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Transtornos Específicos do Desenvolvimento da Fala e da Linguagem
F80 Transtornos específicos do desenvolvimento da fala e da linguagem
Transtornos nos quais as modalidades normais de aquisição da linguagem
estão comprometidos desde os primeiros estádios do desenvolvimento. Não
são diretamente atribuíveis a anomalias neurológicas, anomalias
anatômicas do aparelho fonador, comprometimentos sensoriais, retardo
mental ou a fatores ambientais. Os transtornos específicos do
desenvolvimento da fala e da linguagem se acompanham com freqüência de
problemas associados, tais como dificuldades da leitura e da soletração,
perturbação das relações interpessoais, transtornos emocionais e
transtornos comportamentais.
F80.0 Transtorno específico da articulação da fala
Transtorno específico do desenvolvimento na qual a utilização dos
fonemas pela criança é inferior ao nível correspondente à sua idade
mental, mas no qual o nível de aptidão lingüística é normal.
Dislalia
Lalação
Transtorno (do):
· desenvolvimento (da):
· articulação (da fala)
· fonológico
· funcional de articulação
Exclui:
comprometimento da articulação (da fala) (associada) (devida a) (um) (uma):
· afasia SOE (R47.0)
· apraxia (R48.2)
· perda de audição (H90-H91)
· retardo mental (F70-F79)
· transtorno do desenvolvimento da linguagem:
· expressivo (F80.1)
· receptivo (F80.2)
F80.1 Transtorno expressivo de linguagem
Transtorno específico do desenvolvimento no qual as capacidades da
criança de utilizar a linguagem oral são nitidamente inferiores ao nível
correspondente à sua idade mental, mas no qual a compreensão da
linguagem se situa nos limites normais. O transtorno pode se acompanhar
de uma perturbação da articulação.
Disfasia ou afasia de desenvolvimento do tipo expressivo
Exclui:
afasia adquirida com epilepsia [Landau-Kleffner] (F80.3)
disfasia ou afasia (de):
· SOE (R47.0)
· desenvolvimento do tipo receptivo (F80.2)
mutismo eletivo (F94.0)
retardo mental (F70-F79)
transtorno global do desenvolvimento (F84.-)
F80.2 Transtorno receptivo da linguagem
Transtorno específico do desenvolvimento no qual a capacidade de
compreensão da linguagem pela criança está abaixo do nível
correspondente à sua idade mental. Em quase todos os casos, a linguagem
expressiva estará também marcadamente prejudicada e são comuns
anormalidades na articulação.
Agnosia auditiva congênita
Surdez verbal
Transtorno de desenvolvimento (do tipo):
· afasia de Wernicke
· afasia ou disfasia de compreensão (receptiva)
Exclui:
afasia adquirida com epilepsia [Landau-Kleffner] (F80.3)
autismo (F84.0-F84.1)
disfasia e afasia SOE (R47.0)
mutismo eletivo (F94.0)
retardo (de):
· aquisição de linguagem devido à surdez (H90-H91)
· mental (F70-F79)
F80.3 Afasia adquirida com epilepsia [síndrome de Landau-Kleffner]
Transtorno no qual a criança, tendo feito anteriormente progresso normal
no desenvolvimento da linguagem, perde tanto a habilidade de linguagem
receptiva quanto expressiva, mas mantém uma inteligência normal; a
ocorrência do transtorno é acompanhada de anormalidades paroxísticas no
EEG, e na maioria dos casos há também convulsões epilépticas. Usualmente
o início se dá entre os três e os sete anos, sendo que as habilidades
são perdidas no espaço de dias ou de semanas. A associação temporal
entre o início das convulsões e a perda de linguagem é variável com uma
precedendo a outra (ou inversamente) por alguns meses a dois anos. Tem
sido sugerido como possível causa deste transtorno um processo
inflamatório encefalítico. Cerca de dois terços dos pacientes permanecem
com um déficit mais ou menos grave da linguagem receptiva.
Exclui:
afasia (devida a):
· SOE (R47.0)
· autismo (F84.0-F84.1)
· transtornos desintegrativos da infância (F84.2-F84.3)
F80.8 Outros transtornos de desenvolvimento da fala ou da linguagem
Balbucio
F80.9 Transtorno não especificado do desenvolvimento da fala ou da linguagem
Transtorno de linguagem SOE
Um comentário:
OI Inez!
Obrigada pela visita, carinho, amizade e parceria. Estou levando seu blog para a minha lista de acompanhamento. Seu material é muito rico.
Gosto muito de tirar dúvidas.
Desejo uma boa semana e conte comigo.
Um abraço, Rosangela.
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