segunda-feira, dezembro 03, 2012

A T E N ÇÃ O !!



Dia 22 de Fevereiro de 2013
1ª Ação Nacional Voluntária de Psicopedagogia.
 
Estamos divulgando e gostaríamos de contar com a colaboração e participação dos professores e alunos dos cursos de Psicopedagogia do Estado do Rio Grande do Sul, será um prazer enorme para o nosso grupo se pudermos contar com a ajuda de todos vocês.

A mentora desta Ação é a Professora Jossandra Barbosa.

Quem é a professora Jossandra?
Historiadora, Graduanda em Psicopedagogia Clinica, Institucional e Hospitalar/Neuropsicopedagogia, Educação Inclusiva e Docência Superior. Professora da rede municipal de Teresina. Coordenadora do grupo Psicopedagogiando/Facebook e do projeto Clube de história na Web.

Quem é o Grupo Psicopedagogiando?
É hoje o maior grupo de discussões sobre educação e prática psicopedagógica com debates e encontros virtuais com certificados de participação. Este espaço é livre para a divulgação de eventos, cursos, Teses, Blogs, sites, opiniões, dificuldades que cada membro queira postar. Contamos hoje com cerca de 1950 membros. 
Faço parte deste grupo atuando como palestrante virtual, colunista do Blog Psicopedagogiando, assessorando, divulgando, e colaborando com o grupo.


Faça parte desse grande evento!!
 
Quem pode coordenar?
Um profissional de psicopedagogia ou estudante de pós-graduação em psicopedagogia.

Quem pode participar?
Toda e qualquer pessoa que queira apoiar este evento.

Qual o objetivo desta ação?  Esta ação tem três objetivos que são:
• Lutar pela regularização da Psicopedagogia como profissão (uma luta que já demora 30 anos);
• Popularizar a psicopedagogia (levar informações sobre o que é a psicopedagogia e sobre sua importância para a educação brasileira);
• Unificar a classe em torno de um objetivo comum;

Onde deve acontecer esta ação?
Em todas as capitais e cidades brasileiras que aderirem ao projeto.

O que eu ganho em participar deste projeto?
Muito. Os profissionais de psicopedagogia não são regulamentados, não possuem um registro para clinicar, muitas faculdades não exigem o estagio presencial como forma obrigatória de conclusão do curso, qualquer profissional pode fazer especialização em psicopedagogia. Estes e muitos outros problemas serão solucionados com a regularização. As faculdades serão obrigadas a matricular somente alunos com graduação em pedagogia, psicologia e licenciaturas, a Associação Brasileira de Psicopedagogia terá caráter de Conselho Federal da Classe, os profissionais receberão autorização para clinicar, a inclusão do profissional nas escolas e em concursos para a saúde aumentará. Fora o sentimento de fazer parte desta luta que não é da Associação Brasileira de psicopedagogia, mas de todos aqueles que escolheram a psicopedagogia como paixão e profissão.

O que eu devo fazer para coordenar a ação em minha cidade? Alguns pontos são muito importantes para que você possa  coordenar a ação, vejamos:
• Faça um orçamento de quanto custará a confecção da camiseta para o dia do evento (em média custa treze reais - malha branca, com as letras azuis e o símbolo da Pp.) A arte será enviada para quem vai confeccionar. As cidades que optarem pela compra direta através do Grupo Psicopedagogiando, posso confeccionar em Teresina e mandar via correio sai 13,00 + Frete.
• Entre em contato com o máximo de Instituições que ofereçam em sua cidade o curso de Psicopedagogia. Informe sobre a Ação peça para divulgar nas salas, faça um cartaz e deixe na Faculdade, faça pequenos informes para deixar com os alunos da faculdade dizendo dia e hora da ação e uma ficha para aderirem e formarem o grupo de voluntariado.
• Marque reunião com quem quer participar;
• Escolha locais públicos, (mercados, shopping, praças e etc); Mandarei via e-mail o modelo de ofício solicitando autorização ao órgão responsável para a realização da ação no espaço escolhido).
• A Ação poderá acontecer em diversos locais e dependerá da quantidade de pessoas que você conseguir para participar. Quanto mais gente participar melhor para dividir em pequenos grupos em várias regiões da cidade;
• Anote e-mail e telefone de todos que vão participar e mantenha contato com eles;

O que deve ter na ação? Na ação deve ter:
• Panfletagem (panfletos explicativos - sucintos) – será feito um modelo em uma gráfica em Teresina e enviado a todos os coordenadores (25,00 o milheiro+ frete - você pode fazer o seu próprio panfleto em sua cidade se conseguir apoio e preço mais barato);
• Arrecadação de Assinaturas para o abaixo – assinado (modelo único) p/ todos os grupos (vou enviar por e-mail o modelo) cada grupo imprime não façam numeração.
• Atividades Psicopedagógicas – jogos e brincadeiras para serem realizadas com o público;
• Atividades Artísticas – Ficará a critério de cada grupo, para tentar conseguir palhaços, artistas de teatro ou música para serem voluntários na ação.

Como devemos divulgar a ação?
• Procure canais de Tv local ou nacional se você tiver acesso, rádios para cobrirem o evento, justifique, faça até convites digitado se possível;
• Post em blogs, redes sociais (todos os dias), mude a foto do seu perfil e capa para cartazes e banner que falem sobre o evento; quanto mais falarmos sobre o assunto melhor;
• Busque e-mail de personalidades, políticos e envie um convite para  apoiarem a causa (Lembrem-se TUDO É POSSÍVEL basta a gente tentar e contar com um pouco de sorte);
• Carros de som, bicicletas de som e motos (enviarei a mídia de divulgação por e-mail); Faixas também são um bom recurso de divulgação;

Como conseguir recursos para a ação?
• Cada participante voluntário deve comprar sua própria camiseta;
• Busque apoio com livrarias, faculdade, papelarias ou empresas para conseguir doações de papéis e de dinheiro e em contrapartida ofereça a divulgação da marca do doador nas camisetas, panfletos e no dia do evento.
Quando resolvi seguir o caminho da psicopedagogia me senti só e desorientada, hoje me sinto numa grande família. É assim que quero que você se sinta também. A psicopedagogia não deve ser um privilégio de poucos, mas sim o baluarte da educação brasileira. Uma educação que se encontra em um momento de tanta fragilidade, tantos desafios, necessita que saiamos de nosso comodismo, é hora de arregaçarmos as mangas e lutar pela ascensão e inclusão da psicopedagogia como obrigatório nas escolas públicas e privadas do país. Mas isto não virá sem a regulamentação, sem a provação do projeto de lei no Senado Federal. Os mais interessados somos nós, por isso devemos nos unir. Será fácil? Não. Será rápido? Também não. Esta é apenas a primeira ação, para mostrarmos quem somos o que podemos fazer e o que queremos.
Espero contar com você, com sua garra, sua capacidade de sonhar e acreditar que é possível, juntos somos mais fortes. Acredite.
Precisamos de Você psicopedagogo (a) e estudantes de psicopedagogia.

Atenciosamente,                                               
Jossandra Barbosa - Coordenadora PI

Coordenadores Regionais:
Inêz Maria Kwiecinski – RS
Marilze Delduque - RJ
Roneide Valeriano - GO 
Rosemery Farias - RJ
Marcia Giane - BA
Vivia Nascimento - BA
Jocinere - BA
Elida Canuto - PE
Taismara de Oliveira - SE
Erika Aleixa - PE
Denilda Santana - BA

Se inscreva para coordenar em sua cidade - mande email para:  psicopedagogiando@bol.com.br





Nenhum comentário: