O "Baralho das Emoções" é um “instrumento facilitador do acesso às emoções infantis na clínica cognitiva”. A 4ª Edição do "Baralho das Emoções" chega ao mercado revisada e aperfeiçoada pelos autores. O livro, agora com 48 páginas, apresenta em detalhes o produto e sua utilização, após dois anos de aplicação da ferramenta em clínicas de todo o país. As cartas (21 para meninas e 21 para meninos) apresentam nova nomenclatura e alternância de cores, também fruto de informações colhidas em consultórios e com o intuito de aprimorar a ferramenta. Os formulários (cinco para meninas e cinco para meninos - além do termômetro) agora vem num prático cd. Todo kit vem embalado em capa dura.
O Projeto Baralho das Emoções é na verdade um livro lançado por Marina e Renato Caminho com o propósito de ajudar crianças a acessarem suas emoções junto à Terapia Cognitiva-Comportamental.
Trabalhando com meninos e meninas de até 12 anos, o projeto busca mudanças no comportamento infantil. Sabe quando a criança tem dificuldades de socialização, ou ainda é excessivamente retraída, medrosa ou triste? Tem problemas na alimentação, associação no estudo e até de sono? Pois então, de acordo com os especialistas, todas essas questões encontram suas respostas nas emoções.
Publicidade
Os problemas parecem ser comuns das atitudes infantis, mas merecem atenção, como conta Marina: "As famílias que procuram atendimento chegam às vezes com problemas inespecíficos de simples manejo como birra e limites, mas na maioria dos casos os problemas já constituem um nível de prejuízo maior como hiperatividade, depressão ou ainda quadros mais importantes de ansiedade e transtornos de conduta".
E aí entra o "Baralho das Emoções", que propõe ampliar o repertório das crianças em seus próprios sentimentos e dos que estão ao seu redor. "Além das cartas do baralho, o material atualmente contém um manual e um CD com formulários eletrônicos que possibilitam que as crianças ou mesmo adolescentes monitorem seu humor ao longo da semana ou mês. O CD também conta com material destinado aos pais que também avaliam as emoções dos filhos e suas respectivas intensidades", explica a escritora.
Os resultados, de acordo com a especialista, são positivos: "As mudanças surgem na medida em que as crianças conseguem identificar suas emoções, externalizando-as e conseguindo associar quais pensamentos e comportamentos as acompanham, permitindo pensar no que fazer quando elas surgem, aumentando seu repertório emocional, cognitivo e comportamental". Lembrando que o ambiente familiar também é de extrema importância: "Quando encontramos famílias colaborativas os resultados costumam ser bem favoráveis e relativamente rápidos", explica.
"Diante disso, o instrumento Baralho das Emoções contempla através de sua dinâmica todos os itens necessários para que a criança expresse, nomeie e entenda as suas emoções", esclarece a auto.
Por Alessandra Vespa (MBPress)
4 comentários:
Sou professora e a 9 anos trabalho com a educação infantil (creche. Gosto muito de trabalhar com as emoções, sentimentos, principalmente os retraídos ou escondidos atrás de comportamentos não esperados. Em um determinado ano confeccionei o painel de chamada com flores em um canteiro, representando as crianças, mas com duas faces (feliz e triste), e quando eu chamava as crianças pelo nome, elas se dirigiam até o canteiro e diziam como sua florzinha estava naquele dia, escolhendo a face ao qual deixaria virada pra frente externando suas vivências e sentimentos como se fosse o da flor. Foi uma experiência maravilhosa, pois descobrimos motivos comportamentais importantes para direcionar a elaboração das estratégias pedagógicas de forma eficaz e encaminhamentos para assistente social e reunião com pais. Foi maravilhosa a experiência, pena que muitos professores somente culpam a família e sociedade em vez de agir com as ferramentas que lhe são oportunizadas para auxiliar as crianças que estão em nossas mãos.
Parabéns Inês pelo blog e trabalho!
Oi Inês parabéns pelo BLOG.... gostaria de saber como adquirir este material "Baralho das Emoções", poderia me auxiliar? obrigada Édna Vieira
e-mail: ednapsico6@hotmail.com
Prezados,
Pra adquirir os Baralhos, tanto das Emoções, Pensamentos, Comportamentos e Problemas, acesse: www.sinopsyseditora.com.br.
Atenciosamente,
Kelly Marasca
Sinopsys Editora Ltda
F: (51) 3066-3690
www.sinopsyseditora.com.br
Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o Meio Ambiente.
Parabéns pelo blog!!!!! Bjs, Liliani
Postar um comentário