quarta-feira, abril 11, 2012

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Intervenção psicopedagógica no espaço da clínica Intervenção psicopedagógica no espaço da clínica

Laura Monte Serrat Barbosa
 
Por: R$45,00
 

Formato: 15X22
ISBN: 9788578385521
Edição: 1     Ano: 2010
N. Pag.: 229
Capa: BROCHURA


 Dificuldade para aprender um conteúdo em específico? Algo, independentemente do conteúdo? Simples ações do dia a dia? Conteúdos na escola? Quem nunca teve dificuldades para aprender? Os obstáculos são necessários para o processo de aprendizagem. Porém, quando são muito intensos e recorrentes, é necessário intervir.
E é exatamente nesse momento que a psicopedagogia passa a dar sua contribuição a aprendizes e seus responsáveis, voltando-se à otimização do processo de ensino-aprendizagem.
Nesta obra, as autoras fazem um recorte da abrangência da psicopedagogia, apresentando cinco formas de atenção psicopedagógica para contribuir com a formação do psicopedagogo que deseja atuar no âmbito da clínica, por meio de uma abordagem terapêutica: caixa de trabalho, caixa de areia e miniaturas, projeto de aprender, material disparador, jogos e brincadeiras.
Dessa forma, o ajudará a intervir nos processos de dificuldades de um aprendiz, mantendo – dentro do possível – um trabalho integrado entre a instituição de ensino, a família e outros profissionais que estejam envolvidos no processo.

Sumário:
Apresentação
Introdução
1 - Caixa de trabalho
1.1 Considerações iniciais acerca da caixa de trabalho
1.2 Aproximação teórica
1.3 A caixa como continente
1.4 A caixa tem conteúdos
1.5 A análise dos registros
2 - Caixa de areia e as miniaturas como recursos de intervenção psicopedagógica
2.1 Os materiais
2.2 As reações
2.3 Histórico dos jogos de areia
2.4 O olhar psicopedagógico para a caixa de areia e as miniaturas no âmbito da clínica
2.5 As intervenções
2.6 Evoluções dos cenários e da técnica
2.7 A experiência no âmbito escolar
3 - Projeto de aprender
3.1 Origem e evolução
3.2 Fazer o que pensa...
3.3 Pensar sobre o que se faz
3.4 Pensar a realização para ampliar a discussão, deixar espaço para outras reflexões...
3.5 Considerar o desejo do aprendiz
3.6 Promover a consciência de si como aprendiz e da própria aprendizagem
3.7 Projetar com sentido
3.8 Construir um ciclo de progresso da aprendizagem
3.9 Outras possibilidades
4 - O material disparador
4.1 O material disparador: considerações preliminares de uma experiência clínica psicopedagógica
4.2 A análise de um jogo
4.3 O trabalho com adolescentes
4.4 Uma mudança de perspectiva
4.5 A abordagem do conteúdo escolar no atendimento psicopedagógico
4.6 O papel do erro no trabalho com material disparador
4.7 Tomada de consciência
4.8 A tomada de consciência no Jogo Senha
4.9 Da tomada de consciência à metacognição
5 - Atenção psicopedagógica por meio do jogo e da brincadeira
5.1 O jogo e a brincadeira como recursos de intervenção psicopedagógica
5.2 Brincadeiras
5.3 Jogos
Referências
Bibliografia comentada
Gabarito
Nota sobre as autoras
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