segunda-feira, março 05, 2012

Jogos, o que desenvolvem...








Abaixo uma lista com alguns jogos e o que cada um desenvolve:
  1. Amarelinha = lateralidade, percepção de distância, controle direito-esquerdo.
  2. Banco Imobiliário = conservação, classificação, seriação
  3. Bolinhas de gude = Muito adequado para o treino de somas e subtrações e a comparação de quantidades. Trabalha também a coordenação motora fina, necessária para a escrita.
  4. Bingo de letras e palavras = leitura, discriminação auditiva
  5. Cara a cara = conservação, atributos, pertença múltipla, classificação. Trabalha a discriminação visual (ex. está sorrindo?); a estrutura interrogativa (ex. só responde/pergunta com sim ou não); estratégias de leitura (predição, inferência, seleção, formulação de hipóteses); reversibilidade operatória (ex. é homem? Não. Então baixar os homens); descentração cognitiva; quantificação, decodificação.
  6. Can-Can = exige a participação de um grupo, desenvolvendo relacionamentos sociais. Atua diretamente no raciocínio lógico-matemático, devido à reversibilidade de pensamento utilizada para adequadas jogadas. 
  7. Detetive = discriminação visual, pensamento antecipatório; descentração cognitiva; decodificação; quantificação; noção direita-esquerda; estrutura interrogativa; reversibilidade operatória; raciocínio lógico, estratégias de leitura; atenção; raciocínio hipotético-dedutivo.
  8. Desafino = discriminação auditiva e visual; descentração; quantificação; orientação espacial e temporal, estratégias de ação; estratégias de leitura: predição, inferência; reversibilidade.
  9. Imagem e Ação = prioriza concretizar o pensamento através do desenho
  10. Jogo da Vida = questões lógico-matemáticas; traz um referencial do cotidiano e favorece a travessia para o saber sistematizado
  11. Jogo da forca = escrita, discriminação auditiva,
  12. Lince = atenção, concentração, memória
  13. Mancala = pensamento antecipatório; transição do operatório concreto para hipotético dedutivo
  14. Master Jr. = conhecimentos gerais, estratégias de leitura (formulação de hipóteses, seleção, inferência, predição); decodificação, descentração; quantificação; noção de tempo (ampulheta)
  15. Memória = memorização, localização espacial, percepção/identificação de figuras iguais
  16. Pega-varetas = coordenação motora fina; noções matemáticas partindo da contagem das varetas e respectivos pontos
  17. Quebra-cabeça = Desenvolve a observação, concentração, percepção visual e raciocínio.
  18. Senha = interpretação, atenção, concentração
  19. Torre de Hanói = pensamento antecipatório
  20. Trava-Línguas = leitura, discriminação auditiva
 
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