A
E.O.C.M.E.A - foi fundamentada no modelo da E.O.C.A (Entrevista
Operativa Centrada na Aprendizagem) e que prevê uma aproximação ao
objeto de estudo de maneira a perceber o que o grupo sabe. Este saber é
relativo à operatividade em e do grupo. Portanto, o importante é
observar a conduta desse grupo, a articulação que ocorre dentro do mesmo
e seus significados. Diferentemente da E.O.C.A, que é tradicionalmente
aplicada por um profissional na clínica, na Instituição, dado o número
de pessoas envolvida no grupo, são necessário três profissionais para a
aplicação da E.O.C.M.E.A, formando assim, uma equipe de coordenação em
que não há uma hierarquia e sim, uma operatividade. Cada integrante da
equipe ocupará um papel previamente definido em que cada um terá uma
função especifica. Portanto, um profissional assumirá a o papel de
coordenador e função de apresentar ao grupo pesquisa a consigna e fazer
as intervenções necessárias para facilitar a entrada do grupo na tarefa,
um de observador da temática com a função de observar e registrar tudo
aquilo que é verbalizado pelo grupo e outro de observador da dinâmica
tudo aquilo que for ação do grupo.
Todas as informações observadas durante a E.O.C.M.E.A serão analisadas pela equipe de coordenação juntamente com o produto do trabalho do grupo e então, com os resultados da análise, levanta-se o 1° Sistema de Hipóteses, para selecionar os instrumentos de pesquisa que darão continuidade ao processo diagnóstico.
Todas as informações observadas durante a E.O.C.M.E.A serão analisadas pela equipe de coordenação juntamente com o produto do trabalho do grupo e então, com os resultados da análise, levanta-se o 1° Sistema de Hipóteses, para selecionar os instrumentos de pesquisa que darão continuidade ao processo diagnóstico.
Um comentário:
Olá então ambas devem ser feitas com alunos. Porém a EOCA é individual a Outra em grupo e há diferença dos questionários? Nesse caso em grupo visa o atendimento institucional?
Postar um comentário