Lembrando aos psicopedagogos (as) que a formação continuada, seja o estudo contante ou pesquisas é muito importante, precisamos nos manter atualizados, participar de Seminários, Congressos, Simpósios, Grupos de Estudos, enfim, todos os dias aprendemos algo!
Desta maneira não podemos nos apegar somente aos testes e avaliações para obtermos meros resultados, temos que buscar o conhecimento a fim de nos aperfeiçoarmos a cada dia refinando nosso olhar e nossa escuta psicopedagógica.
Leiam este fragmento retirado do texto do Relatório aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes do Senado Federal.
"Em que pese ter surgido da necessidade de solucionar o problema dos alunos que apresentassem dificuldades escolares, a psicopedagogia já há muito superou sua gênese e se afirmou como a atividade que busca entender os fundamentos e desenvolvimento da aprendizagem e sua relação com o meio social, familiar e escolar do aluno, atacar os problemas que podem ocorrer nesse processo e, se possível, preveni-los. Nesse sentido, a participação do psicopedagogo – que não se confunde com a do orientador educacional nem com a do psicólogo escolar no processo educacional é essencial, pois ainda que não seja possível prevenir todos os problemas que podem ocorrer, é fundamental para o acompanhamento e diagnóstico das patologias do aprendizado e pela sua correção, se for o caso."
Exmo. Senador Augusto Botelho
Este material apresenta textos
expositivos, com tipos de organização diferenciados. Tem como objetivo auxiliar
psicopedagogos e fonoaudiólogos na avaliação da compreensão leitora de alunos
com queixa de dificuldades de aprendizagem e leitura.
CONFIAS - Consciência fonológica instrumento de avaliação
sequencial
O CONFIAS é um instrumento que tem como
objetivo avaliar a consciência fonológica de forma abrangente e sequencial. A
utilização deste instrumento possibilita a investigação das capacidades
fonológicas, considerando a relação com a hipótese da escrita (Ferreiro &
Teberosky, 1991). Além disso, contribui para a prática na alfabetização e
instrumentaliza profissionais de diferentes áreas tais como fonoaudiólogos,
psicopedagogos, psicólogos e educadores, podendo também, subsidiar pesquisas
acadêmicas na área da linguagem, da psicologia cognitiva e da educação. Faixa
etária: a partir de 4 anos de idade.
EAME-IJ - Escala para avaliação da
motivação escolar infanto-juvenil
A Escala para Avaliação da Motivação
Escolar Infanto-juvenil (EME-IJ) é indicada para ser aplicada em crianças e
adolescentes de 8 a 11 anos. Fornece três tipos de medidas sendo, uma
relacionada à motivação escolar intrínseca, outra à extrínseca e à motivação
escolar geral da pessoa. A aplicação pode ser de forma individual ou coletiva,
é rápida, não ultrapassando 10 minutos e sua utilização é dirigida a
profissionais da área educacional.
EAVAP-EF - Escala de avaliação das
estratégias de aprendizagem para o ensino fundamental
A EAVAP-EF avalia as estratégias
cognitivas e metacognitivas de aprendizagem relatadas e utilizadas por alunos
do ensino fundamental. Pode ser empregada no diagnóstico psicoeducacional de
crianças do ensino fundamental ou de pessoas do mesmo nível de escolaridade que
demonstram dificuldades para estudar e aprender. É de fácil manipulação por
parte do aplicador e de fácil entendimento por parte dos avaliados.
PROLEC 1º ED - Prova de avaliação dos
processos de leitura
O PROLEC - Provas de Avaliação dos
Processos de Leitura é o teste mais utilizado por fonoaudiólogos, psicólogos e
professores em países de língua hispânica, na avaliação de crianças disléxicas
e, é igualmente empregado nas investigações científicas sobre dificuldades de
aprendizagem como demonstram as numerosas vezes em que aparece citado nas
publicações sobre esse tema. As pesquisadoras brasileiras, em parceria com
Fernando Cuetos, adaptaram a ferramenta para uso no Brasil, com o objetivo de
oferecer um instrumento capaz de identificar as dificuldades que interferem no
processo de desenvolvimento da leitura, atuando como um guia para orientar
programas de recuperação.
TDE - Teste de desempenho escolar
O TDE é um instrumento que busca oferecer
de forma objetiva uma avaliação das capacidades fundamentais para o desempenho
escolar, mais especificamente da escrita, aritmética e leitura. Indica de uma
maneira abrangente, quais as áreas da aprendizagem escolar que estão
preservadas ou prejudicadas no examinando. A faixa etária abrange a avaliação
de escolares de 1ª a 6ª séries do Ensino Fundamental, ainda que possa ser
utilizado com algumas reservas, para a 7ª e 8ª séries.
Coleção Aprendizagem e Nível de Operatoriedade: Os 3
Porquinhos
Esta técnica é composta por 8 pranchas,
possuindo como elemento básico a história de Os três porquinhos. A criança
conta uma história para cada uma das pranchas apresentadas. A correção é
realizada pela avaliação qualitativa, com base nos níveis de operatoriedade
propostos por Piaget, sensório-motor, pré-operacional, operatório concreto e
lógico-formal, incluindo a transitividade de uma fase para outra.
Coleção: Os contos de Fadas e a
Psicopedagogia
Dar recursos para a avaliação de crianças
que apresentem problemas na aprendizagem da lecto-escrita. Composto por quatro
contos de fadas (Cinderela, Branca de Neve, João e Maria, e Chapeuzinho
Vermelho), embora todos os demais contos de fadas possam ser utilizados. A correção
é realizada pela avaliação qualitativa.
Técnicas de Diagnóstico Psicopedagógico: O
diagnóstico clínico na abordagem interacionista
Tem como objetivo atender às possíveis
necessidades dos colegas de trabalho, facilitando-lhes ao máximo a tarefa
diagnóstica. Isso se faz possível, pelo conteúdo apresentado trazer não somente
as técnicas em si, mas também sugestões para investigação e avaliação das aplicações.
Além das técnicas, é oferecida uma metodologia específica a fim de tornar as
interpretações e hipóteses mais fidedignas.
MANUAL PRÁTICO DO DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO CLÍNICO - SIMAIA SAMPAIO
Neste manual, de maneira prática e
objetiva, a autora descreve minuciosamente os passos e a aplicação das técnicas
usadas no diagnóstico psicopedagógico clínico baseado na Epistemologia
Convergente.
Como professora de pós-graduação e
supervisora de psicopedagogos, observa a dificuldade que os alunos encontram em
unir todas as etapas do diagnóstico para realização do estágio e, mesmo depois
de formados, eles sentem dificuldades ao iniciar seu atendimento clínico, por
causa da ausência de material de apoio. Por isso, descreve aqui, passo a passo,
a realização do Contrato Inicial, EOCA, Provas Operatórias, Técnicas
Projetivas, Outros Testes, Anamnese, Devolução e Informe Psicopedagógico.
5 CHANCES - TESTE DE COORDENAÇÃO MOTORA, HABILIDADES CONCENTRAÇÃO Tem uma estrutura que inicialmente gera
medo e ansiedade.
O objetivo é conduzir de um lado para o
outro uma arruela por meio de um fio metálico, sem tocá-lo. Para isso, tem-se 5
chances e, para cada chance usada um led vermelho é acesso. Ao acender o 5º,
deve-se voltar e reiniciar a atividade / treino.
Vem com 2 tipos de trajetória, uma muito
fácil e outra muito difícil, não havendo o meio termo.
CAIXA LÚDICA CENTRADA NA APRENDIZAGEM
Tanto no diagnóstico como no tratamento a
utilização de situações lúdicas possibilita a compreensão do funcionamento do
processo cognitivo, afetivo-social e suas interferências na aprendizagem da
criança, permitindo aumentar sua autoconfiança e autoestima o que, consequentemente,
irá ajudá-la a desempenhar seu papel ocupacional.
FAMÍLIA LÚDICA TERAPÊUTICA
Cabe aos pequenos bonecos de pano
flexíveis uma grande variedade de tarefas na idade escolar, mais especialmente
entre sete e doze anos. A correspondente família flexível permite, que a criança
se familiarize com as relações sociais. Mesmo quando sua própria família
apresentar algumas particularidades.
MALETA DE PROVAS OPERATÓRIAS
Avaliação qualitativa, com base nos níveis
de operatoriedade propostos por Piaget, sensório-motor, pré-operacional,
operatório concreto e lógico-formal.
MEMO
O MEMO é um equipamento destinado a
estimulação de memória recente, atenção e concentração em pacientes com
déficits neurológico, distúrbio de aprendizagem, transtorno do déficit de
atenção, entre outras patologias. O MEMO gera uma sequência aleatória de
estímulos sonoros e luminosos e o paciente deve repeti-las pressionando o botão
correspondente a cor e ao som.
TAPETE DAS HABILIDADES
Essa coleção tem como meta principal
estimular o desejo de aprender e o desabrochar da criatividade nas mais
variadas fases do desenvolvimento infantil.
Os conceitos trabalhados nesta coleção
foram testados por profissionais das áreas da Educação, da Fonoaudiologia, da
Psicologia e da Psicopedagogia que, com satisfação, alcançaram seus objetivos
de forma rápida e eficaz.
Segundo Chamat
(1997), os objetivos gerais deste teste se dão através da apresentação de seis
lâminas que compõem o Teste Coleção Papel de Carta, as lâminas com desenhos
infantis, sugerem temas específicos como: Comunicação, Vinculação Afetiva,
Receber Afeto, Interação Familiar, Relação com a Aprendizagem e Prognóstico,
através destas lâminas pretende-se levar a criança a projetar-se nos
personagens, possibilitando detectar possíveis causas de suas dificuldades de
aprendizagem, através da análise dos aspectos manifestos e latentes de sua
elaboração, bem como a análise de sua escrita. A criança conta uma história
sobre cada lâmina, que é devidamente anotada pelo aplicador. A correção é
realizada pela avaliação qualitativa de cada história apresentada.
Álbum de Figuras – Avaliação
ortográfica
O material “Álbum de Figuras para Análise
Ortográfica” tem por finalidade ser utilizado como instrumento para se avaliar
o desenvolvimento e aprendizagem da linguagem escrita.
Baseia-se na ortografia do português
brasileiro e foi organizado para ser utilizado com educandos que estão em
processo de alfabetização ou frequentam as séries iniciais de ensino, 1º ao 5º
anos, e que estão apresentando dificuldades nesta aquisição ou outros
distúrbios de leitura e escrita.
Em formato de álbum, com espiral,
apresenta 30 cartões, medindo 14x10cm. Contém 27 figuras coloridas, que
representam conceitos de categorias diversas tais como: meios de transporte,
animais, objetos e outros que estimulam a escrita de uma lista de palavras. As
figuras de número 28, 29 e 30, representam desenhos temáticos e oportuniza a
escrita de novas palavras, frases e/ou texto, na forma de descrição ou
elaboração. Acompanha folheto de instrução com orientações para correção.
Álbum de Figuras – Avaliação
de Linguagem Oral
O álbum de figuras para nomeação tem por
finalidade servir como instrumento de avaliação da linguagem oral, no seu
aspecto fonético-fonológico.
Na forma de álbum com espiral apresenta,
nesta 2ª atualização (2006), 30 cartões medindo, aproximadamente, 14x10cm.
Contém 29 figuras coloridas cujos conceitos pertencem ao vocabulário de
crianças e adultos, e permite observar a emissão do fonema desejado, bem como
analisar o sistema fonológico do usuário. Foi cuidadosamente organizado de modo
a contemplar todos os fonemas da língua portuguesa, diversas ocorrências do
mesmo fonema, ocorrência em diferentes posições nas palavras.
Nesta nova versão, a figura de nº. 30
representa um desenho temático que oportuniza a emissão de outras palavras e
frases, na forma de descrição ou narrativa, o que possibilita o fornecimento de
mais dados para a investigação fonológica. O aspecto visual gráfico dos
desenhos busca contemplar critérios de acessibilidade visual, visando o uso do
mesmo com um amplo espectro de usuários, inclusive aqueles que apresentam
necessidades especiais. Acompanha folheto com referencial teórico e instruções,
bem como um protocolo para registro da transcrição e análise fonêmica (2
páginas).
AVALIAÇÃO DE LEITURA E ESCRITA - EMÍLIA
FERREIRO
CAIXA DA AVALIAÇÃO DO NÍVEL DA ESCRITA E DA LEITURA
EMILIA FERRERO E ANA TEBEROSKY
Manual de aplicação, original da folha de respostas, livro de
histórias e cartões.
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