quinta-feira, maio 23, 2013

Dia 25 de maio de 2013 acontece a primeira etapa do I Seminário de Educação e Aprendizagem



Muitos são os caminhos que levam ao fracasso escolar. No percurso destes caminhos os professores e os alunos são os mais vitimizados. O que fazer para mudar isto? Como fazer? É possível uma mudança?
           
Ser professor hoje em dia é um grande desafio, sempre foi, e sempre será, nossos professores encontram-se perdidos em meio a tantas teorias, teses, reflexões, metodologias e o que falar de tantas leis.

Ser ou não ser Educador? Primar ou não pelos conteúdos? E a valorização fica onde? A qualidade de trabalho? As doenças causadas pelo excesso de trabalho? O excessivo número de alunos nas salas de aulas? A falta de bibliotecas e de laboratórios, o que fazer?

Durante as palestras e encontros virtuais realizadas no Grupo Psicopedagogiando  membros do grupo colocaram suas queixas sobre a docência e o exercício da profissão, todos em consenso, acreditam que podemos superar os obstáculos e alcançar o sucesso escolar de nossos alunos.

Como?

O I Seminário de Educação e Aprendizagem do Grupo Psicopedagogiando será presencial e dividido em duas partes, a primeira será agora em maio, dia 25 e a segunda em outubro. A proposta é de refletir sobre estes problemas, focando no tema mais atual e que necessita de mais discussões e estudos: AS DIFICULDADES E TRANSTORNOS ESCOLARES.

Até que ponto a não aprendizagem daquele aluno é culpa do professor, da metodologia, da escola? Como saber se o que ele tem é algo que precisa de uma intervenção de um profissional da psicologia ou psicopedagogia? Quais as diferenças entre dificuldades e transtornos de aprendizagem? Como identificar estes transtornos na sala de aula? O que o professor pode fazer? Estes e outros pontos serão abordados na primeira etapa do Seminário.

Na segunda etapa do seminário, em outubro, serão abordados os recursos e as metodologias que podem ser aplicadas aos alunos identificados com Transtornos de Aprendizagem, e também sobre maneiras de como despertar o interesse e o desejo de aprender desses alunos em todas as aulas e idades.

O I Seminário de Educação e Aprendizagem do grupo Psicopedagogiando trará a proposta de aprendermos com exemplos. Através de relatos de casos dos professores e psicopedagogos que passaram por experiências e conviveram com crianças portadoras de Transtornos de Aprendizagem e como estas experiências contribuíram para seu crescimento profissional e pessoal.

O evento trará também amostras de trabalhos da área pedagógica e da psicopedagogia no quesito Dificuldades de Aprendizagem.

Este evento é um grande momento para a educação Brasileira, momento para refletir, conhecer e agir, pois este é o lema do Grupo Psicopedagogiando.

Não perca esta grande oportunidade, participe!

Jossandra Barbosa (Organização e coordenação do evento)

Nenhum comentário: