quarta-feira, agosto 29, 2012

Arteterapia

ARTETERAPIA - USE A ARTE TAMBÉM COMO TRATAMENTO


Criar é expressar nossa existência, as emoções humanas mais profundas e a Arteterapia vai lidar com este processo criativo. Criar abrange a habilidade em usar o cérebro para alterar, renovar, recombinar os aspectos da vida. Implica em sentir o mundo com vitalidade e fazer um novo uso do que se percebeu. É expressar nossas vivências. A Arteterapia é então uma terapia que através da estimulação da expressão, do desenvolvimento da criatividade.


A Arteterapia favorece:

A liberação de emoções, de conflitos internos, de imagens perturbadoras do inconsciente.
Contato com ansiedades, conteúdos reprimidos, medos. Coordenação motora.

São muitos os instrumentos da Arteterapia:

Os primários: Água, argila, areia, corpo.
Os demais: Desenho, pintura, colagem, sucata, escultura (massa, papel marchê, durepox, dentre outros) costura, tricô, culinária, teatro, dança, literatura, enfim todas as formas de arte.

Existem duas linhas:
A interpretativa - onde se interpreta todo material produzido.
E a não interpretativa - onde o terapeuta não interpreta, embora entenda o conteúdo da criação. A arte por si só é regenerativa, pois libera todos os nossos "fantasmas".

A Arteterapia pode ser aplicada:

Empresa ou instituições - Neste caso o trabalho visa o desenvolvimento da criatividade, desenvolver o potencial pessoal e a diminuição do stress.
Escola - Trabalha o desenvolvimento da criatividade, e o processo que o criar envolve: medo da expressão, do julgamento, ansiedade, auto estima, segurança em grupo.
Consultório - Vai trabalhar com o processo criativo e o produto da expressão, entendendo melhor o paciente e ajudando-o no processo de integração de si mesmo, o equilíbrio
Postar um comentário