terça-feira, abril 30, 2013

Estimulação Precoce - Tapete das sensações

Tapete das sensações


Conforme mostram Arce e Silva (2009, p. 178), o cérebro infantil possui significativa plasticidade, por isso, apontam para a necessidade da ação pedagógica com os bebês ser voltada para a estimulação, a qual contribui para o desenvolvimento das habilidades e capacidades dos bebês.



Desse modo, Vincenti e Seteffanini (2009, p.130), baseados em estudos e pesquisas destacam que a estimulação precoce com bebês aumenta a função encefálica “[...] ao passo que a ausência de estimulação precoce leva à perda de função encefálica [...]”.



Considerando a importância da estimulação na ação pedagógica com bebês, ressaltamos a necessidade de o (a) professor (a) planejar e organizar de modo intencional o ambiente, disponibilizando materiais e brinquedos que proponham problemas diferenciados e despertem a curiosidade e o interesse.





Por isso, nós do CRINFANCIA, sugerimos a confecção do “tapete das sensações” para compor de forma instigante o ambiente do berçário. 


Conforme mostramos nas imagens, esse material pode ser confeccionado sobre uma base de papel ou tecido, onde podem ser colados placas contendo diferentes materiais (lixas, algodão, plásticos, sementes, tampas, entre outros) ou se composto por tecidos com diferentes texturas.


Essa atividade contribui para que os bebês:

  • reconheçam o próprio corpo e as diferentes sensações,
  • proporciona o contato com novas texturas,
  • estimula a autonomia na exploração do ambiente,
  • explora o tato e a visão,
  • além de estimular a engatinhar, deitar, rolar e caminhar por toda sua extensão para sentir as diferentes texturas.




FONTE: http://www.rbranco.com.br/homepage/portal/conteudo.asp?not=1148

http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/87/imprime181527.asp

Arce, Alessandra; Silva, Janaina Cassiano; É possível ensinar no berçário? O ensino como eixo articulador do trabalho com bebês (6 meses a 1 ano de idade). In: Arce, Alessandra; Martins, Lígia Márcia. Ensinando aos pequenos de zero a três anos. 2009, Campinas. Ed. Alínea.

Vincentini, Carlos Alberto; Maria; Stefanini, Maria Aparecida; Vincentini, Irene Bastos Franceschini. Considerações morfofuncionais do desenvolvimento do sistema nervoso. In: Arce, Alessandra; Martins, Lígia Márcia. Ensinando aos pequenos de zero a três anos. 2009, Campinas. Ed. Alínea.
Postar um comentário