quarta-feira, agosto 29, 2012

Arteterapia

ARTETERAPIA - USE A ARTE TAMBÉM COMO TRATAMENTO


Criar é expressar nossa existência, as emoções humanas mais profundas e a Arteterapia vai lidar com este processo criativo. Criar abrange a habilidade em usar o cérebro para alterar, renovar, recombinar os aspectos da vida. Implica em sentir o mundo com vitalidade e fazer um novo uso do que se percebeu. É expressar nossas vivências. A Arteterapia é então uma terapia que através da estimulação da expressão, do desenvolvimento da criatividade.


A Arteterapia favorece:

A liberação de emoções, de conflitos internos, de imagens perturbadoras do inconsciente.
Contato com ansiedades, conteúdos reprimidos, medos. Coordenação motora.

São muitos os instrumentos da Arteterapia:

Os primários: Água, argila, areia, corpo.
Os demais: Desenho, pintura, colagem, sucata, escultura (massa, papel marchê, durepox, dentre outros) costura, tricô, culinária, teatro, dança, literatura, enfim todas as formas de arte.

Existem duas linhas:
A interpretativa - onde se interpreta todo material produzido.
E a não interpretativa - onde o terapeuta não interpreta, embora entenda o conteúdo da criação. A arte por si só é regenerativa, pois libera todos os nossos "fantasmas".

A Arteterapia pode ser aplicada:

Empresa ou instituições - Neste caso o trabalho visa o desenvolvimento da criatividade, desenvolver o potencial pessoal e a diminuição do stress.
Escola - Trabalha o desenvolvimento da criatividade, e o processo que o criar envolve: medo da expressão, do julgamento, ansiedade, auto estima, segurança em grupo.
Consultório - Vai trabalhar com o processo criativo e o produto da expressão, entendendo melhor o paciente e ajudando-o no processo de integração de si mesmo, o equilíbrio

Cursos com Alícia Fernandez

E.PSI.B.A. 
ESPACIO  PSICOPEDAGÓGICO  BRASILEIRO-ARGENTINO
DIRETORA: Psp. ALICIA FERNÁNDEZ
Um espaço de formação, investigação e intervenção  em torno da Psicopedagogia clínica
____________________________________________________________________________________
 
 
Prezados colegas,
Segue convite aos interessados em os Cursos breves à distância a serem realizados em Outubro 2012a cargo da Psp. ALICIA FERNÁNDEZ (Argentina) e o Ps. clínico JORGE GONCALVES DA CRUZ (Argentina).
 
Estaremos oferecendo três Cursos inteiramente através da Internet, com material em português.
 
Inscrições abertas.
 
CURSO 1 CURSO BREVE A DISTÂNCIA: AUTORIAS VOCACIONAIS. O trabalho de promoção de autorias vocacionais e profissionais com crianças, adolescentes e adultos.
*DURAÇÃO: 2 meses -  Inicio: 06/10/2012  Término: 05/12/2012  (carga horária: 80 horas)
*AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández y Jorge Gonçalves da Cruz
 
CURSO 2CURSO BREVE A DISTÂNCIA:CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O  “DIAGNÓSTICO” DE TDA/TDAH.Um enfoque crítico sobre a biologização do mal estar e a medicalização da infância e da adolescência. A sociedade desatenta e hiperativa: medica o que produz?. Promovendo caminhos de autoria ante os novos modos atencionais
*DURAÇÃO: 2 meses Inicio: 09/10/2012  Término: 07/12/2012 (carga horária: 80 horas)
*AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández y Jorge Gonçalves da Cruz 
 
CURSO 3CURSO BREVE A DISTÂNCIA: PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUIÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS Como escutar/acompanhar os trajetos da adolescência?
*DURAÇÃO: 2 meses Inicio: 11/10/2012  Término: 10/12/2012 (carga horária: 80 horas)
*AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES TUTORES: Alicia Fernández y Jorge Gonçalves da Cruz 
 
