segunda-feira, novembro 28, 2011

IERGS divulga o Blog da Turma Psico09 e Palestra da pós-graduanda Inez M K T Souza sobre "A Importância dos Jogos Pedagógicos."


domingo, novembro 27, 2011

As cores das flores

Este vídeo foi sugerido por MARCIA ROTT.

Uma criança cega precisa escrever uma redação sobre as cores das flores. O vídeo mostra o desafio do menino para conseguir cumprir a tarefa.

Barulho de chuva com sons corporais (coral) - Rain

Eu só peço a Deus - Mercedes Sosa

sexta-feira, novembro 25, 2011

Fracasso Escolar e Psicopedagogia



A Dr. Silvia Santana do CEAPP explica como a psicopedagogia pode ajudar o estudante no fracasso. escolar

Diagnóstico Psicopedagogico Institucional



A Dra Sílvia Santana do CEAPP, fala sobre o Diagnóstico psicopedagogico institucional onde relaciona a Escuta - onde psicopedagogo possa escutar o que o sujeito diz sobre o seu sintoma. A Transferência - que consiste no deslocamento do sentido atribuído a pessoa do passado para a pessoa do presente. A Contratransferência - que são as reações do inconsciente do psicanalista ao seu paciente

quarta-feira, novembro 23, 2011

Usando o TRIMINÓ nas avaliações

Você já viu um jogo de dominó cuja peças, em vez de duas pontas, tivessem três?

Pois assim são as peças do Triminó, um jogo criado no Brasil um pouquinho mais complicado que o tradicional passatempo mais popular. 
 
Como jogar: encostar peças umas nas outras, obedecendo ao critério de semelhança entre as pontas. O número de peças sobe para 42, em vez das 28 utilizadas no dominó comum de duplo seis, a fim de poder abarcar as combinações possíveis entre três números ou figuras.
 
O triminó em questão não se restringe somente a combinações numéricas, podendo apresentar combinações entre cores, frutas, animais, formas geométricas etc.
 

Psicopedagogia Escolar

A Psicopedagogia Educacional pode assumir tanto um caráter preventivo bem como assistencial. 
Na função preventiva, segundo Bossa (2000) cabe ao psicopedagogo perceber eventuais perturbações no processo de aprendizagem, participar da dinâmica da comunidade educativa, favorecendo a integração, promovendo orientações metodológicas de acordo com as características e particularidades dos indivíduos do grupo, realizando processos de orientação. 
Já no caráter assistencial, o psicopedagogo participa de equipes responsáveis pela elaboração de planos e projetos no contexto teórico/prático das políticas educacionais, fazendo com que professores, diretores e coordenadores possam repensar o papel da escola frente a sua docência e às necessidades individuais de aprendizagem da criança ou, da própria "ensinagem". Participando da rotina escolar, o psicopedagogo interage com a comunidade escolar, participando das reuniões de pais - esclarecendo o desenvolvimento dos filhos; dos conselhos de classe - avaliando o processo didático metodológico; acompanhando a relação professor-aluno - sugerindo atividades ou oferecendo apoio emocional e, finalmente acompanhando o desenvolvimento do educando e do educador no complexo processo de aprendizagem que estão compatilhando.

O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

O profissional que trabalha com o que chamamos de “problemas de aprendizagem”
Ao refletir um pouco sobre a Aprendizagem, podemos dizer que, desde o momento em que nascemos, iniciamos o processo de aprendizagem. Neste processo, o ser humano constrói sua estrutura de personalidade na trama de relações sociais na qual está inserido. 
educação
A aprendizagem vai ocorrendo na estimulação do ambiente sobre o indivíduo maturo, onde, diante de uma situação/problema, se expressa uma mudança de comportamento, recebendo interferência de vários fatores – intelectual, psicomotor, físico, social e emocional. Enquanto transforma a realidade a sua volta, ele constrói a si mesmo, tecendo sua rede de saberes, a partir da qual irá interagir com o meio social, determinando suas ações, suas reações, enfim suas práticas sociais.
Desde o nascimento, o indivíduo faz parte de uma instituição social organizada – a família - e depois, ao longo da vida, integra outras instituições. Nessa interação vai se construindo uma rede de saberes, onde todos os membros da sociedade são parceiros possíveis, contribuindo cada um com seus conhecimentos, suas práticas, valores e crenças. Estas contribuições não são estáticas, se encontram em permanente mudança. Portanto, o conceito de rede de saberes constrói-se a partir do princípio de movimento, de articulação e de co-responsabilidade.
Nossa rede de conhecimentos vai se formando dentro de instituições e assim cada vez mais é necessário inserir a psicopedagogia para estudar como ocorrem as relações interpessoais nestes ambientes. Além da Escola, a Psicopedagogia está cada vez mais presente nos hospitais e empresas. Seu papel é analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervêm ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição. Propõe e auxilia no desenvolvimento de projetos favoráveis às mudanças educacionais, visando evitar processos que conduzam as dificuldades da construção do conhecimento.
O Psicopedagogo é o profissional indicado para assessorar e esclarecer a escola a respeito de diversos aspectos do processo de ensino-aprendizagem e tem uma atuação preventiva. Na escola, o psicopedagogo poderá contribuir no esclarecimento de dificuldades de aprendizagem que não têm como causa apenas deficiências do aluno, mas que são consequências de problemas escolares, tais como:
  • Organização da instituição
  • Métodos de ensino
  • Relação professor/aluno
  • Linguagem do professor, dentre outros

Ele poderá atuar preventivamente junto aos professores:
  • Explicitando sobre habilidades, conceitos e princípios para que ocorra a aprendizagem
  • Trabalhando com a formação continuada dos professores
  • Na reflexão sobre currículos e projetos junto com a coordenação pedagógica
  • Atuando junto com a família/alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, apoiado em uma visão holística, levando-o a aprender a lidar com seu próprio modelo de aprendizagem, considerando que esses problemas podem ser derivados:
    • das suas estruturas cognitivas
    • de suas questões emocionais
    • da sua resistência em lidar com o novo
    • ou  outra derivação que possa se apresentar.

Verônica P. López Gonçalves
Professora da Educação Infantil e do Curso Normal
Graduada em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia Clínico-Institucional

terça-feira, novembro 22, 2011

Indicação de Livro - Psicopedagogia Institucional

Psicopedagogia Institucional - Teoria, Prática e Assessoramento Psicopedagógico
Psicopedagogia Institucional - Teoria, Prática e Assessoramento Psicopedagógico
Editora: Wak
A Psicopedagogia em seu campo conceitual vem proporcionando novas possibilidades para que a escola comece a reverter um quadro alarmante: o da exclusão social.
Historicamente, a Psicopedagogia foi reconhecida por sua intervenção clínica. Atualmente, observamos um grande crescimento da ação nas escolas, sobretudo em uma perspectiva institucional. Desta forma, o Psicopedagogo vem alicerçando sua prática da prevenção e do assessoramento a professores e a toda comunidade escolar.
A instituição escolar é um espaço de construção do conhecimento não só para o aluno, mas para todos nele envolvidos. Na escola, a investigação e a ação psicopedagógica tem como foco a prevenção das dificuldades de aprendizagem. Essa prevenção passa pela construção de uma dinâmica relacional sadia na instituição, onde o contexto escolar possa voltar-se para os aspectos sadios da aprendizagem e do conhecimento. Assim, a ação da Psicopedagogia Inconstitucional busca, fundamentalmente, auxiliar o resgate da identidade da instituição como o saber e, portanto, com a possibilidade de aprender.
"A Psicopedagogia Institucional" propõe analisar a instituição escolar e suas relações com a de abordagem reflexiva e crítica, buscando construir um espaço que contribua para a redução do fracasso escolar em nosso País.
A dificuldade escolar aparece hoje entre os problemas de nosso sistema educacional mais estudados e discutidos. Porém, o que ocorre, muitas vezes, é a busca pelos culpados de tal fracasso e, a partir daí, percebe-se um jogo onde ora se culpa a criança, ora a família, ora uma determinada classe social, ora todo um sistema econômico, político e social. Mas será que existe mesmo um culpado para a não-aprendizagem? Se a aprendizagem acontece em um vínculo, se ela é um processo que ocorre entre subjetividades, nunca uma única pessoa pode ser responsabilizada.
R$ 28,00 www.saraiva.com.br

Indicação de Livro - Psicopedagogia e Realidade Escolar

Psicopedagogia e Realidade Escolar - O Problema Escolar e de Aprendizagem - 13ª Ed.
Psicopedagogia e Realidade Escolar - O Problema Escolar e de Aprendizagem - 13ª Ed.
Editora: Vozes
Esta obra analisa as concepções dos educadores da escola a respeito de problemas de aprendizagem: o que pode ser ou não um problema para aprender; quais meios e agentes utilizam para lidar com essa questão e quais meios e fatores interferem nesse trabalho. Propõe algumas alternativas de ação a partir das contribuições da psicopedagogia, não perdendo de vista as condições reais da existência da escola e atendendo a alunos e educadores em suas reais necessidades.
R$ 35,70 www.saraiva.com.br

Indicação de Livro - Psicopedagogia Institucional Aplicada

Psicopedagogia Institucional Aplicada
Psicopedagogia Institucional Aplicada
Editora: Vozes
Este livro que têm âmbito escolar é uma nova frente, onde a psicopedagogia se aprofunda nas questões sobre as dificuldades de aprender e propõe a sua contribuição ao nível preventivo, ampliando as práticas para uma nova forma de sentir, pensar e agir, frente a aprendizagem dos conceitos, na escola. Esta contribuição não pretende esgotar os fundamentos e fechar ou cristalizar uma metodologia ou forma de aprender, mas ampliar e abrir para novas construções onde estejam presentes a integração cognitivo-afetiva-social e a interdisciplinaridade.
R$24,80 www.saraiva.com.br

Indicação de Livro - Psicodiagnóstico

Psicodiagnóstico - V 5. Edição 2000
Psicodiagnóstico - V 5. Edição 2000
Editora: Artmed
Esta nova edição condensa informações essenciais sobre psicodiagnóstico, apresenta tipos específicos de avaliação, além de incluir algumas abordagens inovadoras sobre o manejo de testes tradicionais.
R$ 99,00 www.saraiva.com.br

Indicação de Livro - Manual de Assessoramento Psicopedagógico

Manual de Assessoramento Psicopedagógico
Manual de Assessoramento Psicopedagógico
Editora: Artmed
Este livro é uma referência valiosa que abrange em suas propostas de intervenção todos os diferentes cenários em que se aprende e se ensina: família, escola e sociedade.
R$ 99,00 na www.saraiva.com.br

quarta-feira, novembro 16, 2011

Diagnóstico Psicopedagógico

Curso a distância “Transtornos de Aprendizagem”

O curso a distância “Transtornos de Aprendizagem” tem o objetivo de ajudar o educador a identificar e encaminhar os principais transtornos de aprendizagem presentes nas escolas (dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia e TDAH).

O curso “Transtornos de Aprendizagem” é coordenado pela professora Nadia Bossa, realizado pela Atta Mídia e Educação e é certificado pela ABPp, Associação Brasileira de Psicopedagogia.
- Carga horária: 50 horas
- 4 horas de vídeos
- Textos inéditos
- Exercícios de reflexão
- Avaliação por módulo
- Reflexões de educadores
- Produções de alunos
- Relatos de experiências


Saiba mais: www.attamidia.com.br.


Certificação: Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp)
A Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp) é uma entidade de caráter científico-cultural, sem fins lucrativos, que congrega profissionais militantes na área da Psicopedagogia. Criada em 1980, a ABPp vem cuidando de questões referentes à formação, ao perfil, à difusão e ao reconhecimento da Psicopedagogia no Brasil, promovendo conferências, cursos, palestras, jornadas, congressos, bem como a divulgação de trabalhos sobre sua área de atuação, por meio da revista científica Psicopedagogia e do site www.abpp.com.br.

Coordenação: Nadia Bossa
Nadia Bossa possui graduação em Pedagogia e Psicologia, especialização em psicopedagogia e mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993). Neuropsicóloga e Doutora em Psicologia e Educação pela USP. Supervisona e coordena cursos de especialização em Psicopedagogia em diversas universidades públicas e privadas do país. É pesquisadora da Universidade de Turim. Publicou vários livros pelas editoras ArtMed e Vozes.

Realização: Atta Mídia e Educação
A Atta Mídia e Educação é uma produtora e editora de conteúdos na área da educação. Há 19 anos, a ATTA produz vídeos que contam com a participação de vários dos mais importantes educadores brasileiros e estrangeiros.

Metodologia
No curso, são apresentados diversos recursos:

Exercícios de reflexão – os alunos são convidados a refletir e a elaborar textos sobre relatos de experiências, propostas de atividades, referenciais teóricos, entre outros temas.

Exercícios de fixação – ao longo do curso são oferecidos muitos exercícios de fixação, com respostas comentadas.

Compartilhamento de textos – vários dos textos produzidos pelos alunos são publicados para a apreciação dos colegas.

Análise de produções de alunos com transtornos – uma grande quantidade de produções de alunos com diagnósticos de transtornos dos diversos tipos são apresentados e analisados.

Análise de casos – da mesma forma, são apresentados casos de transtornos diagnosticados em escolas.

Avaliação e revisão – ao final de cada módulo, o aluno é avaliado a partir de testes de múltipla escolha. Há a chance de se refazer a avaliação uma vez.

Depoimentos de educadores – em vídeos e textos, há relatos das experiências de diversos educadores que enfrentaram a problemática dos transtornos de aprendizagem.

Planos de atividades – são apresentados planos de atividade para a troca de opiniões e análises por parte da autora.



Conteúdo programático do curso

Módulo 1: Um olhar diferenciado
• Unidade 1: Construindo um olhar diferenciado
• Unidade 2: Diferenciando dificuldade, problema, distúrbio e transtorno de aprendizagem
• Unidade 3: A necessidade de um referencial teórico: abordagens comportamental, cognitivista e psicanalítica
• Unidade 4: Todas as crianças podem aprender

Módulo 2: Aprendizagem
• Unidade 1: Victor de Aveyron, a história do menino selvagem
• Unidade 2: A aprendizagem
• Unidade 3: Os quatro universos da Inteligência: universo da ação, universo da representação, universo do pensamento e universo da teorização
• Unidade 4: O corpo construído especularmente
• Unidade 5: A linguagem corporal
• Unidade 6: Analisando a produção do aluno
• Unidade 7: As causas definindo o tipo de intervenção

Módulo 3: Roteiro de observação
• Unidade 1: Observação: subsídios para a descoberta das causas
• Unidade 2: As três grandes áreas de observação: relacional, desenvolvimento em geral e habilidades específicas
• Unidade 3: Observação na área relacional: relação aluno-aluno e aluno-professor
• Unidade 4: Roteiro de observação na área relacional
• Unidade 5: Área do desenvolvimento em geral
• Unidade 6: Roteiro de observação nas cinco sub-áreas do desenvolvimento em geral: comunicação e expressão, percepção, desenvolvimento motor, compreensão espaço-temporal e dimensão sócio-afetiva
• Unidade 7: Observação na área das habilidades específicas

Módulo 4: Dislexia
• Unidade 1: Dislexia: Características gerais e expressão funcional
• Unidade 2: Diagnóstico
• Unidade 3: Análise da produção dos alunos
• Unidade 4: Graus diferentes
• Unidade 5: Intervenção
• Unidade 6: O papel do professor
• Unidade 7: Resumo

Módulo 5: Disortografia
• Unidade 1: Características gerais e expressão funcional
• Unidade 2: Diagnóstico / memória visual
• Unidade 3: Análise da produção dos alunos
• Unidade 4: Diagnóstico comparativo: dislexia e disortografia
• Unidade 5: Intervenção
• Unidade 6: O papel do professor
• Unidade 7: Resumo

Módulo 6: Disgrafia
• Unidade 1: Características gerais e expressão funcional
• Unidade 2: Diagnóstico
• Unidade 3: Análise da produção dos alunos
• Unidade 4: Intervenção
• Unidade 5: O papel do professor
• Unidade 6: Resumo

Módulo 7: Discalculia
• Unidade 1: Características gerais e expressão funcional
• Unidade 2: Diagnóstico
• Unidade 3: Discalculia ou dislexia?
• Unidade 4: Intervenção
• Unidade 5: O papel do professor
• Unidade 6: Resumo

