Comentário da fonoaudióloga Evelise Pataro sobre artigo publicado no periódico Viver Mente Cérebro.
Legastenia é uma inabilidade do controle dos movimentos oculares cujo impacto negativo atinge o desempenho nas tarefas de leitura e escrita.
É considerado por muitos pesquisadores como sinônimo de dislexia e faz com que crianças afetadas troquem letras ao ler e escrever e, por isso, não conseguem compreender frases inteiras.
Resultados de pesquisas controladas em laboratórios mostraram que várias crianças não conseguiam controlar certos movimentos oculares com precisão , ou seja, sofriam de um distúrbio do direcionamento do olhar.
É considerado por muitos pesquisadores como sinônimo de dislexia e faz com que crianças afetadas troquem letras ao ler e escrever e, por isso, não conseguem compreender frases inteiras.
Resultados de pesquisas controladas em laboratórios mostraram que várias crianças não conseguiam controlar certos movimentos oculares com precisão , ou seja, sofriam de um distúrbio do direcionamento do olhar.
O fato é que nossos olhos raramente descansam sobre um ponto por um período longo. A cada segundo eles realizam de três a cinco deslocamentos do olhar, que são chamados de movimentos sacádicos. Estes movimentos ligam todas as fixações oculares entre si e a partir da seqüência de cenas registradas, o cérebro constrói uma imagem completa.
Normalmente reagimos a um novo objeto em nosso campo de visão com o reflexo optomotor, um rápido movimento ocular. Entretanto, esse reflexo tem um oponente controlado pelas regiões do lobo parietal no córtex cerebral responsável pela concentração. Esse oponente cuida para que o olhar não desvie rapidamente reforçando, com essa medida, a capacidade de fixação.
Normalmente reagimos a um novo objeto em nosso campo de visão com o reflexo optomotor, um rápido movimento ocular. Entretanto, esse reflexo tem um oponente controlado pelas regiões do lobo parietal no córtex cerebral responsável pela concentração. Esse oponente cuida para que o olhar não desvie rapidamente reforçando, com essa medida, a capacidade de fixação.
Concomitantemente é importante saber que áreas do lobo frontal permitem que controlemos nossos movimentos oculares de forma voluntária e consciente e são essas mesmas áreas que liberam os movimentos anti-sacádicos.
Resultados de uma pesquisa feita com 40 pessoas saudáveis, cujas idades variaram entre sete e 70 anos sugeriram que todas as crianças de primeira e segunda série não conseguem realizar atividades de movimentos anti-sacádicos e a conclusão foi de que as crianças aprendem a ler e escrever em uma idade na qual ainda não conseguem controlar voluntariamente os movimentos ópticos. Temos observado clinicamente que quando esse controle é treinado com exercícios específicos, a aprendizagem da leitura e da escrita se torna mais fácil.
Há disponível na Internet jogos que possibilitam o treinamento dessas habilidades.
Há disponível na Internet jogos que possibilitam o treinamento dessas habilidades.
Para conhecer mais
- Errar num piscar de olhos In Viver Mente e Cérebro – volume 158.
- Dificuldades na aprendizagem da leitura : teoria e prática. Terezinha Nunes, Lair Buarque, Peter Bryant. Cortez, 2000
- Dislexia: ultrapassando as barreiras do preconceito. James J. Bauer. Casa do Psicólogo, 1997
- Cresça e Apareça. Ana Alvarez. Editora Record, 2005
- Dislexia: ultrapassando as barreiras do preconceito. James J. Bauer. Casa do Psicólogo, 1997
- Cresça e Apareça. Ana Alvarez. Editora Record, 2005
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