Os Cursos se realizam integralmente à distância (através da Internet) sem horários prefixados. Não há encontros presenciais
  1. Envio por email dos materiais dos Cursos: os materiais, de autoria dos professores Alicia Fernández e Jorge Gonçalves da Cruz, contém textos, bibliografia, propostas e atividades. Cada participante pode enviar por email consultas aos autores/professores, que responderão também por email dando lugar a um intercâmbio em torno dos materiais. Os intercâmbios e respostas as dúvidas dos alunos serão compartilhados durante o período dos Cursos. O nível de participação neste intercâmbio e horário de estudos são estabelecidos pelo próprio participante, de acordo com sua disponibilidade.
  2. Aula Virtual: Os participantes receberam uma senha de acesso que lhes permitirão ingressar à Aula Virtual de nosso site web (materiais complementáriossobre o tema tais como imagens, vídeos, atividades, artigos e apresentações em formato PowerPoint).
 
  
AUTORES DOS MATERIAIS E DOCENTES DOS CURSOS:
 Psicopedagoga ALICIA FERNÁNDEZ e Psicólogo clínico JORGE GONÇALVES DA CRUZ
 
Alicia Fernández é Psicopedagoga, com especializações em Psicopedagogia clínica e em Psicodrama.
.Autora das seguintes obras: “A inteligência aprisionada” (ArtMed, 1989), “A mulher escondida na professora” (ArtMed, 1992), “O saber em jogo” (ArtMed, 2000), “Os idiomas do aprendente” (ArtMed, 2000), “Psicopedagogia em Psicodrama” (Vozes, 2000) e “A capacidade de atenção” (Grupo Pensa, 2011) editadas em espanhol e português.
.Título Membro Honorário da ABPp -Associação Nacional de Psicopedagogia do Brasil.
.Docente na Universidad de Buenos Aires (Pós-graduação da Faculdade de Psicologia) e Professora Titular da Universidad del Salvador, Buenos Aires.
.Docente convidada, palestrante e conferencista  convidada em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa.
.Fundadora e diretora de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio.
 
Jorge Gonçalves da Cruz é Psicólogo clínico. Psicodramatista. Psicoterapeuta.
.Docente na Universidad de Buenos Aires (Faculdade de Psicologia).
.Docente convidado, palestrante e conferencista em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa.
. Autor de diversos artigos sobre psicologia clínica, psicanálises, temas educacionais e psicopedagógicos
.Fundador e co-diretor de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio e da Revista E.Psi.B.A.
.Assessor de numerosas instituições educativas.
 
 
CONTEÚDO DOS CURSOS:
 
CURSO 1:   AUTORIAS VOCACIONAIS
 
I) IDEIAS NODAIS DA PSICOPEDAGOGIA PARA O TRABALHO DE AUTORIAS VOCACIONAIS:
.A autoria de pensamento como objeto do trabalho psicopedagógico.  As autorias vocacionais e profissionais. O movimento entre escolher e decidir. Eleger vs. Optar. Informação, conhecimento esaber, na era telemática. Propostas e recursos para trabalhar com crianças, adolescentes e adultos.
II) A PROPOSTA DE AUTORIAS VOCACIONAIS,  COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS:
.O por quê da proposta de Autorias Vocacionais. Suas diferenças e contribuções a Orientação Vocacional. Promovendo autorias vocacionais nos contextos atuais.
III)“PROJETO IDENTIFICATÓRIO” E  “PROJETO VOCACIONAL/OCUPACIONAL” NOS CONTEXTOS ATUAIS:
.Podemos falar de “identidade profissional ou ocupacional”?.  A construção identitária. Promovendo espaços de “heteroestima” .
IV) TRABALHO DE REENCONTRO COM A PRÓPRIA ELEIÇÃO VOCACIONAL DO PROFISSIONAL.
.Procurando espaços dereencontro com nossas próprias eleições vocacionais. O trabalho de promoção de autorias vocacionais entre os professores e profissionais. Questionamento à denominada “Síndrome de Burn-out”.
V) RECURSOS PSICOPEDAGÓGICOS. APRESENTAÇÃO DE FERRAMENTAS, PROPOSTAS DE TRABALHO E EXPERIÊNCIAS PSICOPEDAGÓGICAS NO TRABALHO DE AUTORIAS VOCACIONAIS COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS.
.Como propiciar a capacidade de eleger. Do impossível à decisão passando pelo possível e o provável.
.Novos recursos psicopedagógicos: SPA (Situação Pessoa Aprendendo), SPB (Situação Pessoa Brincando) e SPT (Situação Pessoa Trabalhando). M.B. (Múltiplas biografias para projetar-se a um futuro)
 
