O aprendente em estudo, XXXXXXXXX, (10 anos –
cursando o 3º EF) traz um histórico de vida marcado por:
- Debilidade do vínculo paterno e familiar bem como
carências quanto ao suprimento de suas necessidades básicas no que diz respeito
ao orgânico e psicoafetivo;
- Um meio familiar e social que não possibilitou
construções enriquecedoras quanto ao seu conhecimento de mundo;
- Construção de baixa autoestima produzida pelo
fracasso escolar;
- Inadequação pedagógica favorecida por um modelo de
aprendizagem limitado ao princípio de acomodação cognitiva, descontextualizado
e pautado no estímulo à dependência e nos recursos básicos da memorização.
Em
suma a hipótese diagnóstica evidencia obstáculos que diz respeito à falta de
conhecimento de determinados conteúdos que permita ao sujeito novas elaborações
do saber. E revela obstáculos relacionados à vinculação afetiva que se
estabelece com as situações de aprendizagem, podendo se apresentar de diferentes
formas e múltiplas motivações. A criança apresenta uma modalidade de
aprendizagem em desequilíbrio quanto aos movimentos de assimilação e
acomodação; sintomatizada na hiperacomodação.
Portanto, quanto às recomendações
necessárias ao desenvolvimento desta criança considera-se:
- Intervenção psicopedagógica com
inclusão de jogos terapêuticos, técnicas projetivas psicopedagógicas que
viabilizem a ressignificação das primeiras modalidades de aprendizagem;
- Atividades contextualizadas de
escrita e leitura com a utilização de variados portadores de textos para que a
construção das hipóteses linguísticas possa ser elaborada com segurança;
- Trabalho pedagógico que
considere a singularidade do sujeito dentro do grupo e valorize seu
conhecimento de mundo, realizado a partir de um planejamento flexível, com
objetivos claros e estratégia metodológica criativa e desafiadora que combine
os diferentes estilos de aprendizagem: Sinestésico, Visual, Auditivo;
Diante dos resultados
apresentados se faz necessárias intervenções por um profissional de
psicopedagogia, acompanhamento psicológico especializado, mudanças na rotina
diária no ambiente familiar e escolar.
Alvorada, 31 de agosto de 2012.
INEZ MARIA KWIECINSKI TELES DE
SOUZA - Psicopedagoga
8 comentários:
PARABÉNS PROFESSORA! ME SENTI LISONJEADA EM VISITAR SEU BLOG, FOI DE UMA AJUDA SEM TAMANHO, AFINAL EU ESTAVA COM DÚVIDA SOBRE DEVOLUTIVA, AGORA ACABOU.
Obrigado Euda. Sempre que precisar de algo, fique a vontade para pesquisar em meu blog, que bom que estou ajudando, o intuito é esse mesmo, ajudar! Abraços.
Parabéns pelo seu trabalho me senti honrada em visitar seu blog, porque também sou psicopedagoga e tenho minha pequena clinica onde faço meus atendimentos clínico, com também faço um trabalho viluntário com senhora de terceira idade trabalhando a autoestima. Adorei seu modelo de devolutiva. As dúvida que tinha graças A Deus acabou. Parabéns e continue ajudando as pessoas,se todos pessassem como você existiria mais união entre os porfissionais. Um grande abraço!
Rita Maria Ferreira Castelo Bezerra Psicopedagoga e Especialista e Psicomotricidade sistêmica e estudante de Psicologia cursando o terceiro semestre.
Oi Inez, quero parabenizá-la pelo seu trabalho, pelo seu blog que é muito rico de informações e conhecimento e muito útil. Estou iniciando na area e tenho algumas dúvidas quanto as devolutivas, Tenho que fazer a devolutiva tanto para escola quanto para família por escrito??? Um abraço
Olá "Anônimo" que pena que não se identificou... mas quanto a devolutiva, tens que fazer por escrito somente para você, não deve ser entregue à família, com eles você deve conversar, a devolutiva deve ser como um encontro onde você devem conversar sobre o aprendente. Já para a escola podes até dar uma devolutiva por escrito, caso solicitem, mas também deves marcar uma entrevista com a orientadora ou pessoa responsável.
Olá Inez,meu nome é Patricia, sou de Fortaleza e adorei a devolutiva, parabéns! Só fiquei na dúvida porque a minha professora do estágio pediu duas devolutivas para serem entregues aos pais e outra para a professora,pode isso?
olá Inez , meu nome é Raquel, moro em Fortaleza e estou começando a trabalhar como psicopedagoga e tenho muitas dúvidas gostaria de uma assessoria você conhece alguém aqui em Fortaleza me ajude! Obrigada!bjs
Gostei muito do seu modelo de devolutiva, se você puder me ajudar estou com um aprendente que tem epilepsia e toma remédios para controlar as convulsões ou espasmos.
Isso afeta a memória, ele está repetindo o segundo ano do ensino fundamental e a queixa inicial é dificuldades de aprendizagem.
Está claro que ele tem um problema neurológico mais acredito que podemos ajudar com ferramentas como jogos e materiais concretos além de um olhar e uma escuta psicopedagogica.
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