segunda-feira, novembro 05, 2012

Modelo de Devolutiva final com encaminhamentos

DEVOLUTIVA FINAL COM ENCAMINHAMENTOS

O aprendente em estudo, XXXXXXXXX, (10 anos – cursando o 3º EF) traz um histórico de vida marcado por:

- Debilidade do vínculo paterno e familiar bem como carências quanto ao suprimento de suas necessidades básicas no que diz respeito ao orgânico e psicoafetivo;

- Um meio familiar e social que não possibilitou construções enriquecedoras quanto ao seu conhecimento de mundo;

- Construção de baixa autoestima produzida pelo fracasso escolar;

- Inadequação pedagógica favorecida por um modelo de aprendizagem limitado ao princípio de acomodação cognitiva, descontextualizado e pautado no estímulo à dependência e nos recursos básicos da memorização.

            Em suma a hipótese diagnóstica evidencia obstáculos que diz respeito à falta de conhecimento de determinados conteúdos que permita ao sujeito novas elaborações do saber. E revela obstáculos relacionados à vinculação afetiva que se estabelece com as situações de aprendizagem, podendo se apresentar de diferentes formas e múltiplas motivações. A criança apresenta uma modalidade de aprendizagem em desequilíbrio quanto aos movimentos de assimilação e acomodação; sintomatizada na hiperacomodação.

Portanto, quanto às recomendações necessárias ao desenvolvimento desta criança considera-se:
- Intervenção psicopedagógica com inclusão de jogos terapêuticos, técnicas projetivas psicopedagógicas que viabilizem a ressignificação das primeiras modalidades de aprendizagem;
- Atividades contextualizadas de escrita e leitura com a utilização de variados portadores de textos para que a construção das hipóteses linguísticas possa ser elaborada com segurança;
- Trabalho pedagógico que considere a singularidade do sujeito dentro do grupo e valorize seu conhecimento de mundo, realizado a partir de um planejamento flexível, com objetivos claros e estratégia metodológica criativa e desafiadora que combine os diferentes estilos de aprendizagem: Sinestésico, Visual, Auditivo;

Diante dos resultados apresentados se faz necessárias intervenções por um profissional de psicopedagogia, acompanhamento psicológico especializado, mudanças na rotina diária no ambiente familiar e escolar.

Alvorada, 31 de agosto de 2012.
INEZ MARIA KWIECINSKI TELES DE SOUZA - Psicopedagoga

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