sábado, setembro 29, 2012




O diagnóstico operatório na prática psicopedagógica - Parte II
Pré-adolescentes, adolescentes e adultos

Jorge Visca / Silvia Schumacher
Por: R$50,00

Formato: 16X23
ISBN: 858989293X
Edição: 1     Ano: 2012
N. Pag.: 174
Capa: BROCHURA


Nas páginas deste livro, nos encontramos com experiências de Diagnóstico Operatório em pré-adolescentes, adolescentes e adultos que mostram o “saber fazer do Psicopedagogo Clínico”. Esperamos que seja considerado um “suporte para a prática psicopedagógica”. O livro propõe exercícios para avaliar o desenvolvimento cognitivo e explica a função do psicopedagogo como legítimo mediador, que com sua intervenção, desvela o oculto, o ignorado, o imprevisível, o criativo e até o óbvio do processo de aprendizagem.

Este é um livro proposto por Jorge Visca, que foi um professor da psicopedagogia em nosso país, a Argentina, durante a segunda metade do século XX. O autor desenvolveu uma Epistemologia Convergente que explica a aprendizagem a partir da assimilação recíproca de pressupostos teóricos provenientes da Psicanálise, da Psicologia Genética e da Psicologia Social.

A primeira parte desta obra foi objeto de publicação em 2008 pela Pulso Editorial sob o nome “Diagnóstico Operatório na prática psicopedagógica - Parte I”. Esta, a segunda parte, é uma reelaboração da publicação póstuma sobre Diagnóstico Operatório na prática psicopedagógica em Pré-Adolescentes, Adolescentes e Adultos. Os dois trabalhos se articulam em uma terceira parte, inserida aqui nesta obra, por mim elaborada, com experiências e explicações que incluem os aportes da Epistemologia Genética na realização do Diagnóstico Psicopedagógico.

Sumário:

Introdução

Desenvolvimento histórico do método clínico

Características gerais e a aplicação do método

Provas, avaliação e protocolos de casos

Conservação:
   Açúcar
   Combinação de fichas
   Permutação de fichas

Identificação de fatores
   Pêndulo
   Combinação de líquidos
   Balança
   Ilhas
   Flutuações dos corpos
   O papel da imitação invisível e as dezesseis operações proposicionais binárias

Classificação universal

Epistemologia genética e o diagnóstico psicopedagógico

Experiências psicopedagógicas

Bibliografia

http://www.clickbooks.com.br/product_info.php?products_id=2987

Nenhum comentário: