O curso a distância “Transtornos de Aprendizagem” tem o objetivo de
ajudar o educador a identificar e encaminhar os principais transtornos
de aprendizagem presentes nas escolas (dislexia, disortografia,
disgrafia, discalculia e TDAH).
O curso “Transtornos de Aprendizagem” é coordenado pela professora Nadia Bossa, realizado pela Atta Mídia e Educação e é certificado pela ABPp, Associação Brasileira de Psicopedagogia.
- Carga horária: 50 horas
- 4 horas de vídeos - Textos inéditos - Exercícios de reflexão - Avaliação por módulo - Reflexões de educadores - Produções de alunos - Relatos de experiências Saiba mais: www.attamidia.com.br. Certificação: Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp) A Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp) é uma entidade de caráter científico-cultural, sem fins lucrativos, que congrega profissionais militantes na área da Psicopedagogia. Criada em 1980, a ABPp vem cuidando de questões referentes à formação, ao perfil, à difusão e ao reconhecimento da Psicopedagogia no Brasil, promovendo conferências, cursos, palestras, jornadas, congressos, bem como a divulgação de trabalhos sobre sua área de atuação, por meio da revista científica Psicopedagogia e do site www.abpp.com.br. Coordenação: Nadia Bossa Nadia Bossa possui graduação em Pedagogia e Psicologia, especialização em psicopedagogia e mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993). Neuropsicóloga e Doutora em Psicologia e Educação pela USP. Supervisona e coordena cursos de especialização em Psicopedagogia em diversas universidades públicas e privadas do país. É pesquisadora da Universidade de Turim. Publicou vários livros pelas editoras ArtMed e Vozes. Realização: Atta Mídia e Educação A Atta Mídia e Educação é uma produtora e editora de conteúdos na área da educação. Há 19 anos, a ATTA produz vídeos que contam com a participação de vários dos mais importantes educadores brasileiros e estrangeiros. No curso, são apresentados diversos recursos: Exercícios de reflexão – os alunos são convidados a refletir e a elaborar textos sobre relatos de experiências, propostas de atividades, referenciais teóricos, entre outros temas. Exercícios de fixação – ao longo do curso são oferecidos muitos exercícios de fixação, com respostas comentadas. Compartilhamento de textos – vários dos textos produzidos pelos alunos são publicados para a apreciação dos colegas. Análise de produções de alunos com transtornos – uma grande quantidade de produções de alunos com diagnósticos de transtornos dos diversos tipos são apresentados e analisados. Análise de casos – da mesma forma, são apresentados casos de transtornos diagnosticados em escolas. Avaliação e revisão – ao final de cada módulo, o aluno é avaliado a partir de testes de múltipla escolha. Há a chance de se refazer a avaliação uma vez. Depoimentos de educadores – em vídeos e textos, há relatos das experiências de diversos educadores que enfrentaram a problemática dos transtornos de aprendizagem. Planos de atividades – são apresentados planos de atividade para a troca de opiniões e análises por parte da autora. Módulo 1: Um olhar diferenciado • Unidade 1: Construindo um olhar diferenciado • Unidade 2: Diferenciando dificuldade, problema, distúrbio e transtorno de aprendizagem • Unidade 3: A necessidade de um referencial teórico: abordagens comportamental, cognitivista e psicanalítica • Unidade 4: Todas as crianças podem aprender Módulo 2: Aprendizagem • Unidade 1: Victor de Aveyron, a história do menino selvagem • Unidade 2: A aprendizagem • Unidade 3: Os quatro universos da Inteligência: universo da ação, universo da representação, universo do pensamento e universo da teorização • Unidade 4: O corpo construído especularmente • Unidade 5: A linguagem corporal • Unidade 6: Analisando a produção do aluno • Unidade 7: As causas definindo o tipo de intervenção Módulo 3: Roteiro de observação • Unidade 1: Observação: subsídios para a descoberta das causas • Unidade 2: As três grandes áreas de observação: relacional, desenvolvimento em geral e habilidades específicas • Unidade 3: Observação na área relacional: relação aluno-aluno e aluno-professor • Unidade 4: Roteiro de observação na área relacional • Unidade 5: Área do desenvolvimento em geral • Unidade 6: Roteiro de observação nas cinco sub-áreas do desenvolvimento em geral: comunicação e expressão, percepção, desenvolvimento motor, compreensão espaço-temporal e dimensão sócio-afetiva • Unidade 7: Observação na área das habilidades específicas Módulo 4: Dislexia • Unidade 1: Dislexia: Características gerais e expressão funcional • Unidade 2: Diagnóstico • Unidade 3: Análise da produção dos alunos • Unidade 4: Graus diferentes • Unidade 5: Intervenção • Unidade 6: O papel do professor • Unidade 7: Resumo Módulo 5: Disortografia • Unidade 1: Características gerais e expressão funcional • Unidade 2: Diagnóstico / memória visual • Unidade 3: Análise da produção dos alunos • Unidade 4: Diagnóstico comparativo: dislexia e disortografia • Unidade 5: Intervenção • Unidade 6: O papel do professor • Unidade 7: Resumo Módulo 6: Disgrafia • Unidade 1: Características gerais e expressão funcional • Unidade 2: Diagnóstico • Unidade 3: Análise da produção dos alunos • Unidade 4: Intervenção • Unidade 5: O papel do professor • Unidade 6: Resumo Módulo 7: Discalculia • Unidade 1: Características gerais e expressão funcional • Unidade 2: Diagnóstico • Unidade 3: Discalculia ou dislexia? • Unidade 4: Intervenção • Unidade 5: O papel do professor • Unidade 6: Resumo Módulo 8: TDAH • Unidade 1: Características gerais e expressão funcional • Unidade 2: Atenção concentrada e atenção difusa • Unidade 3: Diagnóstico • Unidade 4: Origem orgânica ou emocional? • Unidade 5: Comorbidade • Unidade 6: O videogame • Unidade 7: Intervenção: o problema da medicalização • Unidade 8: O papel do professor • Unidade 9: Resumo |
quarta-feira, novembro 16, 2011
Curso a distância “Transtornos de Aprendizagem”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário