domingo, agosto 07, 2011

Especialização em Arteterapia - No contexto social e institucional

O Curso de ARTETERAPIA NO CONTEXTO SOCIAL E INSTITUCIONAL em Porto Alegre é produto da parceria entre o Instituto da Família de Porto Alegre – INFAPA e professores do Curso de Arteterapia do Inst. Sedes Sapientiae – SP, dentro dos parâmetros da União Brasileira de Associações de Arteterapia – UBAAT.

DESTINADO A: Psicólogos, psicopedagogos, psiquiatras, arte-educadores e profissionais com formação universitária que atuem na área de relação de ajuda. (Alunos serão aceitos no último ano de formação).

DURAÇÃO: 23 módulos

TURMAS: Quinta Turma em andamento. Próxima Turma em 2012 com seleção de alunos a partir de Outubro/2011).

OBJETIVOS: Fornecer uma estrutura básica teórica, instrumental e vivencial que capacite o profissional que atua em contexto social, institucional e/ou comunitário, a desenvolver um trabalho de arteterapia de cunho terapêutico e/ou profilático. Compreendendo que só se consegue utilizar profissionalmente aquilo que se vivência, este curso se propõe também a desenvolver no aluno seu próprio potencial de auto-conhecimento e percepção através de recursos artísticos.

ALGUNS TEMAS DO PROGRAMA:
- Introdução e história da Arteterapia (ARTT)
- Criatividade: relações entre processos criativos e terapêuticos.
- Atelier Terapêutico: vivências.
- Integrando diferentes linguagens expressivas ao trabalho plástico em ARTT.
- Arteterapia e Trabalho Corporal.
- Estudo das potencialidades terapêuticas dos diversos materiais e técnicas.
- Postura fenomenológico-existencial no trabalho terapêutico.
- ARTT Gestáltica: linguagem da forma e linguagem simbólica.
- Arte e Psicologia. Abordagem Gestáltica e Sistêmica no trabalho de ARTT e Contribuições da Psicologia Junguiana, da Cinesiologia e da Dinâmica Energética do Psiquismo.
- Psicopatologia.
- Pensamento Clínico e tipos de intervenções em ARTT nas seguintes áreas de atuação: Educação e Psicopedagogia, Crianças e Adolescentes, Adultos e Terceira Idade, Famílias, Grupos, Distúrbios Psiquiátricos e Neurológicos.
- Ética profissional.

ESTRUTURA DO CURSO: O curso se desenvolverá ao longo de dois (2) anos, durante um fim de semana mensal.

CORPO DOCENTE: Professores do curso de ARTT do Sedes Sapientiae, do Curso de Formação em Terapia Familiar e de casais do INFAPA e professores convidados.

PROFESSORES COORDENADORES:
Selma CiornaiPsicóloga e Dra em Psic. Clinica (EUA/valid.USP), Mestre em Arteterapia (EUA), credenciada pela AATA. Gestalt-terapeuta. Fundadora, membro da coordenação acadêmica, docente e supervisora do curso de ARTT do Inst. Sedes Sapientiae e INFAPA. Pioneira na abordagem Gestáltica em Arteterapia no Brasil.   Docente do  Inst. Gestalt de SP  e  docente convidada  em vários institutos de Gestalt terapia e ARTT no Brasil e países latinos (Portugal, Espanha, Chile, Argentina). Autora e organizadora da série “Percursos em Arteterapia” e de vários artigos sobre Gestalt terapia e ARTT  publicados em revistas nacionais e internacionais. Membro do Conselho de Honra da UBAAT. Membro do conselho internacional da revista “Arteterapia” (Madri) e membro honorário da SPAT (Soc. Portuguesa de Arteterapia). Atende jovens, adultos e grupos em psicoterapia e arteterapia há 25 anos.
Simone Castiel Psicóloga (PUC-RS) com Especialização na Área da Infância e Adolescência (CEAPIA) e em Terapia de Família e Casais (CEAPIA). Psicóloga Clínica em Consultório particular. Professora e Supervisora do Curso de formação em Terapia Familiar e de Casais do Instituto da Família. Professora no Curso de Especialização de Terapia Familiar na UNISINOS-RS (2009-2010). Arteterapeuta registrada na AATERGS, com Formação em Teatro na Educação e Interpretação do (DAD- UFGRS). Com experiência (como atriz) em teatro, cinema e televisão. Pesquisadora na área da ARTT realizou cursos no Canadá e Brasil. Coordenadora, Professora e Supervisora do Curso de ARTT do INFAPA.
Angélica Shigihara de Lima – Arteterapeuta, Arte-educadora, Educadora Infantil e Mestranda em Educação Universitária pela UTN/ Buenos Aires, Presidente da Associação de Arteterapia de Rio Grande do Sul – AATERGS e Coordenadora executiva, Professora e Supervisora do Curso de ARTT do INFAPA; representante da AATERGS no Conselho Diretor da UBAAT; Membro do Conselho Técnico da Associação Gaúcha de Apoio às Altas Habilidades e do Conselho Brasileiro Superdotação, tem Capacitação em Educação Especial: Altas Habilidades. Coordena atelier de ARTT e Criatividade, realizando diversos Projetos na área da Educação e Criatividade.

OUTROS PROFESSORES DA EQUIPE DE SÃO PAULO: (clique aqui)

DEPOIMENTOS DE EX-ALUNOS:
“É uma profissão fascinante, complexa e cheia de desafios”. Catia, 3ª turma.
“O curso de arteterapia foi para mim uma possibilidade incomparável de auto-conhecimento, uma experiência ímpar de buscar a cura interior através de uma linguagem criativa e intensamente subjetiva que construímos a partir das vivências, ressignificando a todo tempo a vida”.  Andréia, 1ª turma.
“Por ser vivencial e ao mesmo tempo muito bem fundamentado teoricamente, auxiliou no desenvolvimento das minhas capacidades como facilitadora no processo terapêutico”. Eliane. 2ª turma.

TEXTOS E ARTIGOS SOBRE O TEMA: Artigo de Paula Taitelbaum (revista Estilo-Zaffari) (clique aqui)

OUTRAS ATIVIDADES DO NÚCLEO:
  • Jornadas de arteterapia para terapeutas.
  • Jornadas de arte-medicina.
  • Workshops, oficinas, cursos introdutórios
  • Encontros de atualização para arteterapeutas com profissionais convidados
  • Assessoria e Supervisão

INFORMAÇÕES: infapa@cpovo.net (51) 3330-0353

Nenhum comentário: