Paula Nadal (paula.nadal@fvc.org.br)
Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. Caracterizam-se pelos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, assim como pelo estreitamento nos interesses e nas atividades.
Os TGD englobam os diferentes transtornos do espectro autista, as psicoses infantis, a Síndrome de Asperger, a Síndrome de Kanner e a Síndrome de Rett.
Com relação à interação social, crianças com TGD apresentam dificuldades em iniciar e manter uma conversa. Algumas evitam o contato visual e demonstram aversão ao toque do outro, mantendo-se isoladas. Podem estabelecer contato por meio de comportamentos não-verbais e, ao brincar, preferem ater-se a objetos no lugar de movimentar-se junto das demais crianças. Ações repetitivas são bastante comuns.
Os Transtornos Globais do Desenvolvimento também causam variações na atenção, na concentração e, eventualmente, na coordenação motora. Mudanças de humor sem causa aparente e acessos de agressividade são comuns em alguns casos. As crianças apresentam seus interesses de maneira diferenciada e podem fixar sua atenção em uma só atividade, como observar determinados objetos, por exemplo.
Com relação à comunicação verbal, essas crianças podem repetir as falas dos outros - fenômeno conhecido como ecolalia - ou, ainda, comunicar-se por meio de gestos ou com uma entonação mecânica, fazendo uso de jargões.
Como lidar com o TGD na escola?
Crianças com transtornos de desenvolvimento apresentam diferenças e merecem atenção com relação às áreas de interação social, comunicação e comportamento. Na escola, mesmo com tempos diferentes de aprendizagem, esses alunos devem ser incluídos em classes com os pares da mesma faixa etária.
Estabelecer rotinas em grupo e ajudar o aluno a incorporar regras de convívio social são atitudes de extrema importância para garantir o desenvolvimento na escola. Boa parte dessas crianças precisa de ajuda na aprendizagem da autorregulação.
Apresentar as atividades do currículo visualmente é outra ação que ajuda no processo de aprendizagem desses alunos. Faça ajustes nas atividades sempre que necessário e conte com a ajuda do profissional responsável pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE). Também cabe ao professor identificar as potências dos alunos. Invista em ações positivas, estimule a autonomia e faça o possível para conquistar a confiança da criança. Os alunos com TGD costumam procurar pessoas que sirvam como 'porto seguro' e encontrar essas pessoas na escola é fundamental para o desenvolvimento.
http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/educacao-especial/transtornos-globais-desenvolvimento-tgd-624845.shtml
Plano
de Atendimento Educacional Especializado para aluno TGD
Olá Pessoal, através de pesquisas sobre o
trabalho educativo com crianças que apresentam TGD - Transtorno Global do
Desenvolvimento, adequei esse Plano de Ação Pedagógica para aplicá-lo com minha
educanda na Sala de Recursos Multifuncional.
Socializo com vocês, para quem possa
interessar.
ESCOLA
BÁSICA PREFEITO ALBERTO WERNER
PROFESSORA
DO AEE: ANDRÉA REGINA MARQUES PADILHA.
PLANO DO AEE PARA EDUCANDA COM TGD - 2012
NOME: I.S.C
IDADE: 07
ANOS SÉRIE: 2º ANO TURNO:
VESPERTINO
PROFESSORA
DO AEE: ANDRÉA PADILHA – AEE
PROFESSORA
DO ENSINO REGULAR: M. L.
AGENTE:
M.
OBJETIVO
GERAL
Proporcionar
à educanda a possibilidade de relacionar-se com conteúdos acadêmicos e
conceitos básicos condizentes com sua faixa etária, objetivando aprimorar seus
conhecimentos pré-adquiridos, visando sua maior independência e autonomia nas
atividades de vida diária e favorecendo a comunicação e adequação de seu
comportamento nas diversas situações sociais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
a) ACADÊMICOS
A aluna deverá ser capaz de:
·Segurar
objetos;
·Realizar
encaixes em eixos fixos;
·Interessar-se
por brinquedos;
·Associar
escova de dentes à atividade de escovação;
·Associar
colher à atividade de lanche;
·Associar
bolinha à atividade de estimulação;
·Associar
copo à atividade de beber água;
·Segurar
giz de cera, apresentando boa preensão;
·Apresentar
movimento de pinça;
·Realizar
atividades de pintura sem limites;
·Participar
de atividades de colagem com diversos tipos de materiais, com diferentes
texturas;
·Interagir
em atividades envolvendo cores primárias;
·Manipular
formas geométricas: círculo, quadrado e triângulo;
·Identificar
as partes do corpo humano (cabeça, tronco e membros);
·Interessar-se
por livros de histórias infantis;
·Manusear
massa de modelar;
·Discriminar
fonte sonora;
·Demonstrar
sensação ao manusear texturas;
·Interagir
com outras crianças;
·Imitar
movimentos de bater palmas;
·Imitar
movimentos de fazer tchau;
·Imitar movimentos de mandar
beijo;
B) COMPORTAMENTAIS
A aluna deverá ser capaz de:
·Pedir
água;
·Obedecer
a ordens simples;
·Esperar
sua vez durante as atividades;
·Reduzir
comportamento de jogar objetos ao chão;
·Permanecer
sentada durante 15 minutos;
·Direcionar
a atenção para a tarefa;
·Diminuir
exploração sensorial (colocar objetos na boca);
·Reduzir
comportamento de gritar e automutilação quando frustrada;
·Reduzir a
destrutividade nos momentos de realização das atividades;
·Reduzir
agitação enquanto realiza atividades.
·Nos
momentos de agitação, oferecer dicas verbais e/ou gestuais para que a aluna
atente-se para a atividade que estava sendo realizada;
·Confeccionar atividades que sejam
do interesse da aluna, para que permaneça sentada durante maior período de
tempo;
C) OBJETIVOS PARA COMUNICAÇÃO
A aluna deverá ser capaz de:
·Pedir o
que quer;
·Expressar-se
com apoio dos cartões concretos;
·Pedir ajuda.
D) OBJETIVOS PARA ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA
A aluna deverá ser capaz de:
·Caminhar
corretamente ao lado da professora;
·Caminhar
em ritmo apropriado;
·Sentar-se
corretamente durante o lanche;
·Mastigar
corretamente os alimentos;
·Alimentar-se
com independência;
·Escovar
os dentes com independência;
·Lavar as
mãos;
·Secar as
mãos;
·Despir-se
com independência;
·Vestir-se com independência;
ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO:
Período
de Atendimento: Durante todo o 2º Semestre
Frequência:
1 vez na semana – Toda segunda-feira
Tempo de
Atendimento: 1 hora – Das 10:40h às 11:40h.
Composição do atendimento: Individual / Em momentos
que se fizer necessário à professora do AEE convidará 1 ou 2 alunos do
programa Segundo Tempo para participarem da atividade com a educanda.
CONTEÚDOS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
·Nome
próprio;
·Expressão
oral;
·Formas de
comunicação;
·Leitura e
apreciação de histórias;
·Músicas.
CONHECIMENTO LÓGICO - MATEMÁTICO:
·Cores;
·Formas
geométricas;
·Texturas;
NATUREZA E SOCIEDADE:
·Sequência
temporal;
·Convívio
em grupo;
·Alimentação;
·Esquema corporal;
IDENTIDADE E AUTONOMIA:
·Higiene
pessoal (bucal, e durante as refeições);
·Independência
na realização das A.V.Ds;
·Socialização.
MOVIMENTO E EXPRESSIVIDADE:
·Rasgadura;
·Colagem;
·Pintura
livre;
·Coordenação viso-motora e motora
fina;
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
ATIVIDADE DE CUMPRIMENTOS, BOM DIA E DESPEDIDA DA
MÃE:
Todos os dias ao chegar para o atendimento realizar
a atividade de chegada sendo trabalhados alguns conceitos: primeiro
cumprimentos (OLÁ, BOM DIA, ABRAÇO NA PROFE...), OUVIR SEU nome e nome da
mamãe, despedida da mãe (TCHAU, ACENO COM A MÃO)
ATIVIDADE DE CHEGADA:
Diariamente sentar na mesinha e através de CARTAZ
DO TEMPO/ PAINEL DE BOM DIA participar da identificação do tempo (sol, chuva,
nublado) e socialização com a professora da ficha adequada. A atividade será
realizada através de música cantada pela professora e aluna e da utilização do
painel do bom dia, no qual a aluna deverá identificar seu nome e imagem e
expressar como está o tempo por meio de figura. A atividade será realizada na
mesinha. Duração de 20 a 30 minutos.
“BOM DIA I..........,
COMO ESTÁ O DIA ?
HOJE TEM/ ESTÁ …. (SOL/ CHUVA/
NUBLADO)
APRENDENDO: Esta atividade será realizada
em qualquer momento que a aluna precisar de ajuda para executar uma tarefa, ou
seja, quando a aluna está em processo de aprendizagem de um conteúdo acadêmico,
bem como uma habilidade comportamental ou motora, sendo que a professora dará o
auxílio necessário para que a aluna realize-a corretamente.
ESTIMULAÇÃO SENSORIAL: A atividade
será realizada diariamente, na sala de aula ou no pátio da escola, com duração
aproximada de 30 minutos. A aluna será estimulada em sua percepção tátil,
visual e auditiva, através do uso de materiais diversificados. Serão
trabalhadas também as habilidades de imitação, percepção e integração mãos e
olhar.
VAMOS RABISCAR?: A atividade será realizada na
mesinha de trabalho, quinzenalmente, com duração aproximada de 20 a 30 minutos.
Serão oferecidas à aluna atividades em folha de sulfite ou cartolina, com
utilização de diversos materiais, como giz de cera, tinta guache, pápeis
diversos com diferentes texturas, cola colorida, entre outros, visando o
contato inicial da mesma com esses materiais de trabalho.
COMUNICAÇÃO: A atividade será realizada na
mesinha, com duração aproximada de 15 minutos, onde será estimulada a
comunicação visual através de diversos tipos de atividades, como leitura
de livros infantis pela professora e manuseio pela aluna, fantoches e figuras
variadas.
ATIVIDADE
EM PEQUENO GRUPO: Atividade realizada na mesinha, com a
participação de uma ou duas crianças, com duração aproximada de 30 minutos.
Nessa atividade, serão oferecidos blocos de montar, bolas, jogos de encaixe,
carros, bonecas, brinquedos diversos entre outros, favorecendo o lúdico e a
interação com outras crianças. Todos os alunos participarão juntos da
atividade.
ESPERAR: Momento no qual a aluna deverá
permanecer no seu lugar (mesa de trabalho), enquanto espera para realizar uma
atividade. Poderá ficar com algum objeto do seu interesse para evitar
comportamentos inadequados devido à ociosidade.
LANCHE: Atividade realizada no
refeitório, uma vez ao mês, com duração de 15 minutos. Utilizaremos os talheres
adaptados.
ESCOVAÇÃO: A aluna terá alguns minutos destinados à sua higiene bucal, após o
lanche, sendo que a mesma será estimulada a realizá-la com independência,
podendo a professora auxiliar na aprendizagem tanto verbalmente quanto
fisicamente, enquanto necessário.
MÚSICA: Atividade de ouvir, cantar,
bater palmas no ritmo, seja em frente ao espelho seja em frente ao computador. Será
realizada quinzenalmente na sala de recursos com a professora Andréa.
OUVIR MÚSICA: A atividade será realizada na
sala. Serão colocados CDs de músicas infantis para que aluna aprimore a
percepção auditiva.
TREINO DE RUA: Esta atividade tem como
objetivo ensinar a aluna a caminhar de forma adequada na rua, desenvolvendo
atenção e noção de perigo.
MATERIAIS UTILIZADOS:
Disponíveis na Unidade Escolar:
·Giz de
cera
·Massa de
modelar
·Cola
·Papel
crepom
·Cola
colorida
·Jogos
pedagógicos
·Brinquedos
diversos
·Livros
infantis
·Instrumentos
Musicais
·Caneta
hidrocor
·Barbante
·Pasta de
dente
·Escova de
dente
·Sabonete
·Toalha
Necessitam ser adquiridos:
Necessitam ser adquiridos:
·Bolas de
borracha;
·Brinquedos
que produzem sons;
·Tinta guache;
·Folhas de
sulfite e cartolina;
·EVA
·Velcro
·Pistola
de cola quente
·Refis de
cola quente
· Papel
laminado
·Palito de
sorvete
·Palito de
fósforo
·Durex colorido
Necessitam serem produzidos:
·
Chocalhos;
·Fichas de
Comunicação Alternativa;
·Cartaz do
Tempo/ Bom Dia
Adequações de materiais:
·Engrossadores
de lápis;
·Talheres adaptados ( aquisição da
EU em 2011)
PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS QUE RECEBERÃO ORIENTAÇÃO
DA PROFESSORA DO AEE:
·Professora
de sala de aula;
·Agente de
Atividade em Ed. Especial;
·Professora
de Artes e Ed. Física;
·Colegas
da turma;
·Equipe
Técnico-pedagógica;
·Funcionários
da escola (merendeiras, zeladoras)
AVALIAÇÃO
A observação e avaliação da educanda dar-se-á
durante o desenvolvimento do trabalho, verificando-se os resultados que vão
sendo alcançados, reestruturando os objetivos, se necessário.
O processo avaliativo será realizado mediante
acompanhamento e registro do desenvolvimento individual do aluno, conforme
critérios pré-estabelecidos. Serão
utilizados os seguintes critérios de AVALIAÇÃO para o AEE:
Níveis de respostas aos objetivos propostos no
bimestre:
ALCANÇOU – A / COR VERDE (quando a educanda demonstrar
independência para tal objetivo, ou seja, houve a aprendizagem)
NECESSITA
DE AUXÍLIO – N.A / COR AZUL (quando a educanda conseguir atingir em
determinados momentos os objetivos propostos, porém somente com auxílio verbal
e/ou gestual para a habilidade avaliada)
NÃO
ALCANÇOU – N.A / COR LARANJA (quando a aluna necessitar de auxílio físico
parcial ou total para a execução da atividade).
Referências
Bibliográficas:
http://www.cedapbrasil.com.br/portal/modules/wfdownloads/
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