- Amarelinha = lateralidade, percepção de distância, controle direito-esquerdo.
- Banco Imobiliário = conservação, classificação, seriação
- Bolinhas de gude = Muito adequado para o treino de somas e subtrações e a comparação de quantidades. Trabalha também a coordenação motora fina, necessária para a escrita.
- Bingo de letras e palavras = leitura, discriminação auditiva
- Cara a cara = conservação, atributos, pertença múltipla, classificação. Trabalha a discriminação visual (ex. está sorrindo?); a estrutura interrogativa (ex. só responde/pergunta com sim ou não); estratégias de leitura (predição, inferência, seleção, formulação de hipóteses); reversibilidade operatória (ex. é homem? Não. Então baixar os homens); descentração cognitiva; quantificação, decodificação.
- Can-Can = exige a participação de um grupo, desenvolvendo relacionamentos sociais. Atua diretamente no raciocínio lógico-matemático, devido à reversibilidade de pensamento utilizada para adequadas jogadas.
- Detetive = discriminação visual, pensamento antecipatório; descentração cognitiva; decodificação; quantificação; noção direita-esquerda; estrutura interrogativa; reversibilidade operatória; raciocínio lógico, estratégias de leitura; atenção; raciocínio hipotético-dedutivo.
- Desafino = discriminação auditiva e visual; descentração; quantificação; orientação espacial e temporal, estratégias de ação; estratégias de leitura: predição, inferência; reversibilidade.
- Imagem e Ação = prioriza concretizar o pensamento através do desenho
- Jogo da Vida = questões lógico-matemáticas; traz um referencial do cotidiano e favorece a travessia para o saber sistematizado
- Jogo da forca = escrita, discriminação auditiva,
- Lince = atenção, concentração, memória
- Mancala = pensamento antecipatório; transição do operatório concreto para hipotético dedutivo
- Master Jr. = conhecimentos gerais, estratégias de leitura (formulação de hipóteses, seleção, inferência, predição); decodificação, descentração; quantificação; noção de tempo (ampulheta)
- Memória = memorização, localização espacial, percepção/identificação de figuras iguais
- Pega-varetas = coordenação motora fina; noções matemáticas partindo da contagem das varetas e respectivos pontos
- Quebra-cabeça = Desenvolve a observação, concentração, percepção visual e raciocínio.
- Senha = interpretação, atenção, concentração
- Torre de Hanói = pensamento antecipatório
- Trava-Línguas = leitura, discriminação auditiva
segunda-feira, março 05, 2012
Jogos, o que desenvolvem...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário