domingo, agosto 14, 2011

PROCESSOS INCLUSIVOS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E COTIDIANO ESCOLAR – MÓDULO II

PROCESSOS INCLUSIVOS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E COTIDIANO ESCOLAR – MÓDULO II - 40 horas - Cód.1758

Visibilizar práticas pedagógicas abordadas a partir da temática da inclusão escolar, aproximando aspectos culturais, políticos e sociais envolvidos nesse processo.

O MÓDULO I NÃO É PRÉ-REQUISITO PARA CURSAR ESSE MÓDULO.

Curso de Extensão  - Curso: Pedagogia Bruno Edgar Ries – Greice Mara Moreira Chaves e Rosilaine Menezes

Inscrição
Período: 1º de julho a 19 de agosto de 2011. Local: Prédio 4, Protocolo da FAPA Horário: 14h às 17h -
18h às 21h30mim

Cronograma
Dia 27/08
Educação de surdos: práticas e reflexões
Profª. Esp. Julia Leiz Pacheco Pires Barreto - SMED

03/09
Processos Inclusivos de pessoas com deficiência (intelectual, sensorial, motora e múltipla)
Profª. Me. Adriana Nunes da Silva - Profª. Municipal de POA
Prof. Me. Marco Aurélio Ferraz – Prof. Municipal de POA

10/09
Gênero e sexualidade - (im)possibilidades de inclusão
Profª Me. Juliana Ribeiro de Vargas – Profª. Municipal de POA

24/09
Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH
Profª. Me. Rosilaine Menezes - Profª. Municipal de POA

01/10
Processos inclusivos na Educação Infantil: discutindo alguns significados e práticas
Profª. Me. Ana Maira Zortéa - UFRGS

08/10
História e cultura afro-brasileira na sala de aula: uma questão de inclusão?
Profª. Me. Tanise Muller Ramos - Profª. Municipal de POA

05/11
Processos de Aprendizagem e Práticas Pedagógicas em Educação Inclusiva
Profª. Dr. Lenise Henz Caçula Pistóia - Profª. Municipal de POA

19/11
Literatura e diversidade
Profª. Me. Rosilaine Menezes - Profª. Municipal de POA

26/11
As diferentes concepções de aprendizagem nos processos inclusivos
Profª. Dr. Lenise Henz Caçula Pistóia - Profª. Municipal de POA

03/12
Linguagem e acessibilidade digital
Profª. Me. Rosilaine Menezes - Profª. Municipal de POA

Investimento
R$ 84,00 - para alunos da FAPA
R$126,00 - para público em geral
R$105,00 - Associados do Sinpro e
Associação dos Ex-alunos da FAPA.

O curso funcionará com o nº mínimo de 30 participantes.
Sábados - manhã, das 8h20min às 11h50min.
Local da atividade: Prédio 7.

Nenhum comentário: