quarta-feira, novembro 16, 2011

Curso a distância “Transtornos de Aprendizagem”

O curso a distância “Transtornos de Aprendizagem” tem o objetivo de ajudar o educador a identificar e encaminhar os principais transtornos de aprendizagem presentes nas escolas (dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia e TDAH).

O curso “Transtornos de Aprendizagem” é coordenado pela professora Nadia Bossa, realizado pela Atta Mídia e Educação e é certificado pela ABPp, Associação Brasileira de Psicopedagogia.
- Carga horária: 50 horas
- 4 horas de vídeos
- Textos inéditos
- Exercícios de reflexão
- Avaliação por módulo
- Reflexões de educadores
- Produções de alunos
- Relatos de experiências


Saiba mais: www.attamidia.com.br.


Certificação: Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp)
A Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp) é uma entidade de caráter científico-cultural, sem fins lucrativos, que congrega profissionais militantes na área da Psicopedagogia. Criada em 1980, a ABPp vem cuidando de questões referentes à formação, ao perfil, à difusão e ao reconhecimento da Psicopedagogia no Brasil, promovendo conferências, cursos, palestras, jornadas, congressos, bem como a divulgação de trabalhos sobre sua área de atuação, por meio da revista científica Psicopedagogia e do site www.abpp.com.br.

Coordenação: Nadia Bossa
Nadia Bossa possui graduação em Pedagogia e Psicologia, especialização em psicopedagogia e mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993). Neuropsicóloga e Doutora em Psicologia e Educação pela USP. Supervisona e coordena cursos de especialização em Psicopedagogia em diversas universidades públicas e privadas do país. É pesquisadora da Universidade de Turim. Publicou vários livros pelas editoras ArtMed e Vozes.

Realização: Atta Mídia e Educação
A Atta Mídia e Educação é uma produtora e editora de conteúdos na área da educação. Há 19 anos, a ATTA produz vídeos que contam com a participação de vários dos mais importantes educadores brasileiros e estrangeiros.

Metodologia
No curso, são apresentados diversos recursos:

Exercícios de reflexão – os alunos são convidados a refletir e a elaborar textos sobre relatos de experiências, propostas de atividades, referenciais teóricos, entre outros temas.

Exercícios de fixação – ao longo do curso são oferecidos muitos exercícios de fixação, com respostas comentadas.

Compartilhamento de textos – vários dos textos produzidos pelos alunos são publicados para a apreciação dos colegas.

Análise de produções de alunos com transtornos – uma grande quantidade de produções de alunos com diagnósticos de transtornos dos diversos tipos são apresentados e analisados.

Análise de casos – da mesma forma, são apresentados casos de transtornos diagnosticados em escolas.

Avaliação e revisão – ao final de cada módulo, o aluno é avaliado a partir de testes de múltipla escolha. Há a chance de se refazer a avaliação uma vez.

Depoimentos de educadores – em vídeos e textos, há relatos das experiências de diversos educadores que enfrentaram a problemática dos transtornos de aprendizagem.

Planos de atividades – são apresentados planos de atividade para a troca de opiniões e análises por parte da autora.



Conteúdo programático do curso

Módulo 1: Um olhar diferenciado
• Unidade 1: Construindo um olhar diferenciado
• Unidade 2: Diferenciando dificuldade, problema, distúrbio e transtorno de aprendizagem
• Unidade 3: A necessidade de um referencial teórico: abordagens comportamental, cognitivista e psicanalítica
• Unidade 4: Todas as crianças podem aprender

Módulo 2: Aprendizagem
• Unidade 1: Victor de Aveyron, a história do menino selvagem
• Unidade 2: A aprendizagem
• Unidade 3: Os quatro universos da Inteligência: universo da ação, universo da representação, universo do pensamento e universo da teorização
• Unidade 4: O corpo construído especularmente
• Unidade 5: A linguagem corporal
• Unidade 6: Analisando a produção do aluno
• Unidade 7: As causas definindo o tipo de intervenção

Módulo 3: Roteiro de observação
• Unidade 1: Observação: subsídios para a descoberta das causas
• Unidade 2: As três grandes áreas de observação: relacional, desenvolvimento em geral e habilidades específicas
• Unidade 3: Observação na área relacional: relação aluno-aluno e aluno-professor
• Unidade 4: Roteiro de observação na área relacional
• Unidade 5: Área do desenvolvimento em geral
• Unidade 6: Roteiro de observação nas cinco sub-áreas do desenvolvimento em geral: comunicação e expressão, percepção, desenvolvimento motor, compreensão espaço-temporal e dimensão sócio-afetiva
• Unidade 7: Observação na área das habilidades específicas

Módulo 4: Dislexia
• Unidade 1: Dislexia: Características gerais e expressão funcional
• Unidade 2: Diagnóstico
• Unidade 3: Análise da produção dos alunos
• Unidade 4: Graus diferentes
• Unidade 5: Intervenção
• Unidade 6: O papel do professor
• Unidade 7: Resumo

Módulo 5: Disortografia
• Unidade 1: Características gerais e expressão funcional
• Unidade 2: Diagnóstico / memória visual
• Unidade 3: Análise da produção dos alunos
• Unidade 4: Diagnóstico comparativo: dislexia e disortografia
• Unidade 5: Intervenção
• Unidade 6: O papel do professor
• Unidade 7: Resumo

Módulo 6: Disgrafia
• Unidade 1: Características gerais e expressão funcional
• Unidade 2: Diagnóstico
• Unidade 3: Análise da produção dos alunos
• Unidade 4: Intervenção
• Unidade 5: O papel do professor
• Unidade 6: Resumo

Módulo 7: Discalculia
• Unidade 1: Características gerais e expressão funcional
• Unidade 2: Diagnóstico
• Unidade 3: Discalculia ou dislexia?
• Unidade 4: Intervenção
• Unidade 5: O papel do professor
• Unidade 6: Resumo

Módulo 8: TDAH
• Unidade 1: Características gerais e expressão funcional
• Unidade 2: Atenção concentrada e atenção difusa
• Unidade 3: Diagnóstico
• Unidade 4: Origem orgânica ou emocional?
• Unidade 5: Comorbidade
• Unidade 6: O videogame
• Unidade 7: Intervenção: o problema da medicalização
• Unidade 8: O papel do professor
• Unidade 9: Resumo


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