Módulo 8: TDAH
• Unidade 1: Características gerais e expressão funcional
• Unidade 2: Atenção concentrada e atenção difusa
• Unidade 3: Diagnóstico
• Unidade 4: Origem orgânica ou emocional?
• Unidade 5: Comorbidade
• Unidade 6: O videogame
• Unidade 7: Intervenção: o problema da medicalização
• Unidade 8: O papel do professor
• Unidade 9: Resumo


Manifesto de Apoio à Aprovação do Projeto de Lei 3512/08 que Regulamenta o Exercício da Atividade em Psicopedagogia no Brasil

Acesse o link abaixo e assine o Manifesto para que possamos exercer a nossa profissão com legalidade.

http://www.abpp.com.br/abaixo-assinado_lei_psicopedagogia.asp




sexta-feira, novembro 11, 2011

12 de Novembro - Dia do Psicopedagogo

O Dia do Psicopedagogo é comemorado no dia da criação da Associação Brasileira de Psicopedagogia, em 12 de novembro de 1980.

sexta-feira, novembro 04, 2011

A DIFICULDADE DE AGRADAR A TODOS



Muitas pessoas se comportam da forma que imaginam que agradará a todos. Esta metáfora nos fala da impossibilidade de realizar este objetivo e sobre a necessidade de confiarmos em nosso julgamento interno. 

Em pleno calor do dia um pai andava pelas poeirentas ruas de Keshan junto com seu filho e um jumento. O pai estava sentado no animal, enquanto o filho o conduzia, puxando a montaria com uma corda. 

"Pobre criança!", exclamou um passante, "suas perninhas curtas precisam esforçar-se para não ficar para trás do jumento. Como pode aquele homem ficar ali sentado tão calmamente sobre a montaria, ao ver que o menino está virando um farrapo de tanto correr."

O pai tomou a sério esta observação, desmontou do jumento na esquina seguinte e colocou o rapaz sobre a sela.

Porém não passou muito tempo até que outro passante erguesse a voz para dizer: "Que desgraça! O pequeno fedelho lá vai sentado como um sultão, enquanto seu velho pai corre ao lado."

Esse comentário muito magoou o rapaz, e ele pediu ao pai que montasse também no burro, às suas costas.

"Já se viu coisa como essa?", resmungou uma mulher usando véu. "Tamanha crueldade para com os animais! O lombo do pobre jumento está vergado, e aquele velho que para nada serve e seu filho abancaram-se como seu o animal fosse um divã. Pobre criatura!

"Os dois alvos dessa amarga crítica entreolharam-se e, sem dizer palavra, desmontaram.

Entretanto mal tinham andado alguns passos quando outro estranho fez troça deles ao dizer: "Graças a Deus que eu não sou tão bobo assim! Por que vocês dois conduzem esse jumento se ele não lhes presta serviço algum, se ele nem mesmo serve de montaria para um de vocês?"

O pai colocou um punhado de palha na boca do jumento e pôs a mão sobre o ombro do filho. "Independente do que fazemos", disse, "sempre há alguém que discorda de nossa ação. Acho que nós mesmos precisamos determinar o que é correto"

terça-feira, novembro 01, 2011


APELO DE QUEM NÃO APRENDE
Se eu aprendo com o outro
onde está o outro que me ensina?
Onde está que não vejo agora
Porque foi bloqueado pelas coisas que me afetam.
Quem dirige quem?
Quem permite o quê?
O que está interditado?
Sin-toma. Toma sim.
Toma as minhas dificuldades
e transforme-as em possibilidades.
Em aprendizagens: vinculares, de valores, assistemáticas e
sistemáticas.
Provoque o meu desejo,
espantando todos os meus medos
Ouça a minha demanda
e contenha o que precisa ser contido, com limites claros.
Direcione minha atenção
para o que é mais importante
neste mundo aberto 24 horas.
O que tentas me ensinar que ainda não posso aprender?
O que me dás que ainda não posso receber?
Onde aconteceu o desencontro dos desejos?
Em qual dimensão? Racional, relacional ou desiderativa?
Corporalmente eu lhe mostrarei.
Não sou anjo barroco (só cabeça e mãos)
Sou pessoa que quer aprender
Com toda integração do meu SER.
Lu Picelli