segunda-feira, junho 11, 2012

Baralho das Emoções

Baralho das Emoções – 3ª Edição

O "Baralho das Emoções" é um “instrumento facilitador do acesso às emoções infantis na clínica cognitiva”. A 4ª Edição do "Baralho das Emoções" chega ao mercado revisada e aperfeiçoada pelos autores. O livro, agora com 48 páginas, apresenta em detalhes o produto e sua utilização, após dois anos de aplicação da ferramenta em clínicas de todo o país. As cartas (21 para meninas e 21 para meninos) apresentam nova nomenclatura e alternância de cores, também fruto de informações colhidas em consultórios e com o intuito de aprimorar a ferramenta. Os formulários (cinco para meninas e cinco para meninos - além do termômetro) agora vem num prático cd. Todo kit vem embalado em capa dura.

O Projeto Baralho das Emoções é na verdade um livro lançado por Marina e Renato Caminho com o propósito de ajudar crianças a acessarem suas emoções junto à Terapia Cognitiva-Comportamental.

Trabalhando com meninos e meninas de até 12 anos, o projeto busca mudanças no comportamento infantil. Sabe quando a criança tem dificuldades de socialização, ou ainda é excessivamente retraída, medrosa ou triste? Tem problemas na alimentação, associação no estudo e até de sono? Pois então, de acordo com os especialistas, todas essas questões encontram suas respostas nas emoções.
Publicidade

Renato e Marina atendem pacientes com casos de enfoque cognitivo-comportamental na clínica do INFAPA, no Rio Grande do Sul. Foi com essa experiência que conseguiram analisar as dificuldades do processo e montar o livro, que preenche o vazio nesse tipo de especialidade. "Sentíamos falta de um material apropriado para a clínica cognitivo-comportamental focada na criança", conta a terapeuta.
Os problemas parecem ser comuns das atitudes infantis, mas merecem atenção, como conta Marina: "As famílias que procuram atendimento chegam às vezes com problemas inespecíficos de simples manejo como birra e limites, mas na maioria dos casos os problemas já constituem um nível de prejuízo maior como hiperatividade, depressão ou ainda quadros mais importantes de ansiedade e transtornos de conduta".
E aí entra o "Baralho das Emoções", que propõe ampliar o repertório das crianças em seus próprios sentimentos e dos que estão ao seu redor. "Além das cartas do baralho, o material atualmente contém um manual e um CD com formulários eletrônicos que possibilitam que as crianças ou mesmo adolescentes monitorem seu humor ao longo da semana ou mês. O CD também conta com material destinado aos pais que também avaliam as emoções dos filhos e suas respectivas intensidades", explica a escritora.


Os resultados, de acordo com a especialista, são positivos: "As mudanças surgem na medida em que as crianças conseguem identificar suas emoções, externalizando-as e conseguindo associar quais pensamentos e comportamentos as acompanham, permitindo pensar no que fazer quando elas surgem, aumentando seu repertório emocional, cognitivo e comportamental". Lembrando que o ambiente familiar também é de extrema importância: "Quando encontramos famílias colaborativas os resultados costumam ser bem favoráveis e relativamente rápidos", explica.
"Diante disso, o instrumento Baralho das Emoções contempla através de sua dinâmica todos os itens necessários para que a criança expresse, nomeie e entenda as suas emoções", esclarece a auto.
Por Alessandra Vespa (MBPress)

4 comentários:

Vanessa disse...

Sou professora e a 9 anos trabalho com a educação infantil (creche. Gosto muito de trabalhar com as emoções, sentimentos, principalmente os retraídos ou escondidos atrás de comportamentos não esperados. Em um determinado ano confeccionei o painel de chamada com flores em um canteiro, representando as crianças, mas com duas faces (feliz e triste), e quando eu chamava as crianças pelo nome, elas se dirigiam até o canteiro e diziam como sua florzinha estava naquele dia, escolhendo a face ao qual deixaria virada pra frente externando suas vivências e sentimentos como se fosse o da flor. Foi uma experiência maravilhosa, pois descobrimos motivos comportamentais importantes para direcionar a elaboração das estratégias pedagógicas de forma eficaz e encaminhamentos para assistente social e reunião com pais. Foi maravilhosa a experiência, pena que muitos professores somente culpam a família e sociedade em vez de agir com as ferramentas que lhe são oportunizadas para auxiliar as crianças que estão em nossas mãos.
Parabéns Inês pelo blog e trabalho!

alfa disse...

Oi Inês parabéns pelo BLOG.... gostaria de saber como adquirir este material "Baralho das Emoções", poderia me auxiliar? obrigada Édna Vieira
e-mail: ednapsico6@hotmail.com

Kelly disse...

Prezados,
Pra adquirir os Baralhos, tanto das Emoções, Pensamentos, Comportamentos e Problemas, acesse: www.sinopsyseditora.com.br.

Atenciosamente,
Kelly Marasca

Sinopsys Editora Ltda
F: (51) 3066-3690
www.sinopsyseditora.com.br
Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o Meio Ambiente.



Liliani de Souza Elias disse...

Parabéns pelo blog!!!!! Bjs, Liliani