sexta-feira, março 09, 2012

Hora do Conto na Psicopedagogia


40 Métodos para contar a história
www.the-whole-story.org

Existem vários métodos para contar uma história.

Pesquisas falam que daquilo que só escutamos, esquecemos 90% dentro de 72 horas (3 dias).
Daquilo que ouvimos e vemos a nossa memória guarda muito mais (cerca de 30%).
Portanto, o mais eficiente é ouvir, ver e praticar (até 90%).

Contar... Simplesmente contar.
Uma história bem contada é sempre fascinante para as crianças. Uma história “ao vivo” é bem melhor do que qualquer programa de televisão porque o contador da história está tão perto que podemos tocar nele. Se o contador consegue, através das palavras e dos gestos, levar as crianças para o mundo da história, ele terá atenção total delas. As crianças não só escutam como também vivem a história com sua imaginação.

Existem métodos que ajudam a contar uma história. Aqui vão alguns deles:

A. DESENHOS
1. Desenhos em A4 ou A3- (Melhor para grupos pequenos) preto/branco ou coloridos.
2. História quebra-cabeça- juntar as peças durante a história (veja NT E-30).
3. História em metro- rolo de desenhos ou texto.
4. Leporello- dobradura que abre e fecha enquanto se conta a história.
5. Ler livros- (melhor para grupos pequenos)
6. Flanelógrafo- um método antigo, mas sempre interessante!
7. Contar e pintar ao mesmo tempo- (veja Open Air Campainers)
8. Histórias na mala ou na caixa de areia- (NT J-02)
9. Textos com lacunas- Um texto escrito em uma cartolina. As palavras que faltam são completadas durante a narrativa.

B. RETROPROJETOR
1. Retroprojetor- folhas prontas ou desenhadas pelas crianças.
2. Pintura na areia- caixa com fundo transparente no qual se joga areia.
3. Jogo de sombras- objetos ou silhuetas no retroprojetor.

C. DATASHOW
1. Apresentação- Desenhos de vários tipos em PPT  (NT E-09 ), (AT G-20), (AT D-11,12)
2. Desenhos 3D- É necessário óculos 3D (AT G-20).

D. FILME
1. Fazer um filme com as crianças (por ex.uma entrevista com Jonas dentro do peixe, AT H-02 ingl.)
2. Mostrar um filme bíblico- existem muitos filmes bons, pesquise!

E. TEATRO
1. Apresentações de peças, esquetes, pantomimas, onde os atores são obreiros ou as próprias crianças.
2. Narração interativa- Todos participam através de movimentos ou sons. (Por ex.: Vozes de animais que entram na arca, ou o vento que soprou dividindo o Mar Vermelho, ondas no mar, chuva etc.)
3. Fantoches, marionetes
4. Contar com a mão- (pintar as mãos desenhando olhos, nariz e boca na palma e no dorso)
5. Dedoches - (melhor para grupos pequenos)
6. Teatro imóvel- Os obreiros ensaiam algumas posições (cenas) conforme a história. Eles usam somente seus corpos, nada de trajes típicos ou qualquer objeto. Eles não falam nem se movem. Somente o contador conta uma parte da história. Em certos momentos ele pede às crianças para fecharem os olhos e quando pede para reabri-los, os obreiros já formaram a próxima cena da história, posicionando-se de modo diferente.


          F. USANDO COISAS DIFERENTES
1. Objetos variados- mostrar objetos que combinam com a história a fim de ilustrá-la (por ex.: uma pedra, história de Estevão NT H-06)
2. Objetos do dia a dia- (uma escova como arbusto, uma panela como casa, uma tigela com água como lago, um vidro de xarope como um doente etc.)
3. Figuras de LEGO ou PLAYMOBILâ (NT B-03, NT E-06)
4. Material da natureza ou de reciclagem- Por ex.: Colocando uma bola de isopor como cabeça em cima de um rolo de papel ou vestir uma garrafa plástica com roupa de retalhos ou guardanapos. Veja mosaico AT G-22 (em alemão).
5. Bonecos do caroço da manga- lavar bem o caroço, deixar secar, desenhar o rosto no caroço seco, usar guardanapo para fazer o lenço, fixar com elástico.
6. Régua de carpinteiro (duplo metro)- formar figuras simples durante a narração, tais como quadrado imaginando janelas, portas, escadas etc.
7. Colher de pau- pintar o rosto na colher, usar guardanapos para fazer a roupa.
8. Pau de cerca- usar um pedaço de pau, fixar um pedaço de papelão em forma de um rosto.
9. Histórias de chapéu- o contador faz a narração trocando sempre de chapéu para imitar os personagens da história.
10. Ouvir e sentir- (melhor para grupos pequenos) Enquanto conta a história, tire objetos de uma caixa que passa de mão em mão. Por exemplo, uma caixa com areia quando fala do deserto; um tecido colorido, história de José; lentilhas, história de Isaque e Jacó etc.
11. Material da praia- modelar a areia e tirar fotos, usar conchas prá fazer desenhos, escrever palavras na areia e tirar fotos, usar material como coco e outros materiais da praia.
12. História surpresa- tirar objetos de uma caixa enquanto conta a história.
13. Histórias com tampas- Pintar um rosto numa tampa.
14. História com agulhas- (melhor com grupos pequenos) agulhas com cabeçinhas coloridas, cada cor representa um grupo de pessoas (NT E-23).

G. OUTROS MATERIAIS
1. Massinha- (mais para crianças e grupos pequenos) Modelar figuras e formas enquanto se conta a história. (Idéia interativa: As crianças participam modelando também enquanto escutam a história.)
2. Cortar ou rasgar papel enquanto conta a história.
3. Histórias de origami- Usar dobraduras para contar a história.
4. Luz negra- A luz negra reflete somente objetos brancos ou florescentes (Por ex., tecido de algodão, mãos pintadas de branco).

Um comentário:

blog claudia preda disse...

Muito bom este blog também sou pós-graduada em psicopedagogia e a cada dia quanto mais informações melhor é.............