O que é a Psicopedagogia?
A
Psicopedagogia é um campo de atuação em Saúde e Educação que lida com o
processo de aprendizagem humana: seus padrões normais e patológicos
considerando a influência do meio - família, escola e sociedade - no seu
desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da Psicopedagogia. Em outras
palavras, busca decifrar como ocorre o processo de construção do conhecimento
nos indivíduos. Assim, ela se propõe a: identificar os pontos que possam,
porventura, estar travando essa aprendizagem; atuar de maneira preventiva para
evitá-los e, ainda, propiciar estratégias e ferramentas que possibilitem
facilitar esse aprendizado.
O que faz o Psicopedagogo?
O
psicopedagogo é o profissional que procurará compreender as mensagens, muitas
vezes implícitas, sobre os motivos que levam as pessoas a obterem resultados
insuficientes ao esforço aplicado em sua busca pela aprendizagem, seja ela
sistemática ou não. O psicopedagogo clínico atua em um sentido mais amplo,
investigando e promovendo as possibilidades de mudanças sobre os processos
cognitivos, emocionais e pedagógicos que porventura possam estar travando a
aprendizagem de seus pacientes, individualmente. Na medida em que trata dos
processos diagnosticados, também previne seus pacientes de sofrerem outras
dificuldades pessoais decorrentes de tais transtornos de aprendizagem.
Como é o atendimento psicopedagógico clínico?
A
partir do estudo da origem da dificuldade em aprender, o psicopedagogo
desenvolve atividades que estimulam as funções cognitivas que não estão
ativadas no paciente e a questão afetiva e social. O psicopedagogo contribui
para a construção da autonomia e independência, através da relação com “como eu
aprendo” e “como me relaciono com o saber”.
Durante as sessões com o psicopedagogo, os recursos como jogos, livros e
computador, tem a finalidade de descobrir os estilos de aprendizagem do
paciente: ritmos, hábitos adquiridos, motivações, ansiedades, defesas e
conflitos em relação ao aprender. São utilizados diversos recursos pelo
psicopedagogo: dramatizações, jogos, leituras, diálogos, desenhos, projetos e
outras maneiras que serão descobertas no decorrer dos atendimentos.
Quando encaminhar um estudante para a Psicopedagogia?
Quando
houver queixa, hipótese ou diagnóstico de: dificuldade para assimilar conteúdos
escolares ou tarefas em seu trabalho, falhas na memória, falta de concentração resistência
às situações de aprendizagem, disgrafia (letra ilegível – organização
espacial), dislexia (leitura e escrita), discalculia (matemática),
disortografia (ortografia), baixo rendimento escolar, dificuldades na socialização, alteração na
memória, altas habilidades, desestímulo, desatenção, síndromes, apatia ou
qualquer outra que impeça o seu desenvolvimento.
Quanto tempo dura um atendimento
Psicopedagógico e o que vai acontecer no consultório?
Geralmente
o período para avaliar e diagnosticar o problema psicopedagógico dura de 8 a 10
sessões de 40 minutos cada. A avaliação poderá confirmar ou não as suspeitas do
psicopedagogo frente a queixa formalizada pelos pais ou pela escola.
Esta
avaliação será realizada em algumas sessões, através de testes específicos para
cada idade, jogos e diferentes materiais, e terá como objetivo considerar a
criança em seus diversos contextos, biológico, afetivo e cognitivo, assim como
a sua família e a escola. O psicopedagogo irá avaliar:
•
O seu nível de escrita e leitura;
•
Como ele (a) se relaciona com a aprendizagem, o seu vínculo com a escola, com a
família e consigo mesmo;
•
A sua modalidade de aprendizagem;
•
A história de vida do paciente até o momento;
•
Em qual nível cognitivo se encontra, ao realizar a prova do diagnóstico
operatório. Nesta etapa, serão analisados o funcionamento e o desenvolvimento
das funções lógicas do paciente. O psicopedagogo irá conhecer seu nível
cognitivo e se há defasagem em relação à sua idade cronológica.
Ao
final da avaliação, será entregue um documento chamado “Relatório
Psicopedagógico”, contando sobre o que foi observado nas sessões, se haverá a
necessidade de continuar com o atendimento psicopedagógico (neste caso serão
sessões de “Intervenção Psicopedagógica”) também poderá ser necessário
solicitar outros encaminhamentos, como por exemplo, uma avaliação de um
oftalmologista, otorrino, fonoaudiólogo, neurologista, psiquiátrico, etc.
Finalizando:
Quando
a psicopedagogia entra na vida de uma criança ou adolescente, abre-se a
possibilidade de superar as dificuldades relacionadas ao desenvolvimento e a
aprendizagem.
O
Espaço PsicoEnvolver oferece
atendimento psicopedagógico garantindo diversos benefícios para a criança e o
adolescente tais como: uma melhora do quadro da dificuldade inicial,
autoconhecimento e melhora da autoestima, descoberta e valorização de
habilidades, desenvolvimento, estímulo, aprendizagem de novas estratégias de
estudo, prazer em aprender, prevenção de dificuldades.
Ligue
e agende uma avaliação!
Inêz Maria Kwiecinski
Teles de Souza
Psicopedagoga Clínica
e Institucional – ABPp-RS 1040/12
(51) 3044-5886 - 9304-4337
– 8440-5755 – 9546-3600
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