Prova 1 - Discriminação fonética
De posse do protocolo que está anexado, a terapeuta explica à criança que vai falar uma seqüência de sílabas, as quais deverão ser escritas sobre os traços da coluna à esquerda, uma sílaba em cada espaço.
Ditar: pa ta ca ba da ga cha sa ja zafa va
la lha
ma na nha
ra "ara"
Prova 2 - Análise de sucessão de sons - protopalavras:
A criança deverá escrever as protopalavras ditadas pela terapeuta, após tê-las repetido verbalmente, ou seja, a terapeuta fala a protopalavra, a criança a repete, e depois escreve, seguindo as colunas da prova, no protocolo, na seguinte ordem:
1ª coluna: dissílabos; 2ª coluna: trissílabos; 3ª coluna: polissílabos.
mouco ricapé otrudiré
bartim nuronli acoutebo
linou sizado drabadupo
fanve ierói pranchuhonti
sigo roguchi protadigu
Nos quadrinhos à esquerda de cada coluna, a terapeuta marca os erros ou acertos, colocando uma + ou um 0 em cada espaço correspondente à cada sílaba.
Prova 3 - Memória auditiva de frases:
A terapeuta explica à criança que vai ditar algumas frases, as quais ela deverá ouvir atentamente, repetir em voz alta e só depois escreve-las nas linhas disponíveis no protocolo.
Ditar:
Ele fez tudo preto.
Eu perdi minha bicicleta.
Papai achou um jornal no bosque.
Mamãe deixou o guarda chuva no jardim.
Eu gostaria muito de sentar na grama fresca.
Na avaliação, observar se a criança começa a frase com letra maiúscula, se dá espaço entre as palavras, se faz pontuação.
Marcar os erros ortográficos, verificando se eles comprometem o sentido das frases. Observar se a criança
omite palavras na frase.
Prova 4 - Ditado:
A terapeuta explica à criança que vai ditar uma série de palavras, as quais ela vai ouvir e não precisa repetir em voz alta, basta escrevê-las na frente dos numerais em seqüência, no espaço do protocolo destinado a esta prova.
Ditar:
bebedouro poder atlas
quando quando xícara
problema qual cheque
qual palhaço enxoval
coqueluche juventude azedo
quinze urubu fazenda
rato mangueira conhecimento
duvidoso carro ânimo
fino recruta
guaraná selva
anjo sapateado
mão tabuleta
Prova 5 - Evocação:
A terapeuta explica à criança que vai lhe mostrar umas figuras. Não vai lhe dizer os nomes das figuras, mas ela deverá olhar a escrevê-los diante dos numerais desta parte do protocolo.
Figuras anexas na pasta em apresentação de power point.
1 - avião 16 - rosa 31 - círculo
2 - pato 17 - árvore 32 - quadrado
3 - elefante 18 - açucar 33 - retângulo
4 - flor 19 - cenoura
5 - banana 20 - sapato
6 - gato 21 - sapo
7 - casaco 22 - abacaxi
8 - coelho 23 - espantalho
9 - borboleta 24 - chapéu
10 - cavalo 25 - pão
11 - cachorro 26 - laranja
12 - girafa 27 - pasta
13 - moedas 28 - uva
14 - geladeira 29 - cofre
15 - maçã 30 - triângulo
Prova 6- Organização do Pensamento:
A criança deverá observar a figura mostrada pelo terapeuta, que solicita a ela que descreva o que está vendo, primeiro verbalmente e depois, por escrito. Pedir para dar um nome à história.
Na avaliação, observar:
se a linguagem tem relação com a figura;
se há enumeração de elementos de forma estática ou dinâmica;
personagem central: quem é, onde está, que ação executa;
orientação temporal
enriquecimento do personagem: se a ele são atribuídas qualidades ou defeitos;
personagens secundários descritos de maneira objetiva ou não;
personagens secundários em relação ao tema;
aspectos projetivos.
Avaliação
Este instrumento é de avaliação qualitativo. O psicopedagogo deverá estar atento durante todo o tempo de aplicação das provas, observando a postura no manejo do lápis, a postura corporal, agitação motora, nível de cansaço ou desinteresse.
Além disso, deverá observar os aspectos relacionados com hipertonia ou hipotonia muscular, expressos por meio de uma letra muito clara ou muito escura.
O movimento da escrita, da esquerda para a direita, o movimento correto das letras, o fato de a criança escrever a palavra inteira para depois colocar os sinais específicos(til, acentos, cedilha etc).
Não é importante o tipo de letra usado pela criança (cursiva, de imprensa, bastão etc). Porém, se ela perguntar que tipo de letra deve usar, deve-se sugerir a cursiva.
É importante observar se ela mantém o mesmo tipo de letra durante toda a avaliação ou se o modifica.
Anotar as trocas fonéticas, casos existam e as dificuldades ortográficas que apareçam e que possam ser indícios de disgrafia ou disortografia.
Fonte: www.psicopedagogavaleria.com.br
Um comentário:
Adorei o material. Sou Profª de Sala de Recursos em MG. Adoraria trocar informações com você. Profª Lene
clarissetoledoprojetoluzes.blogspot.com
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