segunda-feira, junho 13, 2011

Florais de Bach na Psicopedagogia

   Os florais e Dr. Bach

Entre 1939 e 1936, um médico inglês chamado Dr. Edward Bach, observou que as doenças eram originárias das alterações e desequilíbrios emocionais. Diante desta descoberta, desenvolveu um método de cura natural utilizando as essências das flores silvestres. Dr. Bach selecionou 38 essências florais constituindo-se num sistema de cura completo da mente através do qual é possível equilibrar aspectos positivos e negativos da cada personalidade, com o objetivo de deixar-nos mais saudáveis.
Os remédios baseados nas essências florais não causam nenhum tipo de dependência orgânica ou psíquica, nem efeitos colaterais sendo inclusive reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde podendo ser utilizados junto a outros métodos terapêuticos.
  Outros florais:

Além dos florais de Bach existem outros tipos de florais como os californianos, os florais de minas, os australianos que poderão ser utilizados separadamente ou misturados.
  Florais na psicopedagogia:
Os florais, na psicopedagogia, tem o objetivo de auxiliar como complemento no tratamento, não dispensando de forma alguma a intervenção do psicopedagogo.
É importante lembrar que os florais só deverão ser ministrados após o diagnóstico, para que possamos identificar o que o sujeito realmente necessita. Se percebermos, na anamnese, que a mãe ou o pai necessita de algum floral podemos também recomendar.
Devemos, antes de receitar um floral, explicar o que são os florais e perguntar se desejam que o paciente seja medicado com florais e se desejam também para si (os pais ou responsáveis), se for o caso.
  Período:

Durante 45 dias para uma reavaliação. Este é um tempo suficiente para já se notar uma melhora. Caso contrário, é importante uma reavaliação com o terapeuta.
  Uso com outros medicamentos:
Não há problemas em usar juntamente com remédios alopáticos. Na terapia floral não tratamos a doenças, mas as causas que podem estar levando o sujeito a ficar doente.
  Outras formas de composição:
Podemos encontrar além dos frascos, florais em creme como o de Bach e o Exultat Gellu), em emplastos ou pingado diretamente sobre a pele. Para purificar o ambiente podemos encontrar em forma de sprays e incensos. Pode-se colocar na água que será bebida por um grupo como a família.
É importante lembrar que o tratamento com os florais deverá ter acompanhamento de um terapeuta.
Algumas das indicações:
- Dificuldades de aprendizagem
- Dificuldade de concentração
- Adaptação
- Medos
- Dislexia
- Memória
- Impulsividade/hiperatividade
- Insônia
- Baixa auto-estima
- Timidez
- Relacionamentos familiares
- Agressividade
- Dentre outros

Nenhum comentário: