quinta-feira, maio 02, 2013

Relato da aplicação do Teste Coleção Papel de Carta.


Coleção Papel de Carta
           
Segundo Chamat (1997), os objetivos gerais deste teste se dão através da apresentação de seis lâminas que compõem o Teste Coleção Papel de Carta, as lâminas com desenhos infantis, sugerem temas específicos como: Comunicação, Vinculação Afetiva, Receber Afeto, Interação Familiar, Relação com a Aprendizagem e Prognóstico, através destas lâminas pretende-se levar a criança a projetar-se nos personagens, possibilitando detectar possíveis causas de suas dificuldades de aprendizagem, através da análise dos aspectos manifestos e latentes de sua elaboração, bem como a análise de sua escrita. A criança conta uma história sobre cada lâmina, que é devidamente anotada pelo aplicador. A correção é realizada pela avaliação qualitativa de cada história apresentada.

Também podemos levantar as possíveis causas da dificuldade de aprendizagem da criança no campo afetivo-cognitivo e a problemática emocional subjacente à aprendizagem quanto aos obstáculos que emergem na relação com o conhecimento.

Analisar os esquemas de pensamento utilizados pelo sujeito, na estruturação das estórias, bem como os aspectos relacionados com sua função semiótica, isto é, os recursos disponíveis quanto aos significantes e significados.

E por fim, processar uma análise específica de sua produção escrita, quanto à estruturação da estória e os tipos de erros cometidos, a fim de subsidiar o trabalho psicopedagógico.

As lâminas são apresentadas uma a uma ao aprendente que deve descrever o que vê na cena e dizer o acha que esta acontecendo com os personagens. Após, pede-se que escolha dentre as seis, a Lâmina que mais gostou e justifique sua escolha, com a finalidade de verificar qual dos estímulos propicia uma maior identificação do sujeito, relacionado com seus medos, desejos e ansiedades, que podem vir a se constituir na causa dos bloqueios e ou inibições afetivo-cognitivas. Pede-se em seguida que escreva a estória narrada oralmente objetivando-se a comparação do conteúdo verbalizado com o conteúdo escrito, bem como a análise de sua escrita. (caso saiba escrever).

Relato da aplicação do Teste Coleção Papel de Carta.

Lâmina 1 – Quem são os personagens e o que está acontecendo? Não soube dizer o que estava acontecendo na cena. Insisto e ele diz que tem um gato, depois modifica, dizendo ser um coelho, tem uma carta que ele vai entregar para o papai noel.

Lâmina 2 – Quem são os personagens e o que está acontecendo? Tem um sapo, coelho, sol, passarinho, bolha, ovelha e um elefante dando banho nos filhotes.

Lâmina 3 – Quem são os personagens e o que está acontecendo? Achou a lâmina muito engraçada, riu muito, disse que tinha um rato fazendo o filho dormir e um passarinho cantando para o outro dormir, eles estão fora da casinha. A mãe do ratinho vai dormir na casinha e vai deixar o filhote na redinha. Nesse momento teve um insight e lembrou-se de fatos da sua infância, de quando tinha 2 anos. Contou-me que achava que sua mãe batia nele porque furava o dedinho do pé com uma agulha para tirar algo. Doía muito e ele chorava. Pergunto se ele continua achando que sua mãe o machucava, ele diz que não, ela apenas cortava suas unhas.

Lâmina 4 – Quem são os personagens e o que está acontecendo? Novamente pôs-se a rir muito. Neste tem um pato, patinhos, um nadando, o outro tá chorando (não sei). Novamente lembrou-se de fatos de quando era menor, desta vez disse que tinha uns 4 anos e que colocou sua irmãzinha dentro de uma banheira em cima da cama e começou a empurrar fazendo de conta que era um carrinho. Sem querer derrubou a banheira, a irmã chorou muito e eles a levaram para o hospital, mas não aconteceu nada, ela não se machucou, mas eles brigaram comigo.

Lâmina 5 – Quem são os personagens e o que está acontecendo? Agora achava tudo engraçado. Sentia-se mais a vontade. Nesta tem um gatinho que tá lendo um livro, um cavalo cheirando o macaco, uma tartaruga dormindo, uma borboleta voando. O macaco tá fazendo uma mágica, tem um palco, olha os livros e os passarinhos voando.

Lâmina 6 – Quem são os personagens e o que está acontecendo? Nessa tem um urso panda, tá brincando de atravessar o rio e tem um pato, um peixe, um sapo e dois passarinhos. Tem um avião e a árvore quebrada, o avião tá passando e todos tão brincando de atravessar o rio. Novamente me contou sobre sua irmãzinha. Sabia que eu brincava com ela de carrinho, sabe aqueles carrinho de bebe, eu subia dentro dele junto com minha irmãzinha e empurrava, só parava quando batia no muro. Mas não machucava ninguém não. Era divertido. Agora não brinco mais com ela, porque moro com a vó e ela na casa da minha mãe, o marido dela não quer que eu vá lá, ele não gosta de mim.

Consigna: Escolha a lâmina que mais gostou e conte uma estória, dando um título para ela.
Ele escolheu a sua preferida, ou seja, a que mais gostou a lâmina nº 3 – depois numerou as outras estabelecendo uma ordem (eu gostei das outras também, nessa ordem:  6 – 4 – 5 – 2 – 1).

Peço que me relate a estória da lâmina escolhida, ele a analisou, ficou bastante pensativo e após minha insistência relatou o seguinte:
A mãe está fazendo o seu filho dormir e os passarinhos estão cantando para ajuda a fazer o filho dormir.
E o filho dormiu como um anjo e os passarinhos cantando.
É de noite e não tá chovendo, o céu tá cheio de estrelas e tá calor e eles tão do lado de fora da casa. A luz tá acesa, lá dentro tá o pai, eles não tem irmãos.

Que título você daria para a sua estória?
AS FAMÍLIA DE RATO.
           
Neste momento V. ficou bastante emocionado, tentou disfarçar cobrindo o rosto com as mãos, mordiscava os lábios, e segurava o choro, eu leio sua estória e ele fica calado, pergunto se gostou se quer mudar algo, diz que não, assim tá bom.
Permanece com a cabeça baixa, pensativo e com os olhos cheios d’água.
Este relato o sensibilizou muito. Está é a sua estória.
Ficamos em silêncio por alguns minutos e encerramos a sessão.

Postar um comentário