Por Fga. Leandra Teixeira
Para que ocorra a aquisição e o
desenvolvimento adequado da fala e da linguagem, muitos fatores estão
envolvidos desde o nascimento do bebê. Entre eles a boa audição, o desenvolvimento
adequado das funções: respiração, sucção, deglutição e mastigação e a estimulação
global da criança. Os três primeiros anos de vida têm importância fundamental
no desenvolvimento do cérebro humano e é, portanto, o período ideal para a
aquisição da fala e da linguagem. A estimulação através de canto, conversas,
proteção, brincadeiras e leitura propiciam a aquisição de habilidades que
favorecem o desenvolvimento. Para que comece a ocorrer um processo de
comunicação a criança deverá se sentir motivada para isso. Deverá existir o que
se chama de intenção comunicativa (através da fala serão conseguidos objetos de
interesse da criança). Este aspecto surge através do contato diário com as
pessoas e da estimulação que essa interação propicia. Também devemos considerar
a importância da amamentação materna, alimentação com textura e consistência
adequada nas diferentes fases e a não existência de hábito de sucção de dedo ou
chupeta além dos dois anos. Todos esses fatores contribuem para uma musculatura
orofacial adequada à produção da fala.
Verifique o desenvolvimento da audição e da
linguagem de sua criança:
0 a 3 meses:
0 a 3 meses:
Sua emissão sonora é muito rica: murmúrios,
pequenos sons guturais (vocalizações reflexas), gritos; vocalização ;
balbucio;
Assusta-se
com sons fortes, mas já reconhece e se acalma com a voz da mãe.
3 a 6 meses:
3 a 6 meses:
Imita sons espontâneos e balbucia; Produz
sons de forma variada (aaa, eee, hum);
Vira a cabeça para o lado em que ouviu um
som, chegando a interromper a atividade para ouvir um som.
6
a 9 meses:
Tenta expressar suas necessidades através de
gestos e/ou vocalizações diferentes de choro.
Entende gestos do tipo “vem cá”, “não”
Inicia o balbucio (dadada, bababa, mamama)
Já localiza sons diretamente para os lados e
se interessa por brinquedos que produzem ruído
9 meses a 1 ano:
9 meses a 1 ano:
Balbucia e presta atenção à fala das
pessoas, além de entender expressões familiares como: não, tchau, dá.
Explora os sons dos objetos;
1
ano e meio (18 meses):
Linguagem telegráfica, emprega alguns
verbos;
Seu vocabulário é de cerca de 20 a 100
palavras;
Começa a juntar palavra sem frases simples:
"qué naná”, "qué papá";
Compreende ordens familiares: não mexa, dá
pra mim, não pode;
2
anos:
Forma frases com 3 palavras, emprega
substantivos e verbos; nomeia figuras; usa os pronomes “eu” e “ você“ ;
Seu vocabulário é de cerca de 200 a 300
palavras;
Compreende ordens faladas.
3
anos
Emprega substantivos, verbos no indicativo,
adjetivos e preposições; Produz todos os fonemas embora possa omitir os grupos
consonantais e arquifonemas. Vocabulário de cerca de 900 palavras. Nesta época
pode ocorrer uma alteração de ritmo de fala, muitas vezes confundido com
gagueira.
4
anos
Emprega substantivos, adjetivos, advérbios e
verbos no futuro. Usa sentenças de 5 palavras. Fala todos os fonemas da
língua.
Se o desenvolvimento da criança não seguir a
tabela acima procure fonoaudiólogo e o pediatra.
Importante: Quanto mais cedo for realizada a
intervenção das alterações na aquisição da linguagem, maiores as chances de
estimulação e/ou tratamento de um eventual problema.
Para falar e ouvir, fale com um fonoaudiólogo. http://leandrafono.blogspot.com/2012/02/tabela-das-fases-do-desenvolvimento.html
2 comentários:
Ola, vc tem a fonte de onde tirou esta tabela do desenvolvimento? Achei muito boa e gostaria de usa-la em algumas orientaçoes.
Obrigada
Erika MArtins
Olá Erika, esta tabela foi tirada do blog da Fono Leandra, tem o link do blog dela na postagem. Abraços. Inez
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