40 Métodos para contar a história
www.the-whole-story.org
Existem vários métodos para contar uma história.
Pesquisas falam que daquilo que só escutamos,
esquecemos 90% dentro de 72 horas (3 dias).
Daquilo que ouvimos e vemos a nossa memória guarda muito mais
(cerca de 30%).
Portanto, o mais eficiente é ouvir,
ver e praticar (até 90%).
Contar...
Simplesmente contar.
Uma história bem contada é sempre fascinante para as crianças. Uma
história “ao vivo” é bem melhor do que qualquer programa de televisão porque o
contador da história está tão perto que podemos tocar nele. Se o contador
consegue, através das palavras e dos gestos, levar as crianças para o mundo da
história, ele terá atenção total delas. As crianças não só escutam como também vivem a história com sua imaginação.
Existem métodos que ajudam a contar uma história. Aqui vão alguns deles:
A. DESENHOS
1. Desenhos em A4 ou A3- (Melhor para
grupos pequenos) preto/branco ou coloridos.
2. História quebra-cabeça- juntar as
peças durante a história (veja NT E-30).
3. História em metro- rolo de desenhos
ou texto.
4. Leporello- dobradura que abre e fecha
enquanto se conta a história.
5. Ler livros- (melhor para grupos
pequenos)
6. Flanelógrafo- um método antigo, mas
sempre interessante!
7. Contar e pintar ao mesmo tempo- (veja
Open Air Campainers)
8. Histórias na mala ou na caixa de areia- (NT
J-02)
9. Textos com lacunas- Um texto escrito
em uma cartolina. As palavras que faltam são completadas durante a narrativa.
B. RETROPROJETOR
1. Retroprojetor- folhas prontas ou
desenhadas pelas crianças.
2. Pintura na areia- caixa com fundo
transparente no qual se joga areia.
3. Jogo de sombras- objetos ou silhuetas
no retroprojetor.
C. DATASHOW
1. Apresentação- Desenhos de
vários tipos em PPT (NT E-09 ), (AT
G-20), (AT D-11,12)
2. Desenhos 3D- É necessário
óculos 3D (AT G-20).
D. FILME
1. Fazer um filme com as crianças (por ex.uma entrevista com
Jonas dentro do peixe, AT H-02 ingl.)
2. Mostrar um filme bíblico- existem muitos filmes bons,
pesquise!
E. TEATRO
1. Apresentações de peças, esquetes, pantomimas, onde os
atores são obreiros ou as próprias crianças.
2. Narração interativa- Todos participam
através de movimentos ou sons. (Por ex.: Vozes de animais que entram na arca,
ou o vento que soprou dividindo o Mar Vermelho, ondas no mar, chuva etc.)
3. Fantoches, marionetes
4. Contar com a mão- (pintar as mãos
desenhando olhos, nariz e boca na palma e no dorso)
5. Dedoches - (melhor para
grupos pequenos)
6. Teatro imóvel- Os
obreiros ensaiam algumas posições (cenas) conforme a história. Eles usam
somente seus corpos, nada de trajes típicos ou qualquer objeto. Eles não falam
nem se movem. Somente o contador conta uma parte da história. Em certos
momentos ele pede às crianças para fecharem os olhos e quando pede para
reabri-los, os obreiros já formaram a próxima cena da história, posicionando-se
de modo diferente.
F.
USANDO COISAS DIFERENTES
1. Objetos variados- mostrar objetos que
combinam com a história a fim de ilustrá-la (por ex.: uma pedra, história de
Estevão NT H-06)
2. Objetos do dia a dia- (uma escova
como arbusto, uma panela como casa, uma tigela com água como lago, um vidro de
xarope como um doente etc.)
3. Figuras de LEGO ou PLAYMOBILâ (NT B-03, NT E-06)
4. Material da natureza ou de reciclagem- Por
ex.: Colocando uma bola de isopor como cabeça em cima de um rolo de papel ou
vestir uma garrafa plástica com roupa de retalhos ou guardanapos. Veja mosaico
AT G-22 (em alemão).
5. Bonecos do caroço da manga- lavar
bem o caroço, deixar secar, desenhar o rosto no caroço seco, usar guardanapo
para fazer o lenço, fixar com elástico.
6. Régua de
carpinteiro (duplo metro)- formar
figuras simples durante a narração, tais como quadrado imaginando janelas,
portas, escadas etc.
7. Colher de pau- pintar o
rosto na colher, usar guardanapos para fazer a roupa.
8. Pau de cerca- usar um
pedaço de pau, fixar um pedaço de papelão em forma de um rosto.
9. Histórias de chapéu- o contador faz a
narração trocando sempre de chapéu para imitar os personagens da história.
10. Ouvir e sentir- (melhor para grupos pequenos) Enquanto conta a
história, tire objetos de uma caixa que passa de mão em mão. Por exemplo, uma
caixa com areia quando fala do deserto; um tecido colorido, história de José;
lentilhas, história de Isaque e Jacó etc.
11. Material da praia- modelar a areia e
tirar fotos, usar conchas prá fazer desenhos, escrever palavras na areia e
tirar fotos, usar material como coco e outros materiais da praia.
12. História surpresa- tirar objetos de
uma caixa enquanto conta a história.
13. Histórias com tampas- Pintar um
rosto numa tampa.
14. História com agulhas- (melhor com grupos pequenos) agulhas com cabeçinhas
coloridas, cada cor representa um grupo de pessoas (NT E-23).
G. OUTROS MATERIAIS
1. Massinha- (mais
para crianças e grupos pequenos) Modelar figuras e formas enquanto se
conta a história. (Idéia interativa: As crianças participam modelando também
enquanto escutam a história.)
2. Cortar ou rasgar papel enquanto conta
a história.
3. Histórias de origami- Usar dobraduras
para contar a história.
4. Luz negra- A luz negra reflete
somente objetos brancos ou florescentes (Por ex., tecido de algodão, mãos
pintadas de branco).
Um comentário:
Muito bom este blog também sou pós-graduada em psicopedagogia e a cada dia quanto mais informações melhor é.............
Postar um comentário