CURSO DE EXTENSÃO
NOVAS FORMAS DE ABORDAGEM DE APRENDIZAGENS
Coordenação: Drª Maria Nestrovsky Folberg
Desenvolvimento | Conteúdo | Ministrantes |
Discutir a questão do papel ao qual o professor está sendo evocado | O professor, o educador, o terapeuta: a quem se dirigir? | Karine Pereira – Pedagoga e Mestranda em Educação e Psicanálise /UFRGS |
Desenvolver o conhecimento acerca da função paterna e da função materna no processo de aquisição da linguagem escrita na escola | O processo de aprendizagem e a importância da função materna e da função paterna | Márcia Vitorello – Psicóloga, Mestre em Psicologia e Doutoranda em Educação e Psicanálise /UFRGS Letícia Figueiredo – Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia e Proponente da Escola de Estudos Psicanalíticos |
Discutir a função social da escola e suas possibilidades na estruturação psíquica do sujeito | A escola como lócus de instalação social do sujeito | Dr. Ernesto Söhnle Jr. – Psicanalista Drª Rose Maria de Oliveira Paim – Psicanalista, Prof.ª da UFRGS, Integrante do NEPPE/PPG-Edu e Pós-Doutoranda em Educação e Psicanálise /UFRGS |
Destacar a importância do desejo para as diferentes aprendizagens | O desejo de aprender e emergência de um sujeito | Dalva Leonhardt – Psicopedagoga Nilce Cardoso – Professora de Física, Psicopedagoga, Psicanalista e Membro da Escola de Estudos Psicanalíticos |
Compreender a questão da resiliência no contexto escolar | Princípio do prazer e princípio da realidade no desenvolvimento infantil | Luciane Pegoraro – Psicóloga e Mestranda em Educação e Psicanálise /UFRGS |
Desenvolver a pertinência do verbal e do não-verbal em sala de aula | O corpo na psicomotricidade: linguagem verbal e não-verbal | Celso Luiz Mastrascusa – Prof. de Educação Física, Psicomotricista Relacional, Mestre e Doutorando em Educação e Psicanálise /UFRGS |
Conceituar a psicopatologia na aquisição da leitura e da escrita | Psicopatologias na leitura e na escrita | Viviane Silveira – Psicanalista, Psicóloga, Mestre em Psicologia, Doutoranda em Educação e Psicanálise e membro da Escola de Estudos Psicanalíticos |
Público alvo: Psicopedagogos, Psicólogos e Professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Duração: 42 h/aula
Setembro a dezembro de 2011.
Cronograma:
10 e 24 de setembro;
08 e 22 de outubro;
05 e 19 de novembro;
03/dezembro
*Os encontros serão quinzenais, aos sábados: manhã, das 8h30 às 11h30, e tarde, das 14h às 17h.
Local: Escola de Estudos Psicanalíticos
Faculdade de Educação - UFRGS
Inscrições: Escola de Estudos Psicanalíticos
Rua Miguel Tostes, 949 – sala I – Rio Branco/Porto Alegre
Investimento:
Inscrição nos 7 módulos: R$ 200,00
Inscrição por módulos individuais: R$ 30,00 (cada um)
Referências Bibliográficas:
BALBO, Gabriel; BERGÈS, Jean. Psicose, autismo e falha cognitiva na criança. Porto Alegre: CMC, 2003.
BERGÈS, Jean O jogo de posições da mãe e da criança: ensaio sobre o transitivismo. Porto Alegre: CMC, 2002.
____________; BERGÈS-BOUNES, Marika (Orgs.). O que aprendemos com as crianças que não aprendem. Porto Alegre: CMC, 2008.
BERGÈS-BOUNES, Marika; CALMETTES-JEAN, Sandrine (Orgs.). A cultura dos superdotados? Porto Alegre: CMC, 2010.
CYRULNIK, Boris. Falar de amor à beira do abismo. São Paulo: Martins Fontes.
LACAN, Jacques. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed, 1998.
LAPIERRE, Andre. Da psicomotricidade relacional à análise corporal da relação. Curitiba: Ed. UFPR, 2010.
MASTRASCUSA, Celso Luiz. O silêncio da criança. Porto Alegre: Letra e vida Editora Suliane, 2011.
PAIM, Rose Maria de Oliveira. Mulher@Desejo: a Procura do Objeto Amoroso. Porto Alegre:Evangraf, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário