segunda-feira, agosto 01, 2011

Psicomotricidade

Dividindo a palavra psicomotricidade temos:

Psico = aspectos biomaturacionais – aspectos cognitivos – aspectos afetivos

Motricidade = movimento – ação corporal

A sociedade brasileira de psicomotricidade (SBP) fundada em 80 define a psicomotricidade como “uma ciência que tem como objetivo o estudo do homem, através do seu corpo em movimento, nas relações com seu mundo interno e externo.”

Áreas de atuação:

- Estimulação psicomotora: processo para o desenvolvimento harmonioso da criança nos primeiros anos de vida. Despertar o corpo por meio de movimentos e jogos. Desabrochar do movimento.

- Educação psicomotora: abrange toda a aprendizagem da criança, facilita condições naturais e previne distúrbios corporais, se realiza na escola, na família, nos meios sociais, esportes (judô, natação...) dirige-se a crianças em condições de freqüentar a escola sem problemas maiores. Na escola, na primeira infância, toda educação é psicomotora. Na segunda infância ela ainda é o centro, mas diferencia com expressão, lógica, etc., mas a educação psicomotora mantém relação com todas as atividades. A educação psicomotora é uma ação psicopedagógica que utiliza os meios de educação física com a finalidade de normalizar ou melhorar o comportamento do indivíduo.
- Reeducação psicomotora: é para quem tem distúrbio psicomotor. É educar um indivíduo que não assimilou adequadamente em etapas anteriores. Está contida em varias áreas profissional: pedagogia, Ed. Física, fonoaudiologia, fisioterapia, Terapia educacional, psicologia, arte-educadores, educadores, médicos, etc.

- Terapia psicomotora: desorganização total da harmonia corporal e pessoal. Crianças com agressividade acentuada, pulsões motoras incontroladas, excepcionalidade, transtornos de personalidade.

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