Sendo um “método não verbal”, sua aplicação consiste em solicitar ao cliente que construa cenários em uma caixa de areia, da forma que desejar, usando miniaturas.A observação da disposição das miniaturas escolhidas pelo paciente revela seu estado mental, por se tratar de um reflexo de suas imagens interiores, que afloram livremente dentro de um “espaço livre e protegido”- a caixa de areia – como é proposto Kalff. Desta forma, o JOGO de AREIA funciona como uma ponte entre o mundo inconsciente e a realidade externa.
Após uma seqüência de cenários, em um momento adequado, faz-se, em conjunto com o cliente, a interpretação, a discussão e as ligações entre os cenários e os fatos reais da vida interior (psíquica) e exterior do cliente. Esta exibição dos cenários faz com que o cliente tenha um contato concreto com seu inconsciente, reforçando e possibilitando a mudança. Uma das funções do JOGO DE AREIA é ser um dos caminhos para a transformação.

Este método é indicado para todas as idades e sua característica principal é o acesso mais rápido ao inconsciente, em muitos casos possibilitando o abreviamento do processo de cura, por propiciar o aprofundamento da análise, pois através dos cenários o paciente projeta uma imagem do seu estado psiquico-emocional e entra em contato com o seu EU mais profundo. É igualmente indicada para pessoas profundamente introvertidas, intuitivas, racionais, extremamente tensas, agressivas, hiperativas, com dificuldades de comunicação, depressão ou com deficiência de comunicação (fala, audição).
A aplicação deste método apresenta as seguintes vantagens: diminuição da ansiedade, a possibilidade de expressar os impulsos agressivos, o aumento da segurança e da estabilidade interna, proporcionadas pela estrutura estável, livre e extremamente acolhedora que esta prática oferece ao paciente, além da diminuição considerável dos sintomas em um curto espaço de tempo, em inúmeros casos.Fonte: Texto de autoria de Renata Whitaker Horschutz e Edna Garcia Levy, fotos de Edna Garcia Levy.
Literatura em diversos idiomas
Obras em português:- Ammann, Ruth, A terapia do Jogo de areia, Paulus, SP, 2002 Diaz, Patricia G., Adolescência e escolha, Casa do Psicólogo, 2009
- Diaz, Patricia G., Adolescência e escolha, Casa do Psicólogo, 2009.
- Vieira, André G., A interpretação do brincar na caixa de areia, Armazem Digital, Porto Alegre, 2006
- Weinrib, Estelle, Imagens do Self, Summus Editorial, SP, 1993Diaz, Patricia G., Adolescência e escolha, Casa do Psicólogo, 2009.

Um comentário:
O TEXTO DE ALICIA FERNANDEZ NO INICIO DO BLOG MOSTRA O CONHECIMENTO E A SENSIBILIDADE DESSE ESPAÇO. PARABÉNS.
Postar um comentário