domingo, junho 12, 2011

TRATAMENTO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

OBJETIVO 
Oferecer subsídios para a realização do tratamento das dificuldades de aprendizagem. 

CONCEITO 
De acordo com MERY (in Scoz, 1987), a função do especialista em Psicopedagogia é reintegrar a criança à vida escolar, oferecendo uma nova forma de relação e considerando que o processo de desenvolvimento foi inibido e que poderá retornar ao normal . 
Na verdade, a sua atuação é uma intervenção que, de acordo com SOUZA (in Sisto, 1996), é “colocar-se no meio”, ou seja, fazer a mediação entre a criança e seus objetos de conhecimento.
BARONE (in Sargo, 1994) acredita que o trabalho do psicopedagogo consiste em propor à criança a realização de diferentes tarefas e em acompanhá-la na execução, tendo como foco de atenção não a tarefa em si, mas as diferentes reações da criança frente a ela, como os lapsos, as hesitações, os bloqueios, as repetições, os sentimentos e angústias presentes, tanto na execução como na verbalização. Analisado o comportamento, o psicopedagogo faria então intervenções, no sentido de facilitar à criança entrar em contato com essas reações suas, orientando-a quando necessário. ( BARONE in Sargo, 1994).

A realização dessas tarefas visando uma possível melhora das dificuldades apresentadas pela criança é denominada intervenção psicopedagógica ou tratamento psicopedagógico. 
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