 
CURSO 2:  CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA ANTE O QUESTIONADO “DIAGNÓSTICO” DE TDA/THDA
 
·   O “diagnóstico” de TDA (Transtorno por déficit de atenção) e TDAH (Transtorno por déficit de Atenção com hiperatividade). 
·   Contextos sócio-culturais e a atencionalidade: Um enfoque crítico sobre a biologização do mal estar e a medicalização da infância e da adolescência.  
·   Crianças e adolescentes: desatentos ou desatendidos?A sociedade desatenta e hiperativa: medica o que produz?.
·   capacidade atencional: uma leitura Psicopedagógica.  A aprendizagem da capacidade de atender.Como se atende ao objeto de conhecimento?. atender, a inteligência e o criar.  Ato criativo.  .Atencionalidade e criatividade.
·   Os novos modos atencionais nos tempos da Internet e os “vídeo-game”.
·   Diagnóstico” nas dificuldades de Atenção:  Diagnosticar ou rotular? O que determina o abuso no “diagnóstico” de TDA e a sobre-medicação?
· Intervenções psicopedagógicas com meninos/as, pais e professores. Contribuições psicopedagógicaspara intervir frente às vicissitudes da “capacidade atencional” Promovendo caminhos de autoria ante os novos modos atencionais. 
·   Apresentação  da Investigação S.P.P.A. “Situação Pessoa Prestando Atenção”: Investigação psicopedagógica tendente a explorar as novas modalidades atencionais nas crianças, adolescentes e adultos. Apresentamos material clínico e Entrevistas SPPA: como ferramenta diagnóstica e de intervenção psicopedagógica em torno das vicissitudes da capacidade atencional.
 
 
CURSO 3: PUBERTADE E ADOLESCÊNCIA NOS CONTEXTOS ATUAIS. CONTRIBUÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS.
 
I-CONTEXTOS SOCIAIS E ADOLESCÊNCIA:  novos modos de “adolescer”-crescer- . Violências e fustigamentos nas escolas (“Bullying?”).  Condutas temerárias em contextos urbanos hostilizantes (esportes radicais, parkour...). “Pichações”, Blogs…  O que e como escrevem os adolescentes fora da Escola?.   Fotologs e redes sociais na Internet. Uma leitura psicopedagógica. 
II-OS TRABALHOS PSÍQUICOS DO ADOLESCENTE. Uma leitura Psicopedagógica:  Construção do “nós”. O grupal. Função subjetivante de “os/as amigos/as”. Construir-se um passado para projetar-se ao futuro. O aprender como um modo de se re-situar frente ao passado. Do brincar ao trabalhar passando pelo aprender: uma travessia de descontinuidades.  Da casa à rua (ou do familiar ao extra-familiar).  Reconstrução e re-significação das primeiras aprendizagens.  A “Adolescência” como oportunidade.
III-IDEÍAS NODAIS DA PSICOPEDAGOGÍA: Autoria de pensamento e os trajetos da adolescência.  “Modalidades de ensino” e “Modalidades de aprendizagem. Que modalidades ensinantes predominam no mundo extra-familiar dos adolescentes?  Dispositivo de análise psicopedagógico:  Posições ensenantes feridoras. Modalidades ensinantes facilitadoras.
IV-INTERVENÇÕES e PROPOSTAS PSICOPEDAGÓGICAS POSSIVEIS:  Repensando nossas práticas ante as problemáticas atuais.  Intervenções clínico-psicopedagógicas com púberes e adolescentes.   Como escutar/acompanhar os trajetos da adolescência?  Reposicionar-nos ante a diversidade:  propiciando espaços grupais nos que o fustigamento entre pares não possa crescer.
 
OBJETIVOS:
Propomos-nos gerar um espaço de intercâmbio e reflexão compartilhada entre os participantes (residentes em diferentes países) e os autores/professores. Intercâmbio no qual cada un@ possa regular sua participação e se incluir de acordo a seus percursos singulares, interesses e disponibilidade.
 
MODALIDADE 
De acordo a um cronograma se enviam por email os materiais do Curso (dois Módulos teórico-clínicos e diversos Dossiers de intercâmbio). A partir da leitura cada participante pode enviar por email aos professores consultas e comentários dando lugar a um intercâmbio em torno dos materiais.  A sua vez todos os intercâmbios são re-enviados aos participantes para irem acompanhando as reflexões.
 
Modalidade do intercâmbio:cada participante pode enviar por email  consultas e/ou  comentários aos professores, queresponderão também por email. 
Não é necessário que os participantes se conectem a Internet em um dia ou horário determinado. Podem enviar e receber os materiais do Curso como qualquer outro email.
O nível de participação neste intercâmbio depende dos interesses, possibilidades e percursos singulares de cada participante, ou seja não há pautas formais ao respeito. Todos os participantes irão recebendo estes materiais (“Dossiers de intercâmbio”) para poder acompanhar as questões que vão surgindo a partir da leitura.
Classe virtualOs participantes receberam uma senha de acesso que lhes permitirão ingressar à Aula Virtual de nosso site web. No  momento em que desejem,  os participantes poderão aceder lá aos materiais do curso, consultar e imprimir materiais adicionais sobre as temáticas do Curso: artigos, apresentações em formato PowerPoint, mapas conceituais, materiais complementários em formato audiovisual. 
 
 Sua senha será válida durante os dois meses em que se desenvolverá o Curso. Podem ingressar ao site no momento em que desejem.
O ingresso à Classe virtual se concebe como uma tarefa optativa já que os materiais teóricos do Curso serão enviados por email.  
 
 
AVALIAÇÃO:
Este Curso não inclui instâncias de avaliação.
Propostas:Ao longo dos Materiais se incluirão uma série de "PROPOSTAS” (sugestões de bibliografia adicional, perguntas tendentes a que cada o participante possa ir apropriando-se e re-significando as questões apresentadas, guias conceituais, etc.)
Cada um@ poderá eleger seu percurso tomando as propostas que deseje para trabalhá-las e assim orientar seus comentários.
Os participantes podem fazer chegar aos professores –além dos escritos que gerem a partir das propostas- outras consultas ou reflexões e pedidos de orientação sobre bibliografias adicionais.
 
Uma vez concluído o Curso quem desejar poderá enviar um artigo de sua autoria, redatado a partir do Seminário. Entre as produções recebidas se selecionará uma que será publicada na Revista EPSIBA ou no site do E.Psi.B.A.
 
CERTIFICAÇÃO:  
Um certificado impresso será enviado por correio postal.  Certificados expedidos por EPsiBA. ESPAÇO PSICOPEDAGÓGICO  BRASILEIRO-ARGENTINO-URUGUAYO. Cursos livres.
Neste certificado constará: nome do curso, nome do participante, carga horária, assinatura dos  professores do curso (Alicia Fernández – Jorge Gonçalves da Cruz) e  dados de EPsiBA .
Carga horária:
Curso 1: Autorias vocacionais: 80 horas.
Curso 2: TDA/H: 80 horas
Curso 3: ADOLESCENCIA: 80 horas.
 
 
IDIOMA:
 OMateriais  são enviados em português ou espanhol, segundo  a preferência do participante.  A partir da leitura os participantes podem enviar suas consultas em português ou em espanhol (já que os professores lêem nos dois idiomas). Os professores respondem em espanhol.  
 
PÚBLICO ALVO:
 Estudantes e profissionais da Psicopedagogia, Psicologia, Pedagogia e todos aqueles que desde outras disciplinas se interessem pelas temáticas a abordar.  Professores que se desempenhem no âmbito educativo.
Requisitos necessários:Computador com acesso a internet. É necessário ao inscrito saber navegar pela internet e enviar e-mail. Não trabalhamos com fóruns de discussão e chats.
 
 
INVESTIMENTO
(desconto para inscrições efetuadas até o dia 10/09/12).
 
 
 
Pagamento até 10/09/2012
 
Pagamento após 10/09/2012
 
1. Autorias
R$ 380,00 à vista   (ou 2 x R$ 220*)
 
R$ 400,00 à vista   (ou 2 x R$ 240*)
 
2. TDA
R$ 360,00 à vista (ou 2x R$ 200*)
 
R$ 380,00 à vista (ou 2x R$ 220*)
 
3. PUBERDADE
R$370,00 à vista (ou 2x R$ 210*)
 
R$390,00 à vista (ou 2x R$ 230*)
 
*primeira parcela na data de inscrição - segunda parcela até 10/11/2012-
 
Descontos (não acumulativos)   
-  Associados da ABPp-RJ (seção Rio de Janeiro),  ABPp Seção Brasilia,  ABPp-Es (núcleo Espírito Santo) ABPp- RS (Rio Grande do Sul), ABPp-MG (Minas Gerais):   terão 15% de desconto no plano escolhido.
-   2 o 3  cursos: 15% de desconto
  - Consulte-nos sobre descontos especiais para grupos.
 
 
Inscrição
Os interessados em participar deverão solicitar a ficha de inscrição a traves do e-mail:  epsiba@epsiba.com ouespacioepsiba@gmail.com
 
INFORMAÇÕES e RESERVA DE VAGAS
 A traves do email  epsiba@epsiba.com ou espacioepsiba@gmail.com informando:
  1. Nome
  2. Profissão
  3. Cidade de residência
  4. Nome/s  do/s  Curso/s  de seu interesse. 
 
 
Podem consultar mais informações sobre estas e outras propostas em: www.epsiba.com
 
Carhué 436 – Cidade de Buenos Aires - Argentina
Telefax: (005411) 4641 0272
                                                                        epsiba@epsiba.com              
 

quinta-feira, agosto 16, 2012

Transtornos Perceptivos

Para entendermos melhor  e dando seguimento ao tema dificuldades de aprendizagens, abaixo um breve resumo a respeito dos transtornos que podem surgir quando ocorrem problemas nos processos neuropsicológicos, e sugestões de algumas atividades

AGNOSIAS
É a impossibilidade de reconhecer um objeto por meio da percepção. São divididas em visuais, auditivas e táteis.

Agnosias visuaisEsta alteração ocorre em pessoas que mesmo tendo a visão perfeita, não conseguem identificar o que vêem, ou seja, é preciso que toquem no objeto para reconhecê-lo. Este tipo de agnosia afeta habilidades importantes como:
  • Atenção visual - capacidade de fixar a atenção em um estímulo percebido visualmente.
  • Discriminação visual - capacidade em perceber as diferenças entre objetos de formas similares ou letras de grafia semelhante.






  • Diferenciação figura-fundo - capacidade em focar sua atenção apenas no que é relevante.

    Nesta atividade pode-se usar obras como a de Wassily Kandinsky (1911).
     
    QUAIS FIGURAS GEOMÉTRICAS VOCÊ RECONHECE NAS OBRAS ABAIXO?
  • Constância visual - capacidade de perceber as propriedades dos objetos de forma constante.


  • Coordenação visomotora - capacidade de coordenar a visão com movimentos do corpo ou de uma parte do corpo.




Atividade para coordenação viso-motora com recortes:

Apresentar ao aluno as figuras abaixo e solicitar que reproduzam por meio de recorte e colagem. O aluno deverá recortar papéis de várias cores e colá-los em uma folha sulfite de forma que fiquem iguais as figuras apresentadas.



UMA SUGESTÃO PARA TODAS AS FAIXAS ETÁRIAS É O JOGO DOS 7 ERROS, POIS AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO DE TODAS AS HABILIDADES PERCEPTIVAS VISUAIS.

APROVEITE E JOGUE TAMBÉM, EXERCITE SUA MENTE!!!

Agnosias auditivas
É o defeito na capacidade de reconhecer a natureza dos estímulos auditivos sejam eles sons verbais, musicais ou sons que não pertencem a língua. Afetam as seguintes habilidades:
  • Atenção auditiva - capacidade de fixar a atenção em um estímulo percebido auditivamente.

Atividades
 
1-Pedir às crianças que descrevam, repitam ou imitem sons escutados fora da sala de aula:
Sons de sino 
Pessoas caminhando 
Cachorro latindo
Campainha do telefone
 
2- Dar a elas a oportunidade de ter períodos curtos nos quais escutem em silêncio poesia, histórias e canções.
  • Discriminação auditiva - capacidade em diferenciar a similaridade ou diferenças entre os sons que formam a língua oral.

Trabalho com rimas



Dominó com rimas


Trabalho com som inicial ou som semelhante






  • Diferenciação figura-fundo - capacidade em focar sua atenção apenas no que é relevante. Neste caso, estamos falando sobre focar a atenção em somente um som.

Atividades1-Tocar duas músicas diferentes, ao mesmo tempo, e pedir que as identifique.
2- Trabalhar com vários sons misturados (buzina, cachorro latindo, água caindo,etc.).

  • Memória auditiva - capacidade de recordar estímulos auditivos.

Atividades
1-Fazer com que as crianças antecipem os sons ou palavras das histórias, poesias ou canções.
2-Fazer com que as crianças com olhos fechados identifiquem sons.
3- Pedir às crianças que reconheçam sons similares ao início, meio e final das palavras.

Agnosias táteis
É a incapacidade de reconhecer os objetos através do tato, tendo dificuldade em distinguir a temperatura, textura e em reconhecer de objetos em três dimensões.

Atividades
Dominó para percepção visual e tátilAuxilia na discriminação visual e tátil das quantidades.
Sua espessura foi aumentada para que as crianças que possuem preensão prejudicada possam manuseá-lo. A identificação da quantidade, em feltro, permite utilizar a sensibilidade tátilsinestésica. A cor vermelha sobre o marrom permite um bom contraste visual.
Descrição:
Dominó de madeira, medindo 9 cm de comprimento, 4 cm de largura e 0,5 cm de espessura. A identificação da quantidade é feita com feltro vermelho.

Dominó de figuras geométricas
Permite a discriminação visual e tátil das figuras geométricas. O jogo pode ser manuseado sob a carteira ou na posição “em pé”, permitindo movimentos de flexão e extensão de braços. As peças com imãs facilitam a fixação sobre o tabuleiro, principalmente, aos alunos com dificuldade no manuseio.
Descrição:
Este dominó é de madeira e possui as figuras geométricas (círculo, quadrado, triângulo) em relevo, pintadas nas cores azul, vermelho, amarelo e verde. Sob cada peça foi colada um imã. As peças são utilizadas sobre um tabuleiro de latão revestido com papel contact.

Dominó de texturas
Permite o desenvolvimento da discriminação visual de padrões e discriminação tátil, requisitos importantes para alunos que tenham alterações sensoriais e dificuldades para discriminar, perceptualmente, estímulos visuais. Pode ser utilizado para viabilizar a alfabetização, que exige discriminação apurada de símbolos na forma gráfica.
Descrição:
Confeccionado em madeira com aplicação de diferentes tecidos: lã, veludo, malha, brim e seda.

Jogo de adivinhação
Permite trabalhar com percepção tátil sinestésica, discriminação e identificação de formas e texturas. Dentro da caixa coloca-se um material com determinada textura ou forma e a criança deverá reconhecê-lo e procurar o correspondente fora da caixa.
Descrição:
Recurso composto por uma caixa de madeira, com uma abertura na lateral, em forma de círculo, onde é fixado um pé de meia de jogador de futebol. No fundo da caixa é colada uma tira de câmara de
ar de bicicleta, que serve como antiderrapante e que ajuda a fixar a caixa sobre a mesa.

Dominó de percepção manual

Fonte:http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/rec_adaptados.pdf
Livro:Dificuldades de aprendizagem,detecção e estratégias de ajuda.
Autoras:Ana Maria Salgado (Psicóloga)
Nora Espinosa Terán (Psicóloga)

sexta-feira, agosto 10, 2012

Mary & Max - Asperger`s Syndrome (Síndrome de Asperger) - Legendado

Max escreve uma carta a Mary depois de anos sem mandar notícias devido ao seu problema de saúde, que logo saberia que é Síndrome de Asperger. O personagem faz comentários oportunos sobre suas dificuldades em relação a esse autismo 'leve'.