segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Reeducação Grafomotora e Visuomotora

A reeducação grafomotora tem como objetivo exercitar o grafismo prévio à escrita, pretendendo educar e corrigir os movimentos básicos que intervêm na escrita. De seguida apresentam-se alguns exercícios sobre este tópico.

Linhas Rectas

a) Com o pincel

A utilização do pincel permite melhorar os transtornos de pressão e suporte, contudo só deve ser usado em fases iniciais.

- Realizar traços horizontais da esquerda para a direita.
-Realizar traços verticais.
-Pintar quadrículas  com traços horizontais ou verticais.
-Pintar zig-zags.
-Pintar traços alternado a grossura (grosso-fino).
- Preencher formas com traços rectos.

b) Exercícios sobre pautas

- Num quadro pautado (com quadrículas) seguir uma série de desenhos de progressiva dificuldade.

c) Exercícios no papel

-Exercícios de completar

  • Seguir as vias do comboio.

  • Completar os barrotes de uma escada.

  • Completar os barrotes de uma grade.

  • Os mesmos exercícios alternando a pressão.

  • Continuar séries iguais.

  • Seguir séries alternantes.



  • Continuar séries utilzando o metrónomo a ritmos progressivamente mais rápidos.

  • Completar desenhos segundo os modelos propostos.


- Exercícios de repassar
  • Trajetórias

  • Desenhos


 -Exercícios de cópia
  • Linhas retas

  • Diagonais

  • Figuras simples

  • Figuras complexas

  • Figuras em posição simétrica

REEDUCAÇÃO VISUOMOTOR

A Reeducação Visuomotora é o conjunto de atividades que  tem como finalidade melhorar a capacidade de coordenar os movimentos precisos da mão com a visão. Este tipo de reeducação melhora as dificuldades derivadas do inadequado suporte do lápis, a fluidez e a eficácia da pinça fina.


- Perfurados ou picotado
  • Perfurar dentro de uma folha de papel ou desenho.


  • Perfurar entre duas linhas de progressivo estreitamento.


  • Perfurar dentro de franjas rectilíneas ou curvilíneas.


  • Perfurar sobre linhas retas e desenhos com predomínio da linha reta de dificuldade crescente.


  • Perfurar desenhos com linhas curvas.


  • Perfurar desenhos complexos.


  • Utilizar o metrónomo para perfurar: inicialmente ritmos lentos sobre desenhos simples. Depois ritmos rápidos sobre desenhos complexos. Isto permite melhorar a fluidez das associações visuo-motoras. Cada movimento do metrónomo acompassa com uma perfuração sobre o desenho.


- Recortar e rasgar
  • Recortar (tesoura) 








- Rasgar (com as mãos)


- Modelagem (com plasticina)
  • Fazer bolas do mesmo tamanho que o modelo exposto.
  • Formar bolas com tamanho crescente ou decrescente.
  • Formar bolas alternado cores diferentes.
  • Formar bolas alternado tamanhos.
  • Formar cilindros como o modelos proposto.


- Enfiamentos
  • Com placas de plástico, cartão ou madeira, enfiar um cordão procurando fazê-lo com a maior velocidade possível.




  • O mesmo exercício com diferentes tipos de alternância.


  • Enroscar e desenroscar parafusos.


  • Com bolas perfuradas ou com contas enfiar um fio através de uma agulha.


  • A mesma atividade com seriações de diferentes tamanhos, cores ou formas.





Nota: A Reeducação Visuomotora é uma componente do método antidisgráfico de Pérez (2005) descrito no livro "La disgrafia. Concepto, diagnostico y tratamiento de los transtornos de escritura".
Postar um comentário