Intervenção psicopedagógica no espaço da clínica Laura Monte Serrat Barbosa |
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Por: R$45,00 | |
Formato: 15X22 ISBN: 9788578385521 Edição: 1 Ano: 2010 N. Pag.: 229 Capa: BROCHURA |
Dificuldade para aprender um conteúdo em específico? Algo,
independentemente do conteúdo? Simples ações do dia a dia? Conteúdos na
escola? Quem nunca teve dificuldades para aprender? Os obstáculos são
necessários para o processo de aprendizagem. Porém, quando são muito
intensos e recorrentes, é necessário intervir. E é exatamente nesse momento que a psicopedagogia passa a dar sua contribuição a aprendizes e seus responsáveis, voltando-se à otimização do processo de ensino-aprendizagem. Nesta obra, as autoras fazem um recorte da abrangência da psicopedagogia, apresentando cinco formas de atenção psicopedagógica para contribuir com a formação do psicopedagogo que deseja atuar no âmbito da clínica, por meio de uma abordagem terapêutica: caixa de trabalho, caixa de areia e miniaturas, projeto de aprender, material disparador, jogos e brincadeiras. Dessa forma, o ajudará a intervir nos processos de dificuldades de um aprendiz, mantendo – dentro do possível – um trabalho integrado entre a instituição de ensino, a família e outros profissionais que estejam envolvidos no processo. Sumário: Apresentação Introdução 1 - Caixa de trabalho 1.1 Considerações iniciais acerca da caixa de trabalho 1.2 Aproximação teórica 1.3 A caixa como continente 1.4 A caixa tem conteúdos 1.5 A análise dos registros 2 - Caixa de areia e as miniaturas como recursos de intervenção psicopedagógica 2.1 Os materiais 2.2 As reações 2.3 Histórico dos jogos de areia 2.4 O olhar psicopedagógico para a caixa de areia e as miniaturas no âmbito da clínica 2.5 As intervenções 2.6 Evoluções dos cenários e da técnica 2.7 A experiência no âmbito escolar 3 - Projeto de aprender 3.1 Origem e evolução 3.2 Fazer o que pensa... 3.3 Pensar sobre o que se faz 3.4 Pensar a realização para ampliar a discussão, deixar espaço para outras reflexões... 3.5 Considerar o desejo do aprendiz 3.6 Promover a consciência de si como aprendiz e da própria aprendizagem 3.7 Projetar com sentido 3.8 Construir um ciclo de progresso da aprendizagem 3.9 Outras possibilidades 4 - O material disparador 4.1 O material disparador: considerações preliminares de uma experiência clínica psicopedagógica 4.2 A análise de um jogo 4.3 O trabalho com adolescentes 4.4 Uma mudança de perspectiva 4.5 A abordagem do conteúdo escolar no atendimento psicopedagógico 4.6 O papel do erro no trabalho com material disparador 4.7 Tomada de consciência 4.8 A tomada de consciência no Jogo Senha 4.9 Da tomada de consciência à metacognição 5 - Atenção psicopedagógica por meio do jogo e da brincadeira 5.1 O jogo e a brincadeira como recursos de intervenção psicopedagógica 5.2 Brincadeiras 5.3 Jogos Referências Bibliografia comentada Gabarito Nota sobre as autoras |
2 comentários:
QUE PÁGINA LINDA... E SIGNIFICATIVA PARA OS PROFISSIONAIS.
TEMOS UMA CLINICA EM BRASÍLIA E GOSTARIAMOS DE CONTINUAR CURTINDO E COMPARTILHAR DIFICULDADES.
QUE DEUS ABENÇOE O TRABALHO DE VOCÊS.
ATT, MÁRCIA AMRTINS PSICOPEDAGOGA.
PRECISO COMPRA O LIVRO DE INTERVENÇÕES. AJUDE-ME COMO...
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