segunda-feira, julho 02, 2012

TRANSTORNO DE APRENDIZADO NÃO-VERBAL (TANV)

Você sabe o que ?
Transtorno de aprendizagem não-verbal (TANV) é uma síndrome neurológica que consiste em habilidades preservadas e déficits específicos. As habilidades incluem desenvolvimento normal ou precoce da fala e vocabulário, habilidades notáveis ​​de memorização, atenção aos detalhes, aprendizagem normal ou precoce da leitura e escrita. Além disso, estes indivíduos têm boa capacidade de se expressarem verbal e uma memória auditiva forte.
Crianças com TANV apresentam quatro grandes categorias de déficits:

• MOTRICIDADE: falta de coordenação, problemas de equilíbrio e dificuldades nas habilidades grafomotoras, ou seja, a parte de coordenação motora da escrita.


• HABILIDADES VISUOESPACIAIS: habilidades visuoperceptivas e espaciais deficitárias, por exemplo, dificuldade em lidar com quebra-cabeças, labirintos, mapas, em copiar figuras mais elaboradas e montar objetos. Também apresentam memória visual pobre.

• SOCIAL: Dificuldade em compreender a comunicação não verbal, dificuldade de adaptação às transições e situações novas, déficits no julgamento e interação social.

• SENSORIAL: déficits na percepção sensorial visual, auditiva e tátil.

FIGURA COMPLEXA DE REY
Figura Complexa de Rey - imagem original

Nenhum comentário: