quarta-feira, agosto 14, 2013

Jogos Cognitivos - O que são?

São um conjunto de jogos variados que trabalham aspectos cognitivos, propondo a intersecção entre os conceitos de jogos, diversão e cognição. Desse modo, parte-se do reconhecimento da

contribuição que os jogos oferecem ao desenvolvimento humano e coloca-se ênfase nos aspectos cognitivos. A cognição entendida nesse contexto como “a aquisição, o armazenamento, a transformação e aplicação do conhecimento” [Matlin 2004], o que envolve uma diversidade de processos mentais, como memória, percepção, raciocínio, linguagem e resolução de problemas.

Nesse sentido, as habilidades cognitivas podem ser entendidas como as capacidades que tornam o sujeito competente e lhe permite interagir simbolicamente com o meio. Essas habilidades permitem, por exemplo, discriminar objetos, identificar e classificar conceitos, levantar problemas, aplicar regras e resolver problemas, e propiciam a construção e a estruturação contínua dos processos mentais [Gatti 1997]. A inserção do uso dos jogos cognitivos eletrônicos oferece duas contribuições expressivas ao processo de
ensino e aprendizagem, pois ao mesmo tempo em que propõe o exercício de habilidades cognitivas que são fundamentais ao processo de aprendizagem e no contexto de sala de aula, contribui para a inserção e uso de tecnologias da informação e comunicação.

Desse modo, a sua inserção reforça a importância de trabalhar conteúdos de aprendizagem procedimentais e atitudinais no contexto escolar, resguardando a formação mais integral e globalizadora do aluno.

- Jogos Cognitivos: Aspectos conceituais e contribuições

A literatura descreve vários tipos de jogos como: jogos de faz-de-conta que envolvem a representação de papéis e situações imaginárias; brincadeiras de movimento que implicam o domínio do corpo por meio de atividades físicas e movimentos corporais; jogos de lógica baseados em regras, desafios e pensamento,
jogos de roda que envolvem um grupo, músicas e movimentos, entre outros [Kishimoto 2001; Seber 1997; Huizinga 1993; Caillois 1990]. Todos esses e outros tipos de jogos, envolvem peculiaridades e características próprias.

Diante desta variedade, Kishomoto [2001] descreve que é difícil conceituar o que é jogo, enquanto categoria que dê conta dos
diversos tipos e características, o que é reforçado por Huizinga [1993], segundo o qual o jogo “é função de vida, mas não é passível de definição exata em termos lógicos, biológicos ou estéticos”. Os jogos cognitivos apresentam características comuns aos jogos, porém recebem essa denominação por envolverem mais fortemente habilidades cognitivas. Em um jogo como a Hora do Rush, por exemplo, no qual o jogador precisa movimentar vários carros para tirar um específico, trabalha-se fortemente
com a capacidade de planejamento e a resolução de problemas.

Muitos jogos que podemos classificar como cognitivos não foram desenvolvidos com o objetivo de trabalhar essas habilidades, mas podem ser considerados como tal por seus desafios e dinâmicas.
Nesse sentido, os jogos de desafio apresentam problemas que mobilizam o jogador a pensar, levantar hipóteses, experimentar, planejar, testar, realizar cálculos. Desse modo, contribuem com o
desenvolvimento do raciocínio lógico, a percepção visual, a atenção e a concentração. Como exemplo, desse tipo de jogos, temos a Torre de Hanoi. Os jogos de tabuleiro, por sua vez, apresentam
diversos formatos e objetivos, de modo geral, envolvem a participação de pelo menos dois jogadores, o exercício de estratégia e raciocínio lógico para vencer o adversário ou resolver o desafio apresentado, como exemplo, temos o jogo de xadrez e damas.

Os jogos cognitivos eletrônicos propõem desafios que exigem o exercício de aspectos cognitivos como memória, raciocínio lógico, cálculo, criatividade, resolução de problemas e atenção, por exemplo. Esses jogos pautam-se na intersecção entre o lúdico e a
diversão presente nos jogos eletrônicos e o desenvolvimento cognitivo. Ao fazermos uso da ludicidade no exercício das funções cognitivas contribuímos com a motivação e maior envolvimento
dos sujeitos.

Esses jogos podem ter diferentes formatos como jogos de desafios, tabuleiro e digitais. Os jogos cognitivos digitais ou eletrônicos propõem desafios que exigem o exercício de aspectos cognitivos, por meio da interação com o computador. Esses jogos
podem ser apresentados em diferentes formatos, de modo geral, são jogos simples e apresentam níveis de dificuldade crescentes e podem, também, reproduzir os jogos de tabuleiro ou desafio, utilizando o meio digital. (http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/)

quinta-feira, agosto 01, 2013

Viagem Dentro da Dislexia



Acabei de assistir na HBO. Vale a pena, o documentário é maravilhoso, de fácil compreensão, com histórias comoventes e emocionante. Assista! comente...
O documentário é um ato de humanidade. Os entrevistados relatam suas trajetória de VIDA compartilhada com a DISLEXIA, mostram como as ações desumanas de alguns profissionais que trabalham com a educação podem provocar danos emocionais que desencadeiam sofrimento. Outra reflexão do documentário são as estrategias, os instrumentos pedagógicos e tecnologias que podem auxiliar na superação do DESAFIO de ser diferente do padrão que a cultura imprime no ser humano. Rico em possibilidades.