quinta-feira, setembro 13, 2012

Testagens Psicopedagógicas



Psicopedagogia Clínica e Institucional Disciplina: 
Psicopedagogia e o Processo do Raciocínio Lógico Matemático



3º Experimento: QUANTO ANOS TU TENS?  - CLASSIFICAÇÃO TERMO A TERMO

A presente pesquisa foi realizada com uma criança do sexo masculino, com sete anos de idade. Os materiais utilizados foram tirinhas de papel, bolinhas de papel amassado, cola, lápis e folha A3 com o desenho de um bolo para registro.
Para dar inicio a entrevista apresentei ao menino uma folha de papel A3 com o desenho de um bolo e pedi para que ele me representasse com as tirinhas de papel a sua idade. O menino foi pegando as tirinhas uma a uma e foi colando-as em cima do bolo até chegar a quantidade da sua idade, depois pedi para que fizesse bolinhas de papel para também representar a sua idade, o menino se recusou a fazê-las, perguntou se poderia usar as tirinhas de papel para recortar no formato de “fogo” e colar em cima das velinhas. Permiti que o menino fizesse os recortes nas tirinhas, ele as colou em cima de cada velinha realizando a classificação termo a termo corretamente.
Em seguida pedi para que o menino me mostrasse com a canetinha quantos anos ele tinha. Ele escreveu o numeral 7 em cima das velas do bolo, desenhou sete traços ao lado do bolo, escreveu por extenso o número sete e mais uma vez escreveu em numeral o 7, ele também fez uma continha representado 5 + 2 = 7.
Perguntei a ele qual o melhor jeito de mostrar a sua idade, ele colocou o numeral 7 ao lado da pergunta: Quantos anos tu tens? Ao perguntar onde tem sete? O menino respondeu apontando para o numeral em cima do bolo. Terminou escrevendo seu nome e me dizendo que assim estava bom.

CONCLUSÃO: O entrevistado encontra-se no nível IIIA, pois consegue empregar os signos numéricos e registrar apenas com um signo a quantidade 7, acreditando que esta é a melhor maneira de representar a sua idade. O menino tem construída a noção de quantidade total e de invariância numérica.
Postar um comentário