULIA.
Vamos nos colocarmos
na pele de uma criança com discalculia para que deixemos de julgá-la e possamos
entender e sentir o que ocorre com ela:
Vamos supor que você goste de fazer
cálculos de matemática. Subitamente surge uma nova regra, agora a velha e
conhecida tabuada muda todo dia. A cada dia há uma tabela nova, onde os
resultados são modificados, por exemplo, hoje 5+6 é 12, amanhã pode ser 9 ou 40,
depende da cabeça de quem faz a tabela.
Assim, "antigamente", para somar
25+19, você rapidamente calculava o
resultado e dava: 44. Com as novas mudanças,
você precisa olhar na tabela cada vez que vai calcular.
Hoje a tabela (nova tabuada) é a
seguinte:
5+9 é 11
2+1 é 7
1 + 7 é 16.
Agora calcule 25 + 19. vamos ver quanto tempo leva e se você
acerta.
PODE TENTAR...
PODE TENTAR...
PODE TENTAR...
TERMINOU???
Assim, segundo a “nova tabuada" o
resultado do cálculo 25 + 19
será:
5+9=11, fica 1 e eleva o outro 1; 2+1
é 7, mais o 1 que foi elevado dá 8, então resultado será 81. Espera aí! O 1 que
foi elevado e somado ao 7 não resulta mais em 8, porque hoje a tabela diz que
1+7 é 16!!!
Dá para entender a dificuldade de
fazer um cálculo assim? Você desiste de fazer qualquer cálculo e não quer mais
nem saber de matemática! Cada cálculo é um sacrifício enorme, a tabela tem que
ser consultada a cada passo. Um trabalho sacrificante. Agora pense que pode
ocorrer algo mais ou menos assim se uma criança apresenta um sério problema de
memória para fatos matemáticos! Ela precisa contar nos dedos cada vez que
vai fazer uma conta, porque, devido a um problema na memória, o que parece
simples para os outros, é um tormento para
ela.
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OUTROS SINTOMAS COMUNS
- Não consegue
entender ou lembrar os procedimentos matemáticos, ou seja, esquece COMO se faz
uma conta. São os chamados erros nos procedimentos
matemáticos.
- Não entende os
conceitos matemáticos. Por exemplo, tem dificuldade em entender que significa a
palavra “adição”, ou que a multiplicação é a soma de um mesmo número por
diversas vezes (3 x 4 é igual a 4 + 4 + 4).
- Dificuldade em
usar a matemática no
cotidiano.
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DÁ PRÁ DIAGNOSTICAR A DISCALCULIA ANTES DE CHEGAR NA IDADE
ESCOLAR?
É
possível dizermos com bom grau de confiabilidade se uma criança terá dificuldade
no aprendizado em matemática.
Isto
porque atualmente sabemos quais são as funções mentais necessárias para o
aprendizado em matemática.
Assim, mesmo antes de entrar na escola, podemos avaliar se estas funções mentais
estão funcionando de forma normal.
As
principais funções incluem: a memória de trabalho verbal e visual, memória de
longo-prazo, a linguagem, o raciocínio quantitativo, funções visuoespaciais e a numerosidade.
NUMEROSIDADE é a habilidade “pré-matemática” mais precoce e refere-se a
capacidade que uma criança tem de identificar e quantificar automaticamente pequenas quantidades. Assim uma
criança com 4 anos consegue olhar 3 ou 4 objetos e dizer, sem contar, que existem 3 ou 4 objetos naquele
grupo.
No
desenho abaixo, é medido quanto tempo a criança leva para perceber que existem 3
pontos. Crianças com discalculia precisam contar cada bolinha para saber que existem 3
bolinhas.
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Um comentário:
Inês amiga, amei esta postagem, em breve postarei no meu blog! Parabéns! Deus te abençoe sempre...obrigada!
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