segunda-feira, julho 11, 2011

Indicação de Filmes - Tema: Altas habilidades/superdotação

Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação

Mentes que Brilham

Gênero: Drama

Garoto superdotado, com inteligência surpreendente, mas que tem dificuldade na comunicação.

Sinopse:
A história de Fred Tate (Adam Hann-Byrd), um garoto de sete anos com inteligência acima das médias e sérias dificuldades de relacionamento. Tímido e solitário, menino se vê afastado do convívio social, em parte por causa da superproteção de sua mãe, a garçonete Dede (Jodie Foster). Como não consegue matriculá-lo em escolas comuns, ela procura por uma instituição especial para crianças superdotadas, onde o menino é inscrito numa espécie de olimpíada para pequenos gênios. Durante a competição, ele apresenta um desempenho notável, mas acaba agravando seu estado psicológico.

Uma Mente Brilhante

Gênero: Drama

John Nash (Russell Crowe) é um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade eo tornou aclamado.

Sinopse:
O filme retrata a história da dura vida do matemático John Nash, que no meio do século passado revolucionou as teorias econômicas com suas idéias originais que ele tanto procurou. A história começa com sua vida na faculdade e vai até 1994, quando o mesmo ganhou o prêmio Nobel. História de John Nash, homem considerado esquizofrênico pelos médicos, mas que chegou a ganhar um Prêmio Nobel graças à sua genialidade.

Meu Pé Esquerdo

Gênero: Biografia/Drama
Data de Publicação: 23/06/2010

Filme baseado em fatos reais.

Sinopse:
O 10º filho de um total de 22 filhos de uma família pobre irlandesa, Christy sofre de paralisia cerebral tão grave que por vários anos ele é considerado um "tonto". Mas em uma luta apaixonada, ele utiliza o único membro sobre o qual conseguiu algum controle - seu pé esquerdo - para escrever um apelo para a única pessoa que pode ajudá-lo a conseguir desenvolver seu potencial: "Mãe." Essa é a primeira de muitas palavras - e trabalhos - que Christy irá utilizar para superar sua amarga solidão, raiva e sexualidade reprimida para assombrar o mundo com o talento sem paralelo - e felizmente revelado - de um verdadeiro artista.

Amadeus

Gênero: Biografia/Drama
Data de Publicação: 23/06/2010

Drama biográfico retratando a vida, a obra e a morte do famoso compositor Wolfgang Amadeus Mozart a partir da sua chegada em Viena.

Sinopse:
Após tentar se suicidar, Salieri (F. Murray Abraham) confessa a um padre que foi o responsável pela morte de Mozart (Tom Hulce) e relata como conheceu, conviveu e passou a odiar Mozart, que era um jovem irreverente, mas compunha como se sua música tivesse sido abençoada por Deus.


Academia de Gênios

Gênero: Comédia
Data de Publicação: 23/06/2010

Comédia onde um grupo de superdotados alunos de uma prestigiosa faculdade de Física (inspirada no famoso M.I.T.), participam de um projeto de um laser de alta intensidade e precisão, sendo todos controlados por um professor hostil e invejoso que, secretamente, busca vender os resultados da pesquisa para os militares.

Sinopse:
Quando um grupo de loucos génios universitários põem as cabeças a trabalhar ao mesmo tempo, quase tudo pode acontecer... Chris (Val Kilmer) é o 'inteligente' que só quer festa, Mitch (Gabe Jarrett) é o génio precoce de 16 anos e Lazlo (Jonathan Gries), é o cérebro número um da América e vive literalmente num mundo só seu... o armário de Chris. Supostamente a trabalhar no duro num projeto laboratorial, arranjam tempo para transformar o dormitório num ringue de patinação, para desmantelar o carro de um colega e para fazer uma festa na praia no interior do auditório. Quando estes génios descobrem que o seu pouco escrupuloso mentor, o professor Hathaway (William Atherton) os obrigou a trabalhar numa arma secreta para os militares, combinam uma elaborada vingança. O plano culmina num incrível esquema que consegue enganar os militares e convencer o professor de que não compensa meter-se com estes verdadeiros génios!

