segunda-feira, junho 03, 2013

Jogo Educativo- Adoro Aprender Brincando

O Jogo Educativo - Adoro Aprender Brincando - foi, exclusivamente, criado para a apresentação da oficina da disciplina Psicomotricidade do curso de pós graduação em psicopedagogia clínica, institucional, hospitalar e empresarial por Jossandra Costa Barbosa, aluna do curso, os desenhos são originais assim como toda sua arte gráfica.

O jogo é composto :por um tapete em lona com tamanho original de 2,90x1,70m, um dado de 0,50cm, (3) três caixas e várias placas. 


Assim como demonstram as fotos abaixo.

Jogo Educativo -Adoro Aprender Brincado
( No tamanho Original ele possui mais espaço para os jogadores percorrerem o percurso) 



Dado Criativo (Pode ser usado os números, as cores e as formas geométricas) 

Caixas com Placas 



Materiais que podem ser usados com o jogo
Jogo Educativo “Adoro aprender Brincando”(2,70x1,60 em lona)
Suplemento do jogo
Caixa dos desafios
Caixa das curiosidades
Caixa Hora de Aprender
Placas com as atividades digitadas
Dado Criativo com três funções (cores, números e figuras geométricas)
1 bambolê
Caixa de som, cd, notebook
Objetos para identificar (carrinho, Bombril, algodão, madeira)

O jogo poderá ser usados nos consultórios psicopedagógicos e escolas( tanto pelos professores como pelo psicopedagogo institucional).

O público alvo são crianças de 3 a 12 anos.
Os objetivos são: Trabalhar AFETIVIDADE- APRENDIZAGEM - MOVIMENTO

Além disso podemos:
Incentivar as crianças a encontrar soluções para os problemas propostos;
Trabalhar aprendizado de forma interdisciplinar de forma lúdica;
Relaxar as crianças;
Proporcionar momentos de afetividade entre os integrantes do grupo;
Desenvolver nas crianças habilidades motoras, equilíbrios, sensorial e de lateralidade.
Ajudar as crianças a conviver com sentimentos de frustações, ansiedade e realizações;
Mostrar a importância das regras, seu bom uso e benefícios;
Abordar temas pessoais através da brincadeira do o que é o que é ?
Incentivar as crianças a enfrentar desafios motores, como pular, rodar, dançar, etc;
Trabalhar formas geométricas, números e cores;

O jogo de regras “Adoro aprender brincando” tem como objetivo um desafio entre pares feito entre as crianças para uma corrida pelas casas 01 a 24.

As casas estão divididas em:
03 horas do abraço
05 desafios;(com atividades de atividade motora – dançar, pular, rodar bambolê, etc)
08 casas com hora de aprender ( com atividades de linguagem e conhecimentos matemáticos);
03 casas com O que é o que é? ( perguntas referentes a sua vida familiar e cotidiana);
02 casas bomba volte duas casas/
01 casa bônus surpresa.
Personagens que expressão emoções e dialogam com os jogadores incentivando, alertando e parabenizando.


Estratégias estimuladoras (sensibilização, desenvolvimento e fechamento)
Como jogar:
O psicopedagogo (a) ou professor deve antes de iniciar o jogo explicar as regras do jogo, como ele funciona, separando a turma em duplas.

As crianças devem ficar em pé na largada do jogo, deve-se tirar par ou impar para saber quem vai jogar o dado primeiro. É importante incentivar a criança a ler as boas vindas que o palhacinho diz na entrada.

O dado pode ser usado tanto a sequência de número como de cores e formas geométricas.

A criança deve andar somente a quantidade de casa que o dado indicar, nesse momento deve-se incentivar a criança a ler o que tem na casa e os incentivos que aparecem no trajeto do jogo, enfatizando que emoções elas representam.

O(a) jogador(a) terá que resolver o desafio psicomotor, a pergunta ou a curiosidade que a casa do jogo indicar.

Ao chegar na casa HORA DO ABRAÇO o(a) jogador(a) deverá escolher alguém da turma para dar um abraço.

O(a) Jogador(a) que chegar a casa 10 deverá voltar duas casas.

Os desafios psicomotores podem ser dançar músicas, pular cordas,fazer movimentos a direita ou esquerda dentre outros.

Nas casa Hora de Aprender o aluno deve resolver atividades a que o mediador pretende que ele aprenda (matemática português, ciências,etc).

Nas casa Curiosidades (O que é o que é) podem ser usados perguntas pessoais como o que deixa a criança ansiosa, nervosa, o que ela gosta da aula, na família , nas brincadeiras, etc.

Ao vencer o jogo a criança deve ser felicitada por todos inclusive ao parceiro que perdeu, este deverá voltar pro seu lugar e outra dupla começar a brincar o jogo.

Deverá ser desclassificado o (a) jogador (a) que se recusar a cumprir as regras do jogo e deverá esperar uma nova rodada para jogar novamente.

No final de todas as duplas, explicar as crianças que não ganharam que poderão jogar e ganhar numa nova oficina.

Após todas as equipes terem brincado, o psicopedagogo ou professor deve sentar em circulo com todas as crianças e perguntar se eles gostaram do jogo, o que sentiram ao ganhar ou perder, se gostariam de brincar de novo, o que mais gostaram, do que sentiram medo, do que não gostaram no jogo e o principal o que aprenderam brincando. Todas as respostas devem ser anotadas em uma ficha resumo.

Regras do Jogo:Brincar é muito mais que diversão para as crianças. É um momento de total interação e socialização com o mundo exterior. Utilizando recursos como jogos de regras ou simbólicos a criança se sente estimulada a enfrentar desafios.

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