A Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem
(E.O.C.A.) é um instrumento que possibilita um contato direto com o aluno e, por
esta razão, permite a sondagem da problemática de aprendizagem e nos permite
delinear a nossa prática. Trata-se de uma técnica simples, porém muito rica no
que se refere à sondagem.
ORIENTAÇÃO
PARA ENTREVISTA OPERATIVA
CENTRADA
NA APRENDIZAGEM (E.O.C.A.)
A consigna é: “Gostaria que você me mostrasse o que sabe fazer, o que lhe ensinaram e o que você aprendeu.”
Pode-se
continuar dizendo: “Este material é para que você o use, se precisar, para me
mostrar o que lhe falei e o que queria saber de você.”
Obs.:
Haverá diferenciação de materiais dependendo da faixa etária e o período escolar
de cada aluno(a) em que se aplica a entrevista.
Os
materiais geralmente apresentados, sobre uma mesa, para a idade escolar
são:
-
folhas lisas de papel ofício e folhas pautadas;
-
lápis novo sem ponta e apontador;
-
caneta esferográfica e canetas hidrográficas;
-
borracha e tesoura;
-
papéis coloridos (10 x 10cm);
-
régua;
-
revistas e livros;
-
cola, grampeador e materiais que queira acrescentar pela experiência
profissional.
Aspectos
a observar: temática, dinâmica e o produto.
-
Primeiro aspecto – centra-se em tudo o que o aluno(a) diz.
-
Segundo aspecto – consiste na análise de tudo o que o aluno(a) faz: postura
corporal, gestos, maneira de pegar materiais, expressões faciais, olhares,
etc.
-
terceiro aspecto – trata-se do que o aluno(a) realizou, o que deixa impresso no
papel ou na sua construção, por exemplo.
ENTREVISTA
OPERATIVA CENTRADA NA APRENDIZAGEM (E.O.C.A.)
Nome:________________________
Turma:______________
Alguma
repetência? ( ) sim (
) não
_________________
Gostaria
que você mostrasse o que sabe fazer, o que te ensinaram e o que você
aprendeu...
Use
este material, se precisar, para mostrar-me o que você sabe a respeito do que
sabe fazer, do que lhe ensinaram e do que aprendeu. Desenhe, escreva, faça
alguma coisa que lhe vier a cabeça.
Disciplina
favorita:
___________________________________________________
___________________________________________________
Por
quê?
___________________________________________________
___________________________________________________
Desde
quando?
___________________________________________________
___________________________________________________
Disciplina
que não gosta:
___________________________________________________
___________________________________________________
Por
quê?
___________________________________________________
___________________________________________________
Desde
quando?
___________________________________________________
___________________________________________________
O
que deseja fazer quando crescer?
___________________________________________________
___________________________________________________
Por
quê?
___________________________________________________
___________________________________________________
Como
foi sua entrada na escola atual?
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
Você
sabe por que está aqui comigo hoje? ( )
sim ( )
não
O
que achou da ideia?
___________________________________________________
___________________________________________________
Você
quer estar aqui ou está por obrigação?
___________________________________________________
___________________________________________________
Se
pudesse e tivesse que fazer algo para um aluno que se parecesse com você em sala
de aula, o que aconselharia, a fazerem?
Aos
pais:
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
Aos professores:
Aos professores:
___________________________________________________
___________________________________________________
ROTEIRO
DE OBSERVAÇÃO:
Em
relação à temática:
( ) Fala muito durante todo o tempo da
sessão
( ) Fala pouco durante todo o tempo da
sessão
( ) Verbaliza bem as palavras
( ) Expressa com facilidade
( ) Apresenta dificuldades para se expressar
verbalmente
( ) Fala de suas ideias, vontades e
desejos
( ) Mostra-se retraído para se
expor
( ) Sua fala tem lógica e sequência de
fatos
( ) Parece viver num mundo de
fantasias
( ) Tem consciência do que é real e do que é
imaginário
( ) Conversa sem constrangimento
Observação:__________________________________________
____________________________________________________
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Em relação à dinâmica:
( ) O tom de voz é baixo
( ) O tom de voz é alto
( ) Sabe usar o tom de voz
adequadamente
( ) Gesticula muito para falar
( ) Não consegue ficar sentado
( ) Tem atenção e concentração
( ) Anda o tempo todo
( ) Muda de lugar e troca de materiais
constantemente
( ) Pensa antes de criar ou montar
algo
( ) Apresenta baixa tolerância à frustração
( ) Diante de dificuldades, desiste
fácil
( ) Tem persistência e paciência
( ) Realiza as atividades com capricho
( ) Mostra-se desorganizado e
descuidado
( ) Possui hábitos de higiene e zelo com os
materiais
( ) Sabe usar os materiais disponíveis,
conhece a utilidade de cada um
( ) Ao pegar os materiais, devolve no lugar
depois de usá-los
( ) Não guarda o material que
usou
( ) Apresenta iniciativa
( ) Ocupa todo o espaço
disponível
( ) Possui boa postura corporal
( ) Deixa cair objetos que pega
( ) Faz brincadeira simbólicas
( ) Expressa sentimentos nas
brincadeiras
( ) Leitura adequada à
escolaridade
( ) Interpretação de texto adequada à
escolaridade
( ) Faz cálculos
( ) Escrita adequada à
escolaridade
Observação:
_________________________________________
___________________________________________________
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Em
relação ao produto:
( ) Desenha e depois escreve
( ) Escreve primeiro e depois
desenha
( ) Apresenta os seus desenhos com forma e
compreensão
( ) Não consegue contar ou falar sobre os seus
desenhos ou escrita
( ) Se nega a descrever sua
produção
( ) Sente prazer ao terminar sua atividade e
mostrar
( ) demonstra insatisfação sobre os seus
feitos
( ) Sente-se capaz para executar o que foi
proposto
( ) Sente-se incapaz para executar o que foi
proposto
( ) Os desenhos estão no nível da idade do
aluno
( ) Prefere matérias que lhe possibilite
construir, montar e criar
( ) Fica preso no papel e lápis
( ) Executa a atividade com
tranquilidade
( ) Demonstra agressividade de alguma forma em
seus desenhos e suas criações
( ) Demonstra agressividade de alguma forma no
comportamento
( ) É criativo(a)
Observação:
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Conclusão:
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Psicopedadogo(a) Institucional
AVALIAÇAO – E.O.C.A.
Aspectos
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Ação do
sujeito
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Possíveis
causas
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Temática
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Dinâmica
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Produto
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Obstáculos que
emergem na relação com o conhecimento
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Hipóteses
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Delineamento da
investigação:
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Psicopedadogo(a) Institucional
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