Lances Inocentes

Gênero: Drama
Data de Publicação: 23/06/2010

O filme é baseado na vida de Joshua Waitzkin e adaptado do livro escrito pelo pai de Joshua, Fred Waitzkin.
O personagem Jonathan Poe, o rival jovem de Josh no filme, é baseado no real prodígio jovem do xadrez, Jeff Sarwer.
A estrela do filme, Max Pomeranc, foi escolhido porque jogava xadrez na vida real.

Sinopse:
Menino de sete anos de idade apresenta talento extraordinário para o xadrez. Seu pai, um cronista esportivo, começa a inscrevê-lo em torneios, nos quais é tido como uma revelação. A busca pelo sucesso ameaça tornar-se obsessiva, mas pai e filho têm uma rara oportunidade de reavaliar sua relação.

Forrest Gump - O Contador de Histórias

Gênero: Drama
Data de Publicação: 23/06/2010

Quarenta anos da história dos Estados Unidos, vistos pelos olhos de rapaz com QI abaixo da média que, por obra do acaso, consegue participar de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã e Watergate.

Sinopse:
Forrest é um homem com grande simplicidade e inocência e que vai galgando o degraus do sucesso sem se dar conta dele. Com sua atitude pueril vai transformando os cenários por onde passa. É uma lição de perseverança e de ultrapassagem de barreiras.

Infinity - Um Amor Sem Limites

Gênero: Biografia/Drama
Data de Publicação: 23/06/2010

Drama biográfico retratando a vida do famoso físico Richard Feynman (participante do Projeto Manhattan e ganhador do prêmio Nobel) e o grande amor da sua vida. Estréia de Broderick como diretor.

Sinopse:
O romance de um cientista com uma jovem é interrompido quando ele é convocado a participar do projeto da bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial.

Gênio Indomável

Gênero: Drama
Data de Publicação: 23/06/2010

Drama sobre um jovem superdotado com enorme talento lógico-matemático que é obrigado a fazer terapia para resolver diversos problemas pessoais de agressividade e de distanciamento emocional.
Vencedor dos Oscars de Melhor Roteiro Original e de Melhor Ator Coadjuvante (Williams).

Sinopse:
Matt Damon e Ben Affleck escreveram e estrelaram este drama sobre o rebelde Will Hunting (Damon), um garoto dotado de grande inteligência mas que vive se metendo em encrenca. Sem família e com pouca educação formal, ele devora livros mas guarda tudo que aprende para si e procura empregos que dispensam qualificação. Um professor do MIT descobre que Will é um gênio e quer o garoto em sua equipe de matemática, mas, como Will tem problemas com a polícia, é preciso fazer um acordo com a justiça. São impostas duas condições: ele tem que trabalhar com o professor e fazer terapia. Sean McGuire (Robin Willians) é o terapeuta chamado para domar o dificíl temperamento do rapaz. Ambos são igualmente teimosos, mas surge uma amizade que convence Will a encarar seu passado e seu futuro.

TRAILER DO FILME

O Céu de Outubro

Gênero: Drama
Data de Publicação: 23/06/2010

Baseado em uma história real, o filme narra a história de Homer Hickam Jr. (Jake Gyllenhaal) e seu sonho de conquistar o espaço, que nasce em seu coração ao ver o satélite soviético Sputnik cruzar os céus de sua cidade.

Sinopse:
No final dos anos 50, o adolescente Homer Hickam (Jake Gyllenhaal) vive em uma cidade onde a mineração é a maior empregadora local. Ao saber que os russos colocaram o satélite Sputnik em órbita, Homer começa a sonhar em também colocar um foguete seu em órbita. Logo ele convence alguns amigos a participarem do projeto e, com o apoio de uma professora, dá início ao projeto que irá mudar sua vida para sempre.

Música do Coração

Gênero: Drama
Data de Publicação: 23/06/2010

História verdadeira e inspiradora de uma mulher que, ao aprender a acreditar em si mesma, foi capaz de dar a incontáveis crianças um belo presente; ela provou que elas eram capazes de fazer qualquer coisa na vida.

Sinopse:
Roberta Tsavaras (Meryl Streep) é uma mulher que dá a volta por cima, superando seus problemas pessoais com o marido e também os seus próprios limites. Roberta, depois de se separar, muda de casa e vai dar aula em uma escola no bairro do Halem, em Nova York. Sua especialidade é o violino e ela começa a iniciar musicalmente as crianças carentes da escola. Sua luta é comunitária, enfrentando preconceito da direção da escola e dos pais dos alunos. Ela acredita que através da música seus alunos terão oportunidade de conhecer a arte de mestres da música clássica como Mozart e Bach.

Billy Elliot

Gênero: Drama
Data de Publicação: 23/06/2010

Quando o Ballet supera o Boxe. A história do garoto Billy Elliot, que precisa lutar contra tudo e contra todos para poder realizar seu maior sonho.

Sinopse:
Billy Elliot (Jamie Bell) um garoto de 11 anos que vive numa pequena cidade da Inglaterra, onde o principal meio de sustento são as minas da cidade. Obrigado pelo pai a treinar boxe, Billy fica fascinado com a magia do balé, ao qual tem contato através de aulas de dança clássica que são realizadas na mesma academia onde pratica boxe. Incentivado pela professora de balé (Julie Walters), que vê em Billy um talento nato para a dança, ele resolve então pendurar as luvas de boxe e se dedicar de corpo e alma dança, mesmo tendo que enfrentar a contrariedade de seu irmão e seu pai sua nova atividade.

Encontrando Forrester

Gênero: Drama
Data de Publicação: 23/06/2010

O filme trata da relação entre duas pessoas que traspassa a amizade; duas pessoas que se tornam uma família e que devem, juntas, enfrentar as intempéries que a vida lhes impõe. Encontrando Forrester conta com a participação dos vencedores do Oscar Sean Connery e F. Murray Abraham. A direção é de Gus Van Sant, indicado ao Oscar de melhor diretor em 1997 por Gênio Indomável.

Sinopse:
Sean Connery é William Forrester, um famoso escritor que há quarenta anos ganhou um prêmio Pulitzer por um romance e, desde então, nunca mais se ouviu falar dele. Mas, certo dia, Jamal Wallace (Rob Brown), um jovem negro de 16 anos que sonha em ser escritor, invade o apartamento de Forrester e acidentalmente esquece sua mochila com seus textos dentro.
Forrester, que até então era um homem recluso, fechado em seu solitário apartamento, descobre os escritos geniais do garoto e decide tornar-se seu mentor. A partir daí, a vida deles nunca mais será a mesma. Jamal, então, inscreve-se no concurso literário de sua escola.
Contudo, a integridade de Jamal e a amizade entre os dois são postas à prova quando o Professor Crowford (F. Murray Abraham) levanta uma acusação de plágio contra o jovem escritor. Jamal se vê obrigado a decidir entre seguir seu sonho ou trair um amigo, enquanto Forrester deve optar se volta à ativa ou permanece recluso, fechado para o mundo.

Prenda-me se For Capaz

Gênero: Aventura
Data de Publicação: 23/06/2010

Aos 18 anos, Frank Abagnale Jr acumula um currículo de médico, advogado e co-piloto. Leonardo DiCaprio é a estrela do filme “Prenda-me se For Capaz” (2002), dirigido por Steven Spielberg.

Sinopse:
A história verídica é sobre o mestre na arte do disfarce, Frank Abagnale Jr. (Leonardo DiCaprio), que aproveita suas habilidades para viver a vida como quer e praticar golpes milionários, que fazem com que se torne o ladrão de banco mais bem-sucedido da história dos Estados Unidos com apenas 17 anos. Mas em seu encalço está o agente do FBI Carl Hanratty (Tom Hanks), que usa todos os meios que tem ao seu dispor para encontrá-lo e capturá-lo.


Escola de Rock

Gênero: Comédia
Data de Publicação: 23/06/2010

O filme apresenta, em sua essência, uma referência ao filme Sociedade dos Poetas Mortos. Mostra um professor revolucionário, com pensamentos modernos, em uma escola conservadora e rígida. Os alunos, presos a regras intensas, utilizam-se da rebeldia para se libertar do sistema escolar. A rebeldia foi, durante muito tempo, marca fundamental do rock 'n roll.

Sinopse:
Dewey Finn é um rockeiro que acaba de ser expulso da banda No Vacancy e mora com o amigo Ned Schneebly e sua namorada. Mas ela não aguenta mais Ned sustentando Dewey, e manda ele conseguir dinheiro, se ele quisesse continuar morando ali. Ele se passa por Ned e vai trabalhar de substituto em uma escola tradicional. Uma vez na escola, ele descobre que as crianças têm talento para a música, e monta uma banda na classe, dizendo às crianças que elas participarão de uma competição com as outras escolas e ganharão uma vitória em seu histórico. Ele embebeda a diretora e consegue convencê-la de deixar ele levar as crianças a uma excursão. Um dia antes, na Noite dos Pais, todos descobrem que ele é uma farsa. No dia seguinte, as crianças ficam tristes, mas não desistem e vão até a casa dele chamá-lo para o show, na qual são bem-sucedidas.

Miss Potter

Gênero: Drama
Data de Publicação: 23/06/2010

Cinebiografia da ilustradora e autora britânica Beatrix Potter (1866-1943), especializada em literatura infanto-juvenil.

Sinopse:
A infância e a maturidade de Beatrix Potter, a escritora de livros infantis mais inspirada de todos os tempos que acabou se apaixonando por seu editor. Ela encantou gerações de crianças, mas manteve sua privacidade à sete chaves. Várias de suas criações foram adaptadas para o teatro, cinema e televisão, mas sua vida foi sua história mais impressionante: uma prova disso é que seu diário, escrito em código, só foi compreendido quinze anos após sua morte.

Prova de Fogo - Uma História de Vida

Gênero: Drama
Data de Publicação: 23/06/2010

Um Professor muda a vida de uma menina de 11 anos quando começa a treiná-la para o desconhecido caminho dos concursos de soletração.

Sinopse:
Akeelah tem apenas 11 anos, mas um incrível talento com as palavras. Admirado com esse dom, o diretor de sua escola a inscreve num concurso regional de soletração e faz com que ela seja treinada por um professor com PhD em literatura, Dr. Larabee (Laurence Fishburne). Enfrentando a objeção de sua mãe, o ciúme de sua melhor amiga, as diferenças sociais e as dificuldades no relacionamento com o professor, Akeelah vai passando por todas as etapas do concurso, até ser classificada para a grande prova de fogo de sua vida - a final nacional em Washington.


Piaf - Um Hino ao Amor

Gênero: Drama
Data de Publicação: 23/06/2010

Co-produzido por França, Inglaterra e República Checa, Piaf - Um Hino ao Amor é rasgadamente emotivo e emocional, atingindo em cheio o grande público, da mesma forma emotiva e emocional que a própria cantora tinha de conquistar as suas platéias. E importante: sem cair no piegas. O roteiro da estreante Isabelle Sobelman, em parceria com Olivier Dahan – este também diretor do filme –, opta por uma narrativa que une equilibradamente fatores conservadores com alguns elementos mais arrojados.

Sinopse:
A vida de Edith Piaf (Marion Cottilard) foi sempre uma batalha. Abandonada pela mãe, foi criada pela avó, dona de um bordel na Normandia. Dos 3 aos 7 anos de idade fica cega, recuperando-se milagrosamente. Mais tarde vive com o pai alcoólatra, a quem abandona aos 15 anos para cantar nas ruas de Paris. Em 1935 é descoberta por um dono de boate e neste mesmo ano grava seu primeiro disco. A vida sofrida é coroada com o sucesso internacional. Fama, dinheiro, amizades, mas também a constante vigilância da opinião pública.

O Som do Coração

Gênero: Drama
Data de Publicação: 23/06/2010

Uma história comovente, sobre a magia da música e o poder do amor.

Sinopse: Freddie Highmore interpreta Evan, um garoto largado em um orfanato nos arredores de Nova Iorque que possue um dom especial, ele escuta música em todos os barulhos do cotidiano, desde o vento em um milharal até a tensão da energia passando nos fios do poste. Fruto de uma única noite de amor entre Louis Conneny (Rhys Meyers) e Lyla Novacek (Keri Russel), ele cantor, guitarrista e compositor de uma banda de rock (os irmãos Connely) e ela violoncista com crescente prestígio. O menino não conheceu os pais, porém acredita que pode ser encontrado por eles através da música.

Nenhum